embalagens biodegradáveis como exemplo de empresas sustentáveis

Empresas sustentáveis: veja exemplos para se inspirar

Sustentabilidade

A preocupação com a preservação tem tornado, cada vez mais, as empresas sustentáveis!

Um rótulo que agora vai além de apenas um protocolo cumprido ou uma estratégia para conquistar o consumidor, as empresas adotam políticas de sustentabilidade porque, de fato, começam a perceber os efeitos que causam no meio ambiente.

De acordo com estudo feito pela CNI e produzido pelo Instituto FSB Pesquisa, no final do ano passado, cerca de 22% das empresas realizam uma gestão e acompanhamento de suas estratégias relacionadas ao meio ambiente.

Esse estudo pode ser conferido em matéria publicada pelo site Terra.

Isso mostra como as empresas têm considerado inserir pautas sustentáveis em suas discussões e direcionamentos empresariais.

Quer saber como funcionam essas empresas sustentáveis e ainda conferir exemplos?

A Pixpel separou uma lista de empresas que trabalham com processos sustentáveis para inspirar você a seguir, também, esse movimento.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é uma empresa sustentável?

Empreendedores fazendo colheita no campo em exemplo do que são empresas sustentáveis

Podemos chamar de empresas sustentáveis aquelas que usam de seus recursos para desempenhar um resultado positivo na sociedade, além de reconhecer seus impactos ambientais e buscar reduzi-los.

Assim, toda empresa que é rotulada como sustentável planeja suas ações para crescer e se desenvolver de maneira responsável, sem agredir em grande escala o meio ambiente.

São algumas das práticas adotadas por empresas sustentáveis:

  • reciclar resíduos de produção;
  • priorizar sempre a economia de energia;
  • engajar colaboradores em práticas sustentáveis;
  • incluir a sustentabilidade como parte da cultura organizacional;
  • entre outras.

Essas são apenas algumas das diversas ações sustentáveis que podem fazer parte dos processos de uma empresa interessada em fazer mais pelo meio ambiente.

A Pixpel, inclusive, é uma dessas empresas que leva a sério a responsabilidade de cuidar do meio ambiente e busca sempre trazer novas práticas sustentáveis para nossos processos.

Quais são as empresas mais sustentáveis do mundo?

O que são empresas sustentáveis

De acordo com o ranking elaborado pela Corporate Knights, a conhecida empresa com foco em clean capitalism, das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, 3 estão no Brasil!

Nosso país foi o único da América Latina a conseguir esse feito, com as conhecidas:

  • Natura;
  • CEMIG;
  • Banco do Brasil.

Essas empresas se mostraram referência em práticas sustentáveis para gerenciamento de energia, emissão de CO2, inovação em questões ambientais e diversos outros critérios.

Ocupando o topo da lista, foram consideradas as empresas mais sustentáveis do mundo:

  • Orsted (Dinamarca) – Energia;
  • Chr. Hansen Holding (Dinamarca) – Alimentos e outros agentes químicos;
  • Neste Oyj (Finlândia) – Refinaria e comercialização de petróleo;
  • Cisco Systems (EUA) – Equipamentos de computação;
  • Autodesk (EUA) – Softwares.

Várias outras multinacionais, também, fazem a sua parte e se destacam quando o assunto são ações sustentáveis e conscientes para cuidar do planeta.

A Nestlé é um desses exemplos.

Com uma política de reaproveitamento de resíduos muito bem consolidada, além de ter como fonte de energia os meios renováveis, a empresa suíça possui diversos selos de responsabilidade ambiental.

A Philips, empresa de tecnologia, também se destaca no tópico das empresas sustentáveis.

Desde 2010, a empresa se preocupa em manter uma atuação que gere menos impacto ambiental.

Isso é refletido nas políticas da empresa que, em 2017, recebeu a nomeação de empresa líder da indústria com a sua ação que promoveu a redução da emissão de gases-estufa.

Agora, que tal falarmos de alguns exemplos de empresas sustentáveis que têm feito a diferença no mundo, mas que são daqui do Brasil?

Leia também: Empresa B: O Que É, Como Funciona E Como Tornar-Se Uma!

Exemplos de empresas sustentáveis no Brasil

Planta crescendo no asfalto fazendo alusão ao cenário de empresas sustentáveis no Brasil

Já falamos anteriormente sobre sustentabilidade nas empresas e como contar com lideranças preocupadas com o cuidado com o meio ambiente é significativo para nós e para as futuras gerações.

Fazendo uso de embalagens sustentáveis, evitando desperdício de água e de energia, além de criar estratégias de sustentabilidade e políticas de reciclagem, essas companhias acabam servindo de inspiração – ainda bem! – para que outros empreendimentos façam o mesmo.

Confira abaixo uma lista das empresas sustentáveis que têm mudado o Brasil:

Klabin

Produtora e exportadora de papéis, a Klabin se tornou referência no Brasil no seu segmento, além da sua atuação em apoio às causas sustentáveis e que ajudam na preservação do meio ambiente.

O foco da Klabin é a preservação ambiental.

Com um padrão de desenvolvimento de produtos de base sustentável, a Klabin captura das florestas mais gás carbônico da atmosfera do que a emissão dele.

Isso rendeu um número importante: em 2021, o saldo positivo equivalente foi de 4,9 milhões.

Banco do Brasil

No ranking divulgado pela Corporate Knights, o Banco do Brasil ficou na colocação prata, entre os 5% de empresas mais bem avaliadas no quesito sustentabilidade.

O Banco do Brasil é, nada mais nada menos, do que a instituição bancária pioneira no abastecimento por meio da energia solar.

Em uma cidade no interior de Minas Gerais, foi desenvolvida uma usina solar que abastece 100 das agências do estado, o que gerou uma economia de R$ 80 milhões em 12 anos!

Além do uso de energias renováveis e do impacto financeiro positivo para a instituição, essa prática sustentável vai render uma redução em mil toneladas/ano na produção de dióxido de carbono.

Natura

Talvez o principal case de sucesso na pauta de sustentabilidade, a Natura é uma fabricante de cosméticos brasileira que já destaca sua proposta sustentável no branding e nos produtos comercializados.

O principal diferencial da empresa é a sua forma de trabalho em parceria com comunidades locais, de onde ela extrai a matéria prima e outros recursos para produzir cosméticos 100% brasileiros.

As práticas sustentáveis da Natura vão de valorizar o desenvolvimento consciente da Floresta Amazônica, por meio do manejo responsável, a ter itens em seu catálogo que são até 90% feitos com componentes renováveis.

Engie Brasil

Ocupando a 23° posição no ranking das empresas mais sustentáveis do mundo, a Engie Brasil, geradora de energia, é referência mundial em serviços de baixo carbono.

A empresa é dona de 6% da capacidade energética do país, e o outro dado é ainda mais impressionante: é 97% da capacidade instalada da empresa advinda de, apenas, fontes renováveis.

A Engie sempre divulga suas políticas voltadas para reduzir impactos ambientais, além de apoiar causas, movimentos e inovações nesse setor.

Renner

Famosa rede de departamentos, a Renner também é uma das empresas que se destacam no cenário das empresas sustentáveis no país.

A começar da instalação de cisternas: a gestão no consumo de água é reduzida em 55%, em mais de 100 das 528 lojas da marca.

A empresa também tem uma linha de peças produzidas a partir de sobras de outros tecidos, que entrega lindos modelos e ainda reduz o consumo de água no processo de produção; cerca de 44%.

Pantys

Um dos maiores nomes no mercado de calcinhas absorventes e outros itens para pessoas que menstruam, a Pantys traz conforto e saúde para milhares de pessoas no país – e ainda ajuda a cuidar do meio ambiente.

Em 2020, a marca criou a primeira etiqueta de carbono neutro na moda brasileira, compensando 100% das emissões de carbono em todo o processo de produção das calcinhas menstruais.

Além disso, a marca apoia as usinas eólicas no nordeste do país, além de contar com políticas de reciclagem e reaproveitamento de papel em São Paulo.

Campo Largo

A marca de sucos e outras bebidas naturais Campo Largo também se destaca sendo uma das principais empresas sustentáveis do país.

A empresa é parceira do movimento Eu Reciclo, que atesta a compensação ambiental das embalagens que a marca comercializa, gerando menos impacto para o meio ambiente e incentivando processos de reciclagem.

Além disso, a Campo Largo ainda faz doação de resíduos eletrônicos para a Associação de Deficientes Físicos de Campo Largo, para que eles possam ser reaproveitados ou descartados de forma responsável.

Também gerindo de maneira consciente os resíduos industriais e reaproveitando frutas e vegetais, a marca é uma empresa muito engajada nos tópicos de responsabilidade ambiental.

Suzano

Com direito a destaque na ONU, a Suzano, empresa de papel e celulose, investe grandes esforços no programa de reflorestamento da empresa que é referência mundial.

Focado em 3 biomas brasileiros, o projeto da empresa já rendeu o plantio de 10,7 milhões de árvores.

Além disso, a empresa divulga suas ações com o objetivo de substituir plásticos e derivados de petróleo, e ainda vai além de apenas questões sustentáveis: a empresa planeja tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas suas áreas de influência.

O Boticário

Com uma série de práticas voltadas para a sustentabilidade, o grupo Boticário também é uma empresa preocupada com a redução do impacto ambiental em seus processos de produção e comercialização.

Com mais de 4 mil pontos de coleta em todo o Brasil, a empresa incentiva seus consumidores a trocar suas embalagens plásticas por descontos, e o grupo recicla esses itens – já são cerca de 2 toneladas de plástico reciclado.

A empresa ainda fundou o Grupo GB, que destina esforços e recursos para a preservação da natureza, com atuação em reservas florestais e proteção da vida marinha.

Pixpel

Embalagens, talheres e copos sustentáveis da Pixpel como exemplo de empresa sustentável

Carregando a sustentabilidade em seus valores, princípios e atuação no mercado, a Pixpel é uma empresa que se dedica a ajudar outras empresas a tomar atitudes mais sustentáveis no dia a dia.

Como? Por meio da produção de utensílios e embalagens de papel e madeira!

Ajudando diversos clientes a reduzir o uso de embalagens plásticas e até a substituir copos descartáveis pelos de papel, a Pixpel trabalha de forma a tornar mais acessíveis práticas empresariais que reduzem o impacto ambiental e fazem do mundo um lugar melhor.

Foi por meio dessa consciência ambiental que a empresa recebeu seu selo ESG, atestando sua responsabilidade nos indicadores ambiental, social e de governança.

A sustentabilidade é o papel da Pixpel, que incentiva cada vez mais negócios a pensarem de forma ecológica e reduzir o consumo e descarte de plástico no planeta.

Confira aqui na Pixpel: copos de papel brancos ou personalizados, potes de papel, copos e potes kraft, talheres biodegradáveis (garfos de madeira, facas, colheres etc.), canudos de papel e muito mais!

Clique aqui e confira as opções de embalagens sustentáveis da Pixpel que vão tornar sua empresa mais sustentável!

Conclusão

Estamos mais cercados de empresas sustentáveis em nosso dia a dia do que imaginamos!

Essa conscientização deve funcionar como um efeito de incentivo: com mais empresas atuando de forma sustentável e repensando seu impacto no meio ambiente, é possível garantir um futuro mais limpo para as próximas gerações.

Se você tem uma empresa, comece de uma maneira simples, mas de grande relevância sustentável: troque seus copos descartáveis pelos copos de papel da Pixpel!

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!

Para mais dicas de sustentabilidade, acesse o blog da Pixpel.

Leia também: Greenwashing: O Que É? Exemplos E Como Evitar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *