Como fazer um evento sustentável? Veja dicas práticas

Evento sustentável: guia completo para montar um evento consciente e inesquecível!

Sustentabilidade

A discussão sobre sustentabilidade avança para as mais diversas áreas: e o assunto de hoje é falar sobre evento sustentável, um recorte importante sobre o tema que já tem bons exemplos!

Falando sobre os eventos de uma maneira geral, esse tipo de acontecimento gera uma série de prejuízos e impactos para o meio ambiente, principalmente por conta do alto fluxo de pessoas e de produtos.

Contudo, isso pode ser reduzido com o devido planejamento; é possível modelar os eventos para atender aos princípios da gestão sustentável.

Um evento sustentável é um marco para as pessoas e gera discussões interessantes sobre o cuidado com o meio ambiente. 

Além disso, cria benefícios para a marca que organiza, pois melhora a sua reputação.

Pensando em realizar um evento sustentável para, além de promover a sua marca, levantar a bandeira da sustentabilidade? Pixpel ajuda você nessa!

Preparamos aqui um guia completo sobre o tema, com tudo o que você precisa saber para organizar o seu evento de forma que ele seja um sucesso, e com menos danos ao meio ambiente.

Aprenda mais sobre essa questão com os tópicos a seguir. Boa leitura!

Quer conhecer mais sobre sustentabilidade nas empresas e exemplos dessas práticas no mundo corporativo? Confira nosso artigo sobre o assunto.

Primeiramente, saiba o que é um evento sustentável

Trata-se de um evento que se compromete com a preservação do meio ambiente e com a redução do impacto negativo ao planeta. 

Ou seja, segue políticas e regras para gerenciar melhor seus resíduos, recursos e produtos utilizados.

Ademais, visa conscientizar os colaboradores, os participantes e todos os envolvidos para seguir as boas práticas.

No Brasil, temos até uma norma para ajudar a entender os critérios de um evento sustentável: a ISO 20121 — ela estabelece os pilares e os padrões importantes para avançar nesse tema.

Essa pauta é fundamental porque os eventos são grandes causadores de problemas ao ecossistema. 

O consumo de água, a coleta de lixo de forma errada, a emissão de gases poluentes, o uso de produtos descartáveis, o transporte até o local com veículos que poluem, etc.

Nesse sentido, atacar esses problemas seria muito efetivo para preservar o meio e alcançar a sustentabilidade.

Os três olhares do evento sustentável

Evento sustentável: guia completo para montar um evento consciente e inesquecível

Os pilares de um evento sustentável são: economia, meio ambiente e social.

O foco econômico visa desenvolver os agentes locais, bem como criar uma rede de colaboração com empresas e organizações envolvidas com a sustentabilidade. Assim, os esforços ajudam a movimentar a economia também, ao gerar emprego e renda.

O foco no ambiente busca engajar as pessoas para as práticas que favorecem o cuidado com o planeta, como coletas de lixo para reciclagem, redução no uso de descartáveis, etc.

O foco social visa gerenciar as pessoas para alcançar as metas e tornar realidade as práticas definidas no planejamento.

Ou seja, para alcançar os objetivos de um evento sustentável, olhe por esses três fatores: o aspecto econômico, fornecendo a base para renda e emprego; o social, para contratação e o treinamento das pessoas; e o ambiental, para organizar as ações de diminuição de impacto.

E.S.G em eventos: entenda a importância

Não tem como falarmos sobre o conceito de evento sustentável sem destacarmos o impacto da sigla ESG, que vem do inglês environmental, social and governance, e que traduzimos aqui como meio ambiente, social e governança.

No mundo corporativo, esses são os pilares que medem de que forma as ações sustentáveis podem, além de beneficiar o meio ambiente, trazer uma série de lucros para as empresas também.

Atualmente, o ESG é uma forte tendência quando o assunto são eventos do mundo business, conectando ainda mais as marcas a um público-alvo que se preocupa com os impactos do seu consumo, e passam a escolher empresas que estejam alinhadas a esses valores.

Como fazer um evento sustentável? Veja dicas práticas

Apesar de seguir uma logística parecida com a de organizar um evento padrão, um evento sustentável tem suas particularidades, que são as características fundamentais para que o evento em si siga esse conceito de forma assertiva.

Logo, a compra de materiais, a escolha dos fornecedores, o descarte do lixo e até a comunicação com o público convidado vai ser diferente de um evento corporativo normal.

Aqui nesta seção, vamos entender como desenvolver um evento que atenda a critérios de sustentabilidade; acompanhe abaixo a nossa lista de dicas essenciais e práticas:

Defina os objetivos sustentáveis

Evento sustentável: guia completo

Como acontece com os demais eventos corporativos, é necessário estabelecer objetivos que nortearão a realização do mesmo — mas, no caso dos eventos sustentáveis, as diretrizes devem ter como foco práticas eco-friendly.

O que a sua empresa planeja entregar ao público dentro da pauta da sustentabilidade? Quais números deseja alcançar e de que forma o evento vai trazer retornos não só financeiros, mas também para a comunidade e para o nicho de mercado em que atua?

Esses e outros questionamentos devem fazer parte da fase inicial da organização do seu evento, e vai ser a base para que ele seja um sucesso!

Escolha a decoração sustentável do evento

A decoração pode aplicar os princípios de cuidado com o meio ambiente para evitar o uso de recursos poluentes e descartáveis. 

O uso de flores para decorar os espaços, por exemplo, é uma boa ideia.

Opte por fornecedores locais e movimente a economia

Essa sugestão está de acordo com o pilar econômico que já apresentamos. 

A preocupação com o aspecto sustentável envolve a participação de agentes locais e fornecedores próximos que também estão comprometidos com a pauta.

A partir disso, você simplifica a gestão dos recursos necessários para o evento, fortalece a malha econômica da região e garante um alinhamento de todos os parceiros.

Pensar nos profissionais pode trazer impacto social

É fundamental também alinhar todos os membros envolvidos no projeto. 

Treinar e capacitar as pessoas, bem como contratar funcionários já conscientes da necessidade de gestão sustentável são passos essenciais para obter bons resultados. 

Um esforço colaborativo é o suficiente para assegurar o cuidado em todas as frentes. 

Reduza o desperdício

Gerir de forma consciente recursos e resíduos utilizados deve fazer parte do comportamento sustentável assumido pelo seu evento.

Sempre priorize o uso de materiais que sejam reutilizáveis ou recicláveis, e evitem ao máximo produtos descartáveis, principalmente os que são fabricados em plástico tradicional!

Boas opções para oferecer aos seus convidados, em alternativa a materiais que podem prejudicar o meio ambiente, são copos reutilizáveis e talheres de metal.

Você pode fornecer copos de papel no seu evento que sejam personalizados de acordo com o tema ou a sua marca — confira as opções de copos personalizados da Pixpel!

Reciclagem e compostagem

Um dos critérios essenciais para a realização de um evento sustentável que realmente levante essa bandeira é investir em práticas de reciclagem dos materiais descartados ali, durante a realização da iniciativa.

É interessante que a empresa disponibilize estações de reciclagem e compostagem com marcações claras e bem sinalizadas, incentivando os convidados a se atentarem na hora de jogar o lixo fora.

Coleta seletiva de lixo

Aqui, a adoção da coleta seletiva é fundamental! 

Isso significa estabelecer os locais de descarte de cada material, de acordo com sua característica de decomposição. 

Esse fator incentiva a reciclagem e evita que esses produtos sejam destinados a aterros sanitários ou aos mares.

Evento sem plásticos descartáveis

É fundamental frisar o uso de elementos não descartáveis no evento. Nesse sentido, torna-se importante falar da redução no consumo de plásticos que demoram muito tempo para decomposição.

Afinal, esses produtos são logo levados a aterros ou a oceanos, prejudicando o ciclo de vida dos animais e todo o ecossistema.

Por isso, a organizadora deve pensar em alternativas para substituir o copo plástico descartável, como o uso de copos de papel biodegradáveis e outras ideias.

A Pixpel tem diversas opções de produtos biodegradáveis para você! 

Dos copos de papel brancos aos copos de papel personalizados, também contamos com copos de papel kraft, potes de papel personalizados, embalagens para pipoca e um tanto mais de coisas para deixar o seu evento sustentável, lindo, e cheio de branding!

Leia também: Talheres Biodegradáveis: Por Que Vale A Pena Utilizar E Onde Comprar

Campanha de redução dos copos plásticos: fique por dentro do tema

Inclusive, hoje a discussão sobre os plásticos avançou bastante. 

Temos campanhas de redução de copos descartáveis ganhando força em todo o Brasil, em órgãos governamentais, em instituições de ensino e em empresas.

Elas visam conscientizar o uso de alternativas mais saudáveis ao meio ambiente e estimular o combate à dependência de materiais descartáveis na economia.

Afinal, práticas de sustentabilidade em eventos custam caro?

Práticas de sustentabilidade em eventos custam caro?

As práticas de sustentabilidade demandam investimento de esforço e de tempo para planejar corretamente. Contudo, muitos podem se questionar se isso leva a aumento de custos.

A resposta é não. Pois o evento sustentável é justamente focado em reduzir custos e tornar os eventos mais baratos e flexíveis em termos de despesas. 

Com a diminuição no uso de plásticos descartáveis e a redução de desperdícios e de fatores poluentes, é possível gerar maior economia.

Além disso, o evento ganha notoriedade e uma boa reputação, o que convida mais pessoas para comparecer. 

A pixpel oferece opções de copos de papel personalizados que são perfeitos para eventos sustentáveis. Serve bebidas quentes e frias. 

Confira eles!

Exemplos de eventos sustentáveis

Saiba o que é um evento sustentável

Um evento sustentável pode ser da mais variada natureza, com segmentações diversas e para os mais diferentes públicos — e as aplicações desse tipo de evento são mais comuns do que a gente imagina!

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de eventos que nem sabia que eram sustentáveis, e que causam um impacto muito bacana na conversa sobre a sustentabilidade em grandes ações.

Trouxemos aqui para você explorar alguns exemplos de eventos com ações interessantes. 

São festivais com música, cultura e celebração da sustentabilidade, com direito a outras apresentações artísticas também.

Inspire-se com essas iniciativas!

Leia também: A Diferença Entre Um Canudo Biodegradável E Um Normal [Guia + Dicas]

Rock in Rio

O Rock In Rio há muito tempo se comprometeu em reduzir a emissão de CO2, plantar árvores, instalar painéis solares, diminuir o lixo e o desperdício alimentar, bem como capacitar as pessoas.

Como é um evento enorme no mundo todo, com grande fluxo de pessoas locais e turistas, a gestão sustentável gera uma série de efeitos positivos, como menos poluição e menos lixo. 

Coolritiba

Por sua vez, o Coolritiba foca em reciclagem correta do lixo, utilização de produtos não descartáveis, controle do uso e da distribuição de água, utilização de recursos reciclados para cenografia, etc.

CASACOR

A maior mostra de arquitetura e design das Américas, a CASACOR é um evento sustentável de grande nome no mercado, e desde 2015 trabalha, em suas edições anuais, a redução de resíduos e o reaproveitamento de materiais.

Ainda, como o paisagismo é um dos segmentos que o evento explora, as obras apresentadas costumam ser desenvolvidas levando em consideração a tecnologia e a sustentabilidade aliadas.

O evento também se preocupa com a redução do consumo de água e com práticas de eficiência energética.

Lollapalooza BR

Um dos mais importantes festivais de música do Brasil, o Lollapalooza já coleciona edições seguidas em que é um evento categorizado como carbono zero, investindo na substituição do CO2 pelo óleo combustível.

Essa pauta é defendida pela organização do festival em paralelo às outras práticas apresentadas durante o evento: uma das mais famosas é o Rock & Recycle, que estimula o público a trocar sacos de lixo por brindes.

É a prova de que a diversão e a sustentabilidade podem caminhar juntas e trazer benefícios para todos!

O que é a ISO 20121? Entenda a sua importância

Dentro da conversa sobre a sustentabilidade em eventos, para que essas práticas aconteçam seguindo critérios que realmente sejam funcionais, existe uma norma técnica responsável pela implementação dessas ações: essa é a ISO 20121.

Esse conjunto de normas determina quais são as principais diretrizes a serem seguidas pelos organizadores na hora de planejar e realizar esses eventos, bem como os impactos positivos e negativos das ações que serão implementadas.

Com a ISO 20121, fica muito mais fácil identificar o que deve ser ajustado, hábitos que devem ser evitados, e estratégias mais eficientes para que o evento seja um sucesso, e sem impactar de forma prejudicial o nosso meio ambiente!

Vamos juntos nessa causa? Conheça a Pixpel!

Conclusão

Um evento sustentável é uma estratégia muito importante para reduzir o prejuízo que as ações humanas causam no meio ambiente. 

É um esforço integrado para preservar o planeta, com uma remodelagem das ações para alcançar os objetivos de sustentabilidade.

Como vimos, os pilares são: o econômico, o social e o ambiental. Um dos pontos mais relevantes é o controle no uso de plásticos descartáveis, que são muito nocivos ao nosso mundo e ao ecossistema.

Pixpel acredita que a realização de um evento sustentável traz benefícios imensuráveis para o meio ambiente e ainda ajuda no marketing da empresa de forma muito mais consciente.

Queremos ajudar o seu evento a ser um sucesso! Confira aqui nossas opções de embalagens sustentáveis, feitas de material biodegradável, e que podem ser personalizadas com a cara da sua empresa!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que possam se interessar!
Confira mais dicas e artigos como esse aqui no blog completo da Pixpel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *