Materiais recicláveis empilhados para reciclagem no Brasil

Reciclagem no Brasil: conheça os materiais mais reciclados

Sustentabilidade

A reciclagem é um assunto que está sempre em pauta nas mais diversas áreas de discussão, com o foco em promover mais sustentabilidade nas atitudes sociais e práticas que minimizem impactos no meio ambiente.

Apesar da crescente preocupação com o tema, e maiores esforços das políticas públicas, o Brasil ainda tem muito o que melhorar: de acordo com matéria da Agência Brasil, o índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%.

Sabemos que o caminho para alcançar o nível ideal de preservação ambiental ainda é longo – mas é importante destacar o que tem sido feito como incentivo para que mais atitudes sejam tomadas.

Por isso, a equipe Pixpel preparou um conteúdo especial sobre reciclagem no Brasil, para você ficar por dentro de tudo o que tem acontecido nessa área aqui em nosso país.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é reciclagem?

A reciclagem é o processo que transforma qualquer resíduo sólido, que não seria reaproveitado, em matéria-prima para algum produto, ou até mesmo em outros produtos em si.

Ou seja, por meio do processo de reciclagem, é possível garantir que se converta o desperdício de materiais ou produtos que ainda têm potencial de utilização.

Para que a reciclagem aconteça e entregue matéria-prima e produtos que realmente possuem alguma utilidade, ela deve passar por um conjunto de técnicas que realizam esse processo de maneira eficaz.

Quais são as exceções? Exemplos de itens que não são recicláveis

Apesar de a tecnologia avançar muito para melhorar ainda mais os processos de reciclagem, nem todos os produtos descartados podem ser reciclados.

Confira abaixo uma lista com alguns exemplos:

  • lâmpadas;
  • cerâmicas;
  • esponja de aço;
  • espelhos e cristais;
  • plásticos termofixos;
  • embalagens do tipo celofane;
  • papel carbono e de fotografia;
  • papel higiênico e guardanapos utilizados;
  • frascos de medicamentos e de produtos químicos;
  • embalagens de produtos químicos como agrotóxicos e tintas.

História da reciclagem no Brasil

Sobre a origem da reciclagem em nosso país, há registros de que desde a época da Segunda Guerra Mundial nós já dávamos nossos primeiros passos nos processos de reaproveitamento de materiais.

Durante esse período de conflito, o Brasil investiu em campanhas para incentivar a população a doar para o exército materiais que podiam, de alguma forma, ser aproveitados, como panelas, alumínio, jornais e vários outros artigos.

Com a crescente na produção de lixo nas últimas décadas, o Brasil se viu na responsabilidade de continuar investindo em práticas que conscientizam os brasileiros sobre a importância da reciclagem – mas os números ainda estão longe do ideal.

Como está a reciclagem no Brasil hoje?

Sacos de lixo e cestos com resíduos recicláveis separados, como: garrafas e potes de vidro, tampinhas de alumínio, lacres de plástico, etc. Ilustrando a reciclagem no Brasil

Atualmente, o panorama da reciclagem no Brasil ainda é de que muito se precisa fazer para que tenhamos mais avanços, com resultados que vão além do mero significativo.

De acordo com o Cempre, o Brasil está entre os maiores recicladores de papel do mundo, com 5,1 milhões de toneladas do material voltando para o processo produtivo.

Entretanto, o Poder 360 destaca a carência de políticas públicas para o incentivo à população, uma vez que apenas 41,1% da população brasileira têm acesso à coleta seletiva. 

Inclusive, desde a criação da lei dos resíduos em 2010, os avanços nessa área foram poucos, com muitos lixões ainda em atividade no país, o que impacta não só o meio ambiente, mas as condições de vida das pessoas que trabalham nesses espaços.

Comparativo: reciclagem no Brasil e no mundo

Falando de uma perspectiva não muito positiva, o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo, sendo um dos que menos reciclam, de acordo com matéria da EcoDebate.

Entretanto, o Brasil lidera o ranking de países que mais reciclam latinhas de alumínio, com 87,2% do material totalmente reaproveitado, como destaca esse artigo do Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da PUC do Rio.

Ranking do Brasil na reciclagem

Comparando com o restante do mundo, o Brasil fica na lanterna do ranking de países que mais reciclam.

Países como Alemanha, Inglaterra e Coréia do Sul lideram a lista, com políticas sociais realmente efetivas voltadas para a reciclagem e a sustentabilidade.

Isso nos mostra o quanto nosso país ainda precisa avançar quando o assunto são medidas na redução do desperdício, bem como os seus impactos ao meio ambiente.

O que o Brasil recicla? Lista dos materiais mais reciclados no país

Falar sobre a reciclagem nos faz ter uma curiosidade completamente aceitável: o que o país mais recicla atualmente?

Confira a lista que preparamos com os materiais mais reciclados aqui:

  1. latas de alumínio, com 98,7% de reaproveitamento;
  2. papel, com 66,9% de índice de reciclagem;
  3. latas de aço, sendo 47,1% de reaproveitamento do material;
  4. embalagens longa vida, como as de leite, com 35,9%;
  5. vidro, com 25,8% de reaproveitamento;
  6. plástico, que são 23,1% de reaproveitamento do material.

Todos os dados desse ranking são do Compromisso Empresarial de Reciclar, o Cempre.

O que dificulta a reciclagem no país? E o que fazer para melhorar?

O principal item que impede o aumento da reciclagem no Brasil é a falta de políticas públicas na área.

O país tem mão de obra e muita gente interessada, inclusive realizando uma série de trabalhos sem fins lucrativos e sem apoio governamental, mostrando que, com o incentivo correto, os resultados seriam ainda melhores.

Por isso, medidas de conscientização da população por meio de campanhas, além de maiores investimentos para levar a coleta seletiva para mais cidades e comunidades seriam importantes meios de colocar o Brasil no ranking de países que mais reciclam no mundo e mudar o futuro da reciclagem em nosso país.

Por que reciclar? A importância da reciclagem no Brasil

Uma pessoa abrindo um saco para outra jogar resíduos recicláveis dentro, como embalagens amassadas. Simbolizando a importância da reciclagem no Brasil

Investir em programas de reciclagem não traz benefícios somente para a preservação do meio ambiente.

Considerando a alta produção de lixo no país, o compromisso com a reciclagem seria de grande retorno financeiro para o Brasil, com geração de empregos, capacitação de pessoas dedicadas à produção de produtos com materiais recicláveis, e muito mais.

Quer mais dicas sobre reciclagem e sustentabilidade? O blog da Pixpel é especialista no assunto! Clique aqui para conferir.

Conclusão

Agora você já sabe como funciona a reciclagem no Brasil, bem como os desafios de investimentos na área.

É essencial a conscientização da população para o descarte correto de resíduos e a educação, dentro de casa e nas escolas, destacando a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!

Compartilhe com seus amigos e pessoas que possam se interessar, e não deixe de acompanhar a Pixpel nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *