Pessoa segurando, com as duas mãos abertas, porção de terra com muda de planta crescendo, simbolizando ética ambiental nas empresas

Ética ambiental: exemplos, conceito, objetivos e o papel da empresa

Sustentabilidade

A Pixpel assume uma postura de sustentabilidade corporativa não só em nossos processos e na venda de embalagens ecológicas: a gente traz pautas importantes nesse segmento, e hoje é dia de falar da ética ambiental!

Uma corrente ideológica que tem como foco o próprio meio ambiente, esse conceito tem ganhado mais espaço no meio corporativo, com as empresas dando a devida importância para discussões e ideias que tornam sua gestão otimizada para reduzir danos à natureza.

A ética ambiental não se dá apenas por meio de boas práticas: é a implementação de uma cultura voltada para a sustentabilidade em todos os âmbitos, e que não fica só na teoria.

Se você está começando agora a ler e aprender sobre ética ambiental, veio ao lugar certo!

Preparamos um conteúdo completo com as principais informações sobre esse tema: conceitos, objetivos, exemplos e, principalmente, o papel da empresa nessa corrente.

Pronto para aprender tudo sobre ética ambiental? Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é ética ambiental? (Exemplos, características e princípios básicos)

Quando falamos de ética com aplicação no meio ambiente, estamos nos referindo aos métodos que nos ajudam a compreender a relação do homem com o Planeta e de que forma podemos melhorar a conservação da natureza.

Como acontece com a maioria das correntes ideológicas, elas seguem princípios básicos: e também vamos explicar quais os princípios básicos da ética ambiental.

Esse conceito se baseia no princípio subjacente de que a natureza tem valor intrínseco, ou seja: são fins em si e para ela própria, sem a necessidade de satisfazer objetivos humanos.

Em suma, a natureza não está aqui para se moldar às demandas humanas, e não deve ser explorada como tal.

Qual o objetivo da ética ambiental?

Uma série de finalidades marca a importância dessa corrente ideológica.

A ética ambiental tem como foco promover uma relação cuidadosa e próxima do ser humano com o meio ambiente.

Além disso, ela é responsável por elevar a consciência humana no que diz respeito às construções e dependências que temos dos recursos naturais, bem como dos animais e plantas.

É trazer uma visão completa da preservação de ecossistemas, não só porque podemos passar por uma escassez de recursos, mas porque esse é nosso dever para com a natureza.

Qual a importância do conceito da ética ambiental no trabalho?

Justamente pelos elevados índices de uso de recursos naturais em seus processos, as empresas ganham um destaque especial quando o assunto é ética ambiental, principalmente no que concerne à responsabilidade adquirida no meio corporativo.

Empresários devem sempre se lembrar de que a reputação de uma empresa é solidificada com base em uma atuação sustentável em seus diversos aspectos, principalmente com um público consumidor extremamente exigente, que é o que temos hoje.

Logo, adotar essas práticas, e reconhecer a importância da ética ambiental, além de seu peso ecológico, impacta diretamente no desenvolvimento dos negócios da empresa, independentemente do seu segmento de atuação.

Leia também: Empresa B: O Que É, Como Funciona E Como Tornar-Se Uma!

Conheça um pouco mais sobre a ética ambiental na história

Uma floresta, simbolizando a História da ética ambiental

Foto: Unsplash

Apesar de estar ganhando maior visibilidade atualmente, a ética ambiental é um tema bem antigo: datado da época da Grécia Antiga!

Quer saber como grandes filósofos, em períodos antes da era comum, já falavam sobre esse assunto? Confira acompanhando a leitura.

Ética ambiental em Platão (Filosofia)

É difícil associar ética ambiental a ramos do pensamento como a Filosofia – mas a verdade é que esse tema é considerado uma corrente filosófica, dentro da área de estudo da Filosofia Ambiental.

Platão, em uma linha filosófica que defendia que o homem deveria cometer ações que culminam no interesse comum e que buscam o equilíbrio da sociedade, destaca que somos parte de um todo, onde se insere, também, o meio ambiente.

Logo, percebemos um quê de responsabilidade ambiental nesse raciocínio, que defende que todas as atitudes do homem devem ser pensadas, e tomadas, considerando o todo, incluindo a natureza.

A preocupação com o meio ambiente no século XX e os agentes modificadores da sociedade

Desde meados do século XX que o homem na sociedade começa a dar os primeiros passos no desenvolvimento de práticas que consideram o respeito ao meio ambiente.

Rachel Carson volta nossos olhos para o início do movimento ambientalista em sua obra Silent Spring, no ano de 1962.

Peter Singer, Arne Naess e Richard Sylvan também são outros importantes precursores que, nos anos 70, começam a destacar a importância da ética ambiental em palestras, cursos e divulgação de estudos e artigos.

Porém, é com o advento da Ciência e da Tecnologia que começamos a enxergar, de forma prática, a importância de atitudes de preservação, sendo essas áreas agentes fundamentais de modificação da ação humana.

Protocolo de Kyoto

Temos certeza de que esse nome é familiar para você, e que já marcou presença em noticiários e matérias na internet; mas você sabe do que se trata o Protocolo de Kyoto?

Esse é um tratado internacional, que teve início em 1997, e que destacam rígidos compromissos dos países que assinaram para a redução da emissão de gases que potencializam o efeito estufa.

Ele recebe esse nome por ter sido assinado na cidade de Kyoto, no Japão, contando com a responsabilidade de mais de 175 países.

Ética empresarial e sustentabilidade: como empresas brasileiras podem contribuir com a preservação do meio ambiente?

Simbolizando ética ambiental: Pilhas de moedas gradualmente crescendo e sobre cada pilha há uma mudinha de planta também crescendo. Ao lado, três pequenos cubos de madeira, um no topo escrito "Ambiental" com o símbolo de uma mão aberta segurando uma planta, e na base os cubos: Social, símbolo conectando pessoas. E governo, com o símbolo de pilares numa obra arquitetônica.

Foto: Unsplash

Se engana quem pensa que a ética ambiental é responsabilidade apenas de governantes e grandes empresas multinacionais: o conceito de ética ambiental empresarial pode (e deve!) ser adotado por todas as empresas.

É por meio de uma definição de missão, visão e valores empresariais que também consideram as necessidades ambientais que a empresa dá os primeiros passos na adoção dessa importante corrente filosófica.

Além disso, a empresa deve ser um reflexo de ética e sustentabilidade para a sua comunidade, refletindo a cultura corporativa voltada para práticas ecológicas para, também, o público.

O papel da sua empresa é fundamental para essa transformação! Adote hoje mesmo embalagens sustentáveis na sua empresa, adquirindo produtos Pixpel: confira!

Conclusão

Temos certeza de que fizemos você refletir sobre a importância da ética ambiental nas suas práticas corporativas!

Esse é um papel de todos nós, e atitudes como essas devem ser tomadas quanto antes, e com grande responsabilidade por todos.

Quer mais dicas sustentáveis para o seu negócio? Acesse o blog da Pixpel e fique sempre atualizado com nossas publicações!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *