Como tornar-se uma empresa B certificada?

Empresa B: o que é, como funciona e como tornar-se uma!

Fique Sabendo

Dentro da pauta de sustentabilidade empresarial, um conceito que tem ganhado muita atenção é sobre a empresa B: mas o que exatamente é isso?

Empresas categorizadas dessa forma são as que possuem um plano de desenvolvimento de negócios que visa não somente seus lucros, mas também leva em consideração a consciência socioambiental.

Isso quer dizer que são empreendimentos, de ramos variados, que incorporam em seus processos metodologias de crescimento sustentável e equitativo, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a melhora da comunidade da sua região.

Muitas empresas têm demonstrado interesse em se tornarem uma empresa B certificada, principalmente devido à valorização que esse título tem recebido.

Mas como fazer para receber essa certificação? Como funciona o processo?

Pixpel, empresa parceira da sua, preparou mais um conteúdo de caráter sustentável, e explica tudo sobre as empresas B aqui nesse artigo para você!

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é ser uma empresa B?

Ser uma empresa B é receber o selo que atesta que o seu empreendimento é parte do Movimento B.

Iniciativa do Sistema B Brasil, o Movimento B é uma comunidade, de nível global, que tem como objetivo promover um desenvolvimento corporativo muito mais inclusivo, regenerativo e igual, tanto para a sociedade quanto para o planeta.

Aqui no Brasil, já são, em média, 300 empresas B e, em toda a América Latina, são mais de 1.060 empresas no Movimento B.

Missão social ou ambiental

Quando se é uma empresa categorizada como B, a missão como pilar da empresa deve sempre estar dentro das perspectivas sociais e ambientais, de forma equilibrada e proporcional.

Aqui, o lucro vai além do financeiro!

O objetivo é contribuir para a comunidade local e com a sustentabilidade da região, buscando resolver problemas sociais e ambientais que surgirem.

Governança responsável

Ainda, as empresas B devem adotar práticas que seguem o mesmo protocolo de governança corporativa já conhecido no ramo, mas adaptadas para um desenvolvimento mais sustentável.

As empresas envolvidas devem se certificar de direcionar tomadas de decisões que sejam éticas e responsáveis, em todos os níveis de relacionamento empresarial: clientes, fornecedores, funcionários e comunidade.

Impacto positivo nos produtos/serviços

Seja no comércio ou na prestação de serviços, uma empresa B deve estar atenta ao impacto social e ambiental da sua atuação.

Aqui, algumas sugestões oferecidas no processo de certificação envolvem priorizar a compra de matérias-primas que sejam consideradas sustentáveis e adotar uma produção responsável do ponto de vista ecológico.

Além disso, é importante que as empresas B estejam sempre estimulando soluções inovadoras para a área da sustentabilidade e dos desafios sociais.

Transparência e prestação de contas

Outro pilar importante acerca das empresas B é que é imprescindível manter transparência e ética em suas práticas e desempenho.

Enquanto atuantes no cenário socioambiental, a empresa B deve sempre divulgar informações verídicas, e de fácil consulta, sobre seus impactos, de forma clara e mensurável.

Engajamento dos funcionários

Outra característica importante sobre as empresas B é que elas sempre valorizam seus colaboradores, seja no desenvolvimento profissional ou no seu envolvimento ativo em ações socioambientais promovidas pela empresa para a comunidade.

Por isso, é fundamental que empresas certificadas promovam um ambiente de trabalho com uma saudável cultura organizacional, com benefícios e reais possibilidades de crescimento.

Como tornar-se uma empresa B certificada?

O que é ser uma empresa B?

O Sistema B Brasil apresenta uma lista de requisitos para que uma empresa possa ser certificada como B; são eles:

  • ter fins lucrativos;
  • ser completa e distinta;
  • operar no mercado há mais de 12 meses;
  • atuar em um segmento de mercado competitivo;
  • preencher corretamente a Avaliação de Impacto (BIA);
  • não pertencer a uma indústria considerada controversa;
  • estar de acordo com todas as conformidades legais determinadas;
  • manter seu certificado vigente por meio do pagamento da Anuidade da Certificação e Recertificação após 3 anos

Quais são as empresas B no Brasil?

Como citamos, o Brasil conta com centenas de empresas B — e muitas delas são bem conhecidas por você, fazendo até parte do seu cotidiano, como:

  • Liv Up;
  • Natura;
  • Pantys;
  • Danone;
  • Eureciclo;
  • Tia Sônia;
  • Arezzo&Co;
  • Cia. Hering;
  • Insecta Shoes;
  • Gerdau Summit;
  • entre diversas outras.

Vantagens de ser uma empresa parte do sistema B

Empresa B: o que é, como funciona e como tornar-se uma!

Ser uma empresa B apresenta uma série de benefícios para quem adquire a certificação:

Diferenciação no mercado

Ser certificada como uma das empresas B presentes no país traz um grande diferencial no mercado, frente a outras empresas.

Isso acontece, principalmente, porque os consumidores estão cada vez mais engajados e exigentes acerca da valorização de empresas que se preocupam com a sustentabilidade.

Atração e retenção de talentos

Ainda, é cada vez mais comum que profissionais optem por trabalhar em locais que estejam alinhados com seus valores pessoais, trazendo impacto positivo para a carreira devido à identificação com os propósitos empresariais.

Medição e melhoria contínua do impacto

Receber uma certificação de empresa do Movimento B significa passar por aprimoramento contínuo de seus impactos sociais e ambientais.

Esse processo é fundamental para manter a empresa sempre alinhada com práticas inovadoras e sustentáveis, garantindo processos mais eficientes e responsáveis.

Acesso a recursos e suporte

Fazer parte do Movimento B também traz suporte empresarial para as organizações envolvidas, bem como acesso a alguns recursos exclusivos.

A empresa passa a fazer parte da comunidade B Corp e da B Lab, e recebe convites para treinamentos, eventos, benchmarking, orientação especializada, e mais uma série de caminhos para ajudar em um desenvolvimento empresarial mais sustentável.

Propósito e valores claros

Mais do que apenas ter um certificado, uma empresa do sistema B também carrega um compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade social.

Logo, seus propósitos devem refletir esse acordo, bem como estarem alinhados aos valores passados para clientes e funcionários.

Para adotar hábitos mais sustentáveis na sua empresa, comece trocando o plástico pelo papel: use as embalagens de papel da Pixpel!

Conclusão

No artigo de hoje, você pode conferir o que é uma empresa B e de que forma adotar essa certificação pode trazer uma série de benefícios para as organizações envolvidas.

Mais do que uma forma de se destacar no mercado, é uma maneira de fazer mais pela comunidade e pelo meio ambiente.
Quer mais conteúdos como esse? Acesse aqui o blog completo da Pixpel!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *