vantagens da embalagem de papel

Conheça as 7 principais vantagens da embalagem de papel

Aplicações

À medida que a consciência ambiental cresce em todas as esferas da sociedade, alguns segmentos empresariais – principalmente o alimentício – começam a avaliar as vantagens da embalagem de papel

No mercado de hoje, a sustentabilidade já não é apenas uma opção, mas uma necessidade cada vez mais urgente, e que desafia negócios a repensarem seus modos de produção e distribuição. 

Contudo, muitos ainda se perguntam: a embalagem de papel é boa? Vale a pena substituir o plástico? 

Para te ajudar a chegar a uma conclusão, listamos as principais vantagens da embalagem de papel. Boa leitura!


Quais as vantagens da embalagem de papel?

Escolher a embalagem ideal para cada negócio é uma etapa importante, pois esses itens precisam cumprir uma série de requisitos relacionados a quesitos como:

  • Tamanho;
  • Resistência;
  • Custo;
  • Peso;
  • Beleza;
  • Personalização.

Além disso, para os negócios do futuro, a sustentabilidade é outro fator que adiciona dimensões como biodegradabilidade, possibilidade de reciclagem e descarte consciente. 

Nesse sentido, vamos conferir as vantagens das embalagens de papel e entender porque elas não ficam atrás de nenhum outro tipo de material. 

1. Biodegradável 

Em primeiro lugar, a biodegradabilidade é uma das características mais relevantes das embalagens de papel. 

Ao contrário das opções plásticas, com seus incontáveis prejuízos para o solo, mares, água e vida humana, as opções em papel retornam ao meio ambiente de forma responsável, se decompondo naturalmente, sem grandes impactos. 

Aliás, o tempo natural de decomposição de um copo de papel, por exemplo, é de aproximadamente 180 dias. Outra vantagem é que podem ser reciclados, principalmente quando feitos em papel kraft

2. Leveza

Leveza não é apenas sobre facilidade de manuseio; é também sinônimo de eficiência. 

Comparado a materiais como plástico, o papel é muito mais leve, ou seja, tem menores custos de transporte e, consequentemente, menor pegada de carbono. 

Isso sem falar que o processo de produção desse tipo de embalagem é bem menos poluente que as alternativas plásticas. 

Se esse assunto te interessa, aproveite para conferir um comparativo entre isopor, plástico ou papel. 

3. Personalização

copo de café de papel

A personalização é uma super ferramenta no marketing moderno, e as embalagens de papel são destaque nesta categoria. Inclusive, não é apenas uma questão estética; é sobre a identidade do negócio, e ainda ter uma comunicação direta com o consumidor. 

Aliás, de acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 75% das empresas que investem em personalização e design de embalagens registram um aumento considerável nas vendas.

Afinal, a customização ajuda a criar uma conexão direta com o consumidor e ainda melhora a visibilidade, o posicionamento no mercado e o reconhecimento da marca.

4. Proteção do produto

Foi-se o tempo em que as embalagens de papel eram sinônimo de fragilidade. Afinal, não é atoa que multinacionais como Starbucks e McDonald ‘s apostam em embalagens de papel para alimentos. 

A tecnologia de produção desses itens avançou e as embalagens são produzidas com uma película que serve de barreira contra a umidade. 

Por isso, elas são mais resistentes, oferecendo maior proteção aos produtos – inclusive para delivery de líquidos, sejam eles quentes ou gelados. 

5. Aceitação do consumidor

Com o mercado cada vez mais eco-consciente, oferecer soluções sustentáveis não é só uma questão ética, mas também uma estratégia alinhada com as expectativas atuais dos consumidores.

Cerca de 87% dos brasileiros preferem produtos e serviços de empresas sustentáveis, segundo relatório de 2019 da Union + Webster, agência norte-americana.

Logo, ao optar pelo papel, o empreendimento demonstra seu compromisso com o meio ambiente e conquista a confiança de um público cada vez mais engajado com o tema.

💡Leia também: Marketing sustentável: entenda o que é e como usar na prática

6. Facilidade de descarte e reciclagem

O descarte e a reciclagem de embalagens de papel são práticas bastante simples e eficientes, o que beneficia tanto consumidores quanto sistemas de gestão de resíduos. 

O papel pode ser facilmente separado de outros materiais recicláveis e introduzido de volta no ciclo produtivo. 

Uma das grandes vantagens desse processo é reduzir a demanda por recursos naturais intocados e ampliar a sustentabilidade das práticas de consumo.

7. Visualmente mais bonita

copos de papel rosa e branco

Não tem jeito, a embalagem é a primeira impressão do seu produto. Em complemento às vantagens citadas anteriormente, a beleza das embalagens de papel também precisa ser considerada. 

Elas transmitem uma imagem natural, elegante e sofisticada, além de contarem com uma superfície ideal para impressão de designs criativos, com a identidade do negócio. 

Aliás, entenda a seguir como personalizar embalagens de papel para sua marca. 

Como personalizar embalagens de papel?

A maneira mais prática e profissional para criar embalagens personalizadas é encontrar fornecedores que também ofereçam esse tipo de serviço — como a Pixpel! 

Na prática, depois de escolher suas embalagens, é só enviar a logo ou a arte desejada. 

Mas se você ainda não tiver, não tem problema: uma outra opção é contar com os serviços de um designer da equipe da fornecedora, que então desenvolve a arte, de acordo com suas preferências e orientações.

Feito isso, as embalagens serão produzidas, personalizadas e entregues no endereço de sua escolha. 

Conheça a Pixpel

A Pixpel é especializada na produção e fornecimento de embalagens biodegradáveis, com um portfólio completo de copos, potes, talheres e embalagens em geral, em diversos tamanhos e completamente personalizáveis. 

Com um compromisso firme com a excelência e a personalização, a Pixpel transforma embalagens simples em estratégias de marketing para destacar a sua marca e fortalecer o relacionamento com seus consumidores.

Visite a loja virtual da Pixpel e encontre as embalagens ideais para seu negócio. É rápido e fácil!

Conclusão

Neste artigo, apresentamos as 7 principais vantagens da embalagem de papel, que não só são amigas do meio ambiente, mas estratégicas para empreendimentos diversos. 

Afinal, elas estão alinhadas com as expectativas dos consumidores por produtos sustentáveis, e ainda são valiosas em termos de marketing, graças à possibilidade de personalização e seu apelo visual. 

Por sua biodegradabilidade e facilidade de reciclagem, também trazem benefícios operacionais, como leveza e, especialmente, proteção para itens alimentícios. 

E então, tudo certo sobre as embalagens de papel? Acompanhe o blog da Pixpel para conferir outros assuntos relacionados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *