Tipos de embalagem: conheça as principais opções para diferentes usos!

Tipos de embalagem: conheça as principais opções para diferentes usos!

Dicas

Considerando que as embalagens estão presentes nos mais diversos nichos e estágios de distribuição de produtos e bens, existem variados tipos de embalagem para se adequar às exigências de cada setor.

Levar em conta fatores como a resistência, o custo-benefício e, principalmente, o impacto ambiental das embalagens é fundamental para fazer uma escolha assertiva de fornecedor para o seu negócio.

E sabemos que não dá mais para ficar sem embalagens, não importa qual seja o ramo de atuação do seu negócio: elas são uma etapa indispensável do processo de distribuição de produtos.

Mas quais são os principais tipos de embalagem? Como fazer para saber qual a mais indicada para o serviço do meu negócio?

Essas e outras dúvidas a Pixpel te responde aqui, nesse conteúdo especialmente sobre esse assunto.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Quais são os tipos de embalagem?

Quais são os tipos de embalagem?

Para que a sua logística de distribuição não seja impactada com imprevistos e prejuízos, a escolha das embalagens deve ser muito criteriosa.

É preciso entender bem quais as necessidades do seu negócio e traçar um paralelo com as opções de embalagens disponíveis no mercado, de modo a acertar na escolha.

Confira abaixo quais são os tipos de embalagem mais utilizados atualmente:

Embalagem primária

Esse é o tipo de armazenamento de produtos que mais tem contato com a mercadoria, e costuma ser a que vai ser entregue ao consumidor final.

Logo, as embalagens primárias são as que mais são vistas nas prateleiras: caixas de cereais, frascos para cosméticos, e exemplos afins.

Com a tecnologia, dentro desse ramo já podemos encontrar, inclusive, opções de embalagens ecológicas para a entrega ao consumidor, gerando menor impacto ambiental.

Embalagem secundária

Essas embalagens também são conhecidas como embalagens de transporte, uma vez que são essenciais em processos de distribuição de produtos.

As embalagens secundárias ajudam a agrupar as cargas, facilitar o manuseio das mesmas, e garantir um armazenamento mais seguro e eficiente, evitando avarias.

Aqui, estamos falando de itens como paletes, caixas de papelão, engradados de plástico e itens afins.

Embalagem terciária

Já esse tipo de embalagens serve para contribuir com uma logística mais otimizada e organizada para empresas que distribuem produtos em grandes quantidades.

São elas que protegem a carga durante os períodos de transporte e no armazenamento em locais destinados a isso.

As embalagens secundárias incluem itens como embalagens de papelão, filmes stretch, e mais outros artigos fundamentais para o setor.

Embalagem quaternária

As embalagens do tipo quaternária são de caráter adicional: apenas usadas quando a mercadoria em questão demanda mais proteção na logística de armazenamento ou de transporte.

Aqui, o uso da embalagem vai depender da demanda da empresa: podem ser embalagens individuais para produtos primários ou, ainda, aplicadas em grupos de embalagens.

Caixas de madeira, sacos de proteção e outras embalagens afins fazem parte do grupo de embalagens quaternárias.

Embalagem promocional

Esse tipo de embalagem é a combinação entre o melhor armazenamento e distribuição de produtos, com estratégia de marketing para promover a mercadoria ou serviço.

As embalagens promocionais são desenvolvidas para fazer parte da experiência de compra do cliente enquanto divulga o produto e o nome da empresa.

Essas embalagens são personalizadas (como as marmitas personalizadas da Pixpel!) e apresentam designs exclusivos, muitas vezes oferecendo brindes e amostras.

Embalagem de serviço

Aqui, estamos falando de embalagens que podem ser utilizadas pelo consumidor, além de apenas transportar a mercadoria em questão.

Levando em consideração a pauta sustentável, esse tipo de embalagem ganha cada vez mais espaço no mercado, enfatizando a importância de embalagens sustentáveis.

São embalagens com fechos que podem ser usados de novo, embalagens com dispositivos de aplicação ou dosadores, e itens afins.

E quais são os materiais mais usados?

Tipos de embalagem: conheça as principais opções para diferentes usos!

Para que essas embalagens sejam produzidas considerando seu funcionamento e eficiência, alguns materiais são necessários — e vamos apresentar abaixo os dois principais tipos mais comuns e utilizados na indústria; confira:

Plástico

Podendo ser desenvolvido em formatos variados e ter uma funcionalidade muito versátil, o plástico é um dos principais materiais para a produção de embalagens.

Entre as suas vantagens, destacamos:

  • maior proteção;
  • maior resistência à umidade;
  • diversos fornecedores disponíveis.

No entanto, o plástico, além de ser mais caro que as embalagens feitas de outros materiais, ainda tem um descarte mais difícil, uma vez que não é sustentável.

Papelão

Já as embalagens de papelão oferecem uma grande resistência aos produtos que ela armazena, além de poder ser aplicada nas mais diversas fases de distribuição de uma mercadoria.

Apesar de terem menor resistência à umidade, as embalagens de papelão apresentam vantagens como:

  • são mais baratas;
  • possuem fácil adaptação ao nicho;
  • podem ser recicladas, contribuindo com a redução de danos ao meio ambiente.

As embalagens para marmita da Pixpel são um bom exemplo de embalagens de papelão resistentes, funcionais e com ótimo custo-benefício: confira!

Entenda o compromisso sustentável da Pixpel

Como citamos, a escolha das embalagens não somente impacta em processos produtivos e logísticos, mas é um fator que influencia a cultura e valores de uma empresa.

Empresas sustentáveis optam por embalagens cujo processo de fabricação é consciente, ecológico, e com menos dados ao meio ambiente, promovendo um comércio justo e responsável.

Pixpel leva a sustentabilidade a sério, e se compromete com o fornecimento de embalagens ecologicamente corretas e de preço justo.

Vamos juntos nesta causa? Conheça a Pixpel!

Conclusão

Hoje, você conferiu quais são os principais tipos de embalagem e o que deve ser analisado na hora de escolher esse artigo para incorporar os processos logísticos da sua empresa.

A aquisição de embalagens para a proteção, armazenagem e venda de produtos deve levar em consideração as necessidades de distribuição do seu negócio, bem como as exigências do próprio produto que você comercializa.

Além disso, a perspectiva sustentável também é importante: por isso, priorize sempre embalagens ecologicamente corretas!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas que também possam se interessar por essas informações.
Para mais conteúdos como esse, acesse o blog completo da Pixpel e fique sempre por dentro de assuntos como empreendedorismo e sustentabilidade nas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *