Marketing sustentável

Marketing sustentável: entenda o que é e como usar na prática

Dicas

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em adaptar seus modos de vida e consumo a padrões mais amigáveis ao planeta. Logo, no contexto empresarial, não é estranho ouvir termos como marketing verde, marketing ambiental ou mesmo marketing sustentável

Afinal, para além de tornar seus produtos, serviços e processos mais sustentáveis, as empresas que se preocupam com o bem-estar do planeta e da sociedade também precisam comunicar esse posicionamento com o consumidor, sociedade e mercado. 

Mas como colocar o marketing sustentável em prática? Quais são os benefícios para empresas e consumidores? Continue a leitura para entender, e veja também alguns exemplos de empresas que já adotaram a estratégia. 


O que é o marketing sustentável?

O marketing sustentável é um conjunto de estratégias que visam associar a imagem de uma empresa a práticas que demonstram um comprovado impacto positivo, não apenas para clientes, mas também para o meio ambiente e a sociedade

Esse modelo integra uma visão mais ética e responsável na economia, e por isso o lucro a qualquer custo deixa de ser o foco. 

Nesse tipo de abordagem, a empresa continua em busca do lucro, mas atua de forma consciente em toda a escala produtiva e/ou em seus serviços. 

Também promove ações ecoeficientes e socialmente engajadas que refletem o compromisso com o desenvolvimento sustentável. 

É aí que está a diferença entre marketing sustentável e greenwashing: enquanto a primeira é uma estratégia genuína, a segunda é uma “maquiagem verde”, com a apropriação de uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la na prática. 

Qual a importância do marketing sustentável?

Da perspectiva dos negócios, estamos vivendo um contexto histórico em que a consciência ambiental e social dita as escolhas do consumidor. 

Segundo pesquisa da Union + Webster de 2019, 87% dos brasileiros preferem produtos e serviços de empresas sustentáveis, com 70% dispostos a pagar mais por estes. 

Assim, a importância do marketing verde, ou sustentável, é responder às necessidades e demandas de consumidores conscientes, e promover a adaptação do mercado ao cenário sustentável

Já do ponto de vista socioambiental, essa adaptação reduz práticas poluentes e agressivas ao meio ambiente. 

Como consequência, também reduz o impacto na vida humana causado pela poluição e degradação do solo, ar e água, além de melhorar as condições de saúde e trabalho.

Por que apostar no marketing sustentável?

ilustração de moedas e plantas

Desde que seja um posicionamento genuíno (xô, greenwashing), existem algumas boas razões para apostar em estratégias para associar a imagem da empresa a práticas que demonstram compromisso socioambiental. Abaixo estão três delas: 

Alinhamento às demandas do mercado

Como dito anteriormente, a adoção do marketing ambiental é uma resposta direta à crescente exigência dos consumidores por práticas e produtos ecologicamente corretos. 

Atingindo essa demanda, as empresas não só ampliam sua base de clientes mas também garantem maior relevância e adaptação às tendências de mercado.

Inovação e diferenciação 

Por atender a uma demanda tão relevante, as empresas que se adaptam à sustentabilidade se diferenciam no mercado. 

Afinal, atraem os olhares de consumidores conscientes e investidores, além de conquistarem a admiração geral. 

Entretanto, é bastante desafiador adaptar uma empresa cujo lema é lucro a qualquer custo para esse novo cenário. 

Por isso, as empresas que escolhem essa mudança estão constantemente inovando, e se posicionando como pioneiras em suas ações. 

Agora pense: qual empresa não quer ser vista dessa forma, certo?

Responsabilidade socioambiental

Por fim, o compromisso de uma organização em gerar um impacto positivo no mundo é, por si só, uma boa razão para investir em sustentabilidade, em todas as etapas da operação, inclusive no marketing. 

Até porque, dessa forma, é possível realmente reduzir os impactos das ações empresariais, e ainda inspirar outros negócios e empreendedores a seguir pelo mesmo caminho.

Quais são os princípios do marketing sustentável?

Para sair da teoria e se tornar prática, todo conceito precisa de princípios e pilares que servirão de base para a implementação. A seguir, confira quais são eles: 

  1. Inovação: foco na criação de novos produtos, serviços e adaptação de processos que se diferenciam da concorrência e atendem às necessidades de consumidores conscientes;
  2. Responsabilidade social: promoção da justiça social e bem-estar da comunidade, e respeito os direitos humanos e as normas trabalhistas;
  3. Foco no consumidor: compreender suas expectativas e demandas em relação à sustentabilidade, e oferecer soluções que combinam qualidade, funcionalidade e responsabilidade ambiental e social;
  4. Geração de valor para o consumidor e sociedade: oferecer produtos e serviços que não apenas atendem às suas necessidades básicas, mas também contribuem para um futuro mais sustentável.

Como colocar o marketing sustentável em prática?

Para colocar o marketing ambiental e sustentável em prática, as empresas precisam antes incorporar a ideia no negócio. Muitas delas começam devagar, com uma linha de produtos sustentáveis ou substituindo alguns ingredientes poluentes da linha de produção. 

A partir daí, o marketing entra em cena, para divulgar essas ações e atrair potenciais consumidores. 

Veja a seguir algumas outras medidas sustentáveis para implementar nos negócios:

  • Implemente o ESG: adote práticas que considerem critérios ambientais, sociais e de governança;
  • Adote embalagens recicláveis: substitua as embalagens tradicionais por opções recicláveis ou biodegradáveis;
  • Implemente programas de reciclagem: crie ou participe de programas voltados para a reciclagem de produtos após o uso e incentive os consumidores a participarem;
  • Use energias renováveis: promova a utilização de fontes de energia renováveis, como solar e eólica, em suas operações;
  • Divulgue de maneira consciente: comunique as práticas sustentáveis de maneira responsável, evitando o greenwashing a todo custo. 

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Empresas que usam o marketing verde

roupa com etiqueta de 100% orgânica

Agora que já vimos o conceito, os benefícios e algumas ideias do que fazer, podemos finalmente conhecer alguns exemplos de companhias brasileiras que já iniciaram a jornada de implementação.

A primeira delas é a Natura, pioneira no marketing verde brasileiro. A marca adota embalagens de papel reciclável em seus produtos, conduz iniciativas para preservar a Floresta Amazônica e se compromete a diminuir suas emissões de carbono. 

Em seguida, temos a Renner, que enfrenta o desafio da sustentabilidade na moda têxtil. A marca inovou e aumentou sua gama de peças com menor impacto ecológico. As peças encontradas com a etiqueta “Re” foram feitas com porcentagens de materiais reciclados.

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Conclusão

Em resumo, o marketing sustentável busca conectar o sucesso de uma empresa ao bem-estar do planeta e das pessoas, através de um conjunto de estratégias que priorizam a sustentabilidade e responsabilidade social.

A estratégia é baseada em quatro pilares essenciais: inovação, responsabilidade social, foco no consumidor e geração de valor para o consumidor e sociedade. 

Esse tipo de posicionamento corporativo vem ganhando força com o passar dos anos, e, mais do que nunca, devem ser seriamente considerados. 

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