Uma pessoa segurando caneta sobre bloco de anotações e outra pessoa de roupa social usando notebook, o qual exibe a palavra "marketing" na tela, simbolizando marketing de sorvete

Marketing de sorvete: 8 dicas para aumentar as vendas da sorveteria

Dicas

O marketing de sorvete ajuda a trabalhar com os canais na internet para divulgar os produtos e criar uma aproximação maior com os clientes.

Assim, ele direciona as melhores estratégias para atrair os consumidores ideais e para a divulgação de conteúdos relevantes, desde produtos, promoções e outras ações para cada um deles.

Mas como utilizar o marketing de sorvete na empresa? Como funciona o marketing digital para sorveteria? Como atrair clientes para uma sorveteria? Como divulgar uma sorveteria?

Acompanhe o nosso artigo que responderemos todas as suas perguntas, mostraremos dicas para sorveteria e um plano de marketing de uma sorveteria de venda de sorvete.

Boa leitura!

O que é e como funciona o marketing de sorvete?

O marketing de sorvete são ações de divulgação de produtos que atraem os clientes e valorizam a marca.

Com ela, é possível saber como atender à necessidade do mercado e criar uma base de consumidores para o seu produto, focando na experiência do cliente.

O marketing de sorvete pode ser feito utilizando as redes sociais para a divulgação dos produtos e da loja. Além disso, são ótimas maneiras de criar conexão com o seu público.

Leia também: Como Abrir Uma Sorveteria? 7 Dicas Importantes

Importância do marketing de sorvete

O marketing de sorvete proporciona que a sua empresa consiga se comunicar de maneira assertiva com os clientes. Ou seja, ele otimiza o relacionamento com os consumidores.

As suas principais vantagens são:

  • Melhorar o atendimento do cliente;
  • Alcançar mais consumidores;
  • Aumentar as vendas;
  • Comunicação eficiente para o seu público;
  • Reduzir os custos;
  • Fortalecer a marca;
  • Fidelizar os clientes.

Quer saber como fidelizar os consumidores? Leia o nosso artigo sobre o assunto em: Como Fidelizar Clientes: 10 Dicas Infalíveis.

Estratégias de como fazer marketing de sorvete + Dicas para sorveteria alavancar as vendas

Agora que você já sabe o que é marketing de sorvete e suas vantagens, está na hora de saber sobre as estratégias para utilizar o marketing e montar um plano de venda para a sua sorveteria.

Confira a seguir as estratégias e dicas.

Sabores inovadores e experiência do cliente (Vendas sugestivas e degustação)

Investir em vendas sugestivas pode aumentar muito as suas vendas, atrair os consumidores para a sorveteria e melhorar a experiência dos clientes.

Elas são utilizadas quando, ao final da escolha do pedido do cliente, você oferece água ou alguma coisa para acompanhar o sorvete. Por exemplo:

  • Quer experimentar o nosso novo sabor de calda de morango?
  • Gostaria de uma água para acompanhar?
  • Temos um novo sabor que combina perfeitamente com a sua escolha. Gostaria de provar?
  • Na compra de três sabores diferentes, você ganha mais um. Gostaria de aproveitar a nossa promoção?

Redes sociais, como Instagram

O mundo hoje é digital e a sua sorveteria precisa estar presente nele. As redes sociais fazem parte dele e são ótimas oportunidades para vendas.

Por isso, tente fazer postagens diárias sobre os sorvetes, os novos sabores e as novidades.

Não se esqueça de tirar ótimas fotos para mostrar como é o seu produto e gerar mais desejo no cliente, já que ele não está vendo pessoalmente os sorvetes.

Homem usando telefone e fazendo anotações. Efeitos digitais de ícones de dinheiro, documentos, diálogo, cumprimento (fechando um acordo), avião de papel, gráfico em quadro, conexões em gráfico de árvore e pasta de arquivos, simbolizando marketing

(Freepik)

Vale ressaltar que o seu perfil precisa ter todas as informações sobre a sorveteria, como cardápio, endereço e horário de atendimento.

E-mail marketing

O e-mail marketing pode ajudar na divulgação das campanhas da sua empresa, assim você pode segmentar os seus clientes em diferentes listas de acordo com a preferência de cada um. 

Com isso, consegue enviar e-mails mais assertivos e personalizados para cada um deles.

Além disso, você pode nutrir os seus contatos com conteúdos relevantes e novidades sobre a sorveteria.

Feedback e avaliação dos clientes

Os feedbacks e avaliações dos consumidores medem tanto a qualidade dos produtos quanto a do serviço e avaliam o nível de satisfação em relação a eles.

Por isso, é importante sempre fazer uma coleta dessas informações para que possa alinhar a comunicação e os processos da empresa, caso seja necessário.

Treinamentos dos colaboradores e bom atendimento

Os treinamentos dos colaboradores aumentam a qualidade do serviço e ajudam a melhorar o atendimento ao cliente.

Assim, eles trabalham de acordo com a conduta da empresa e com foco em proporcionar a melhor experiência aos consumidores.

Promoções em dias pré-definidos e em datas comemorativas

Todas as pessoas adoram uma promoção, ainda mais perto de datas comemorativas, como o Dia das Crianças, Natal e Semana do Cliente.

Por isso, analise os produtos que têm maior demanda, faça promoções para atrair mais pessoas e fidelizar clientes.

Para isso, escolha os melhores lugares para divulgar as promoções, analisando os canais que são mais interessantes e estratégicos para a sua empresa.

Você pode divulgar as promoções pelas mídias sociais, com mensagens pelo WhatsApp ou anúncio de sorvete.

Cupons e programas de fidelidade

Os cupons e programas de fidelidade podem aumentar as suas vendas. Entretanto, para oferecê-los, faça uma análise de quais são as melhores formas de estruturar essa estratégia e colocar em prática.

Uma dica é mandar uma mensagem de agradecimento pelo WhatsApp com um código de cupom de desconto ou com a novidade sobre o programa de fidelidade. O mesmo pode ser feito em publicações nas redes sociais.

Equipamentos e embalagens de qualidade

Para ter um produto que todos gostem é preciso ter equipamentos de qualidade que fabricam e conservam os sorvetes. Por isso, é importante investir nos equipamentos que farão parte da sorveteria e analisar os seus custos.

Além disso, as embalagens devem ser de qualidade para conservar os sorvetes na hora da entrega por delivery e, ao mesmo tempo, agradá-los.

Uma ótima dica são as embalagens biodegradáveis e sustentáveis que além de ajudar na preservação do meio ambiente, ainda atraem os clientes que apoiam a causa.

Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos essenciais para a sua sorveteria! 

Quatro empreendedores usando tablet, celular e notebook, simbolizando marketing de sorvete

(Freepik)

Conclusão

Investir em marketing de sorvete é fundamental para quem quer alavancar as suas vendas e ter uma comunicação totalmente assertiva com os seus consumidores.

Portanto, é preciso fazer marketing de sorvete e sair na frente dos concorrentes, por meio dos tópicos mencionados anteriormente. Com certeza, eles farão a diferença na sua sorveteria e melhorarão os resultados.

Se você quer utilizar embalagens sustentáveis na sua sorveteria e contribuir com a sustentabilidade, conheça as embalagens biodegradáveis da Pixpel.

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