Embalagens como caixinha para delivery de alimentos, talheres, pratos, copos, sacolas. Metade deles são descartáveis e parecem não ser biodegradáveis, enquanto a outra metade é feita de papel kraft e outros materiais simbolizando materiais biodegradáveis

O que são materiais biodegradáveis? Entenda a importância de aderir

Fique Sabendo

Você sabe o que são materiais biodegradáveis? Eles são materiais que se decompõem rapidamente na natureza e ajudam na sua preservação.

Por isso, muitas empresas estão investindo em embalagens biodegradáveis. Pois, além de reduzir os impactos ambientais, ainda atraem mais clientes que apoiam a causa.

Com os materiais biodegradáveis, as empresas contribuem com a preservação do meio ambiente e evitam que os produtos que não são biodegradáveis possam ser descartados na natureza.

Quer saber o que são materiais biodegradáveis? Conhecer exemplos de produtos biodegradáveis? E saber sobre as vantagens e desvantagens do uso de material biodegradável?

Continue lendo que responderemos todas as suas perguntas em nosso artigo!

O que são materiais biodegradáveis?

O significado da palavra biodegradável é “o que pode ser destruído por um agente biológico”.

São aqueles que sofrem biodegradação. Ou seja, eles podem ser naturalmente consumidos como fonte de nutrientes pelos microrganismos, como fungos e bactérias presentes no solo, na água e no ar.

Assim, depois que são consumidos, os materiais biodegradáveis liberam na natureza água, gás carbônico e biomassa.

Eles são fabricados a partir de polímeros obtidos de várias fontes, como:

  • moléculas ou substâncias sintetizadas por bactérias;
  • plantas ricas em amido, como milho, batata e mandioca;
  • substâncias derivadas de fontes animais, como as proteínas;
  • mistura entre biomassa de origem vegetal com polímeros obtidos de fontes fósseis, como o petróleo.

Quais são materiais biodegradáveis: Exemplos

Os materiais biodegradáveis podem ser feitos de resíduos vegetais, amido, plástico PLA, papel, madeira, cogumelo e muitos outros.

Alguns utensílios biodegradáveis que podem ser feitos são:

  • Canudo;
  • Copo.
  • Prato;
  • Embalagens;
  • Bandejas.

E o que NÃO são materiais biodegradáveis?

São materiais não biodegradáveis os que não se decompõem naturalmente na natureza. Além disso, eles demoram vários anos para desaparecerem, o que prejudica o ambiente em que vivemos.

Alguns exemplos desses materiais são: 

  • vidros;
  • metais;
  • plásticos;
  • latas de alumínio.

Vantagens e desvantagens do uso de material biodegradável

Os materiais biodegradáveis têm as suas vantagens e desvantagens. Uma das principais vantagens é que a sua permanência no ambiente é menor que a dos materiais que não são biodegradáveis.

Com isso, diminui os componentes nocivos que podem prejudicar a natureza e os animais, como a contaminação e o sufocamento de animais.

Já em relação à desvantagem, eles podem contribuir para o efeito estufa, pois, ao se degradar mais rapidamente eles liberam gás metano.

Qual a importância de utilizar materiais biodegradáveis?

Ao contrário dos outros tipos de materiais, como o plástico que demora centenas de anos para se decompor, os materiais biodegradáveis se desfazem em pouco tempo por meio de microrganismos presentes na natureza.

Eles não são tóxicos e são feitos de materiais provenientes de resíduos vegetais. Assim, o uso de produtos biodegradáveis funciona como uma medida de proteção ambiental no Brasil.

Leia também: Impacto Dos Canudos No Meio Ambiente: Confira Dados E Alternativas

O que são materiais biodegradáveis e recicláveis? Qual é a diferença entre eles?

Materiais biodegradáveis

Os materiais biodegradáveis são os produtos que se decompõem pela ação bacteriana natural e são transformados em matéria orgânica, como água e gás carbônico.

Pessoa segurando o globo terrestre (efeito digital 3D realista) com muitas árvores e vegetação ao redor do globo, simbolizando o que são materiais biodegradáveis

(Freepik)

Eles não interferem nos ciclos naturais do planeta, mas precisam ser descartados em locais apropriados para que o processo seja realizado adequadamente.

Alguns exemplos de materiais biodegradáveis são:

  • madeira;
  • papel;
  • bioplásticos.

Materiais recicláveis

A reciclagem é o processo que transforma o produto já usado em um material novo. Um exemplo muito utilizado é a garrafa pet que se transforma em tecido para roupas.

Com isso, ocorre uma redução de consumo de matéria-prima, recursos naturais e energia.

Os materiais recicláveis são separados em categorias e cores:

  • Azul: papel e papelão;
  • Vermelho: plástico;
  • Verde: vidros;
  • Amarelo: metal;
  • Cinza: produtos não recicláveis, como produtos orgânicos.

O que um material precisa para ser biodegradável?

Um material para ser biodegradável precisa ter a decomposição rápida comparada aos produtos que não são biodegradáveis.

Portanto, eles precisam ser absorvidos rapidamente pela natureza e gerar menos impactos ambientais.

Biodegração é a salvação? Como os produtos biodegradáveis impactam na Natureza?

Os produtos biodegradáveis impactam diretamente na preservação dos recursos naturais e reduzem a quantidade de compostos químicos destinados ao esgoto e rios.

Isso reflete positivamente na vida de todas as pessoas e no ambiente em que vivemos, preservando a saúde e o planeta e contribuindo para a proteção ambiental no Brasil.

O que são e exemplos de embalagens biodegradáveis

Alguns exemplos de embalagens biodegradáveis são:

Polpas e fibras vegetais

O alto teor de celulose que compõem plantas ricas em fibras permite que a indústria fabrique vários tipos de embalagens, como pratos, copos e bandejas.

Isso porque esses produtos são muito resistentes e podem ser utilizados inúmeras vezes ao longo do dia antes de serem descartados. Assim, reduz o desperdício e aumenta a sua vida útil.

As embalagens que são feitas com as polpas e fibras vegetais são fabricadas a partir de recursos naturais renováveis, como:

  • cana-de-açúcar;
  • trigo;
  • bambu.

Essas são plantas muito comuns e com muitas fibras, que podem ser facilmente cultivadas e regularmente fornecidas para a indústria.

Além disso, as embalagens com as polpas e fibras vegetais não causam reações tóxicas e imunológicas no organismo humano.

Plástico PLA

O PLA é um ácido orgânico derivado da fermentação de plantas ricas em amido de açúcar, como:

  • milho;
  • mandioca;
  • cana-de-açúcar;
  • trigo;
  • batata;
  • beterraba.

Ele foi criado para substituir os plásticos convencionais e tem propriedades físicas semelhantes às do Politereftalato de Etileno (PET), que é derivado do petróleo. 

Dessa maneira, ele tem elevada elasticidade, rigidez, transparência, biocompatibilidade e boa capacidade de moldagem.

Por isso, o PLA é utilizado para a fabricação de embalagens para alimentos, garrafas, cosméticos, canetas, talheres, copos, pratos, entre outros.

Vale ressaltar que o PLA quando entra em contato com bebidas e alimentos, quentes ou frios, não liberam nenhum tipo de substância tóxica.

Papel e madeira

As embalagens feitas a partir de papel e madeira são provenientes de florestas comerciais de Eucalyptus. Elas são um recurso natural renovável e cultivado ao redor do mundo.

Todas as embalagens feitas de papel e madeira são resistentes e podem ser utilizadas também inúmeras vezes durante o dia, o que reduz o desperdício.

Além disso, possuem formatos diversos que podem se ajustar para diferentes usos, como canudos, copos e talheres.

Amido

O amido é um carboidrato ou açúcar produzido pelas plantas, como a batata, milho, arroz e mandioca.

Várias embalagens estão utilizando o milho para a sua fabricação. Isso porque ele é abundante e tem facilidade de cultivo. 

Com isso, o milho é um produto com alta disponibilidade e que pode ser renovado inúmeras vezes através do cultivo permanente, o que torna as embalagens mais baratas.

O milho que é utilizado para a produção de embalagens não é o mesmo utilizado para a alimentação humana, ele é de segunda linha.

Com ele, é possível fazer modelos de pratos, copos e talheres. As embalagens são resistentes e podem ser utilizadas várias vezes, inclusive em altas e baixas temperaturas.

Além disso, podem ser usadas com alimentos e bebidas frias ou quentes e não causam reações tóxicas e imunológicas no organismo humano.

Contribua para um mundo mais sustentável! Conheça as embalagens biodegradáveis da Pixpel!

Em ambiente externo com grama e árvores: mãos de adulto abertas, sobre mãos de criança também abertas, e o conjunto das mãos segurando uma mudinha de planta, simbolizando o respeito ao Meio ambiente e o que são materiais biodegradáveis

(Freepik)

Conclusão

O consumo das pessoas gera impacto na natureza, na economia e na vida de todos. Por isso, optar por produtos biodegradáveis minimiza esses impactos.

Se você quer saber como se tornar um consumidor consciente e garantir a sustentabilidade no planeta, utilize as nossas embalagens biodegradáveis

Confira o nosso catálogo de produtos e converse com a gente sobre as necessidades da sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *