Feira de negócios: importância, como montar uma e principais eventos em 2023

Feira de negócios: importância, como montar uma e principais eventos em 2023

Dicas

Pensando em realizar uma feira de negócios para trazer maior visibilidade e oportunidades para a sua empresa?

Esse tipo de evento é realizado com o objetivo de promover estratégias de divulgação para empresas dos mais variados segmentos, promovendo conexões com outros negócios do ramo e ajudando com demandas como networking.

Estar presente em uma feira de negócios ajuda a alinhar a empresa com as principais tendências do mercado e garante um estudo de perto de como tem se comportado a concorrência frente ao seu público.

Se a sua empresa nunca esteve em uma feira de empreendedorismo, é fundamental que você invista em uma — e a Pixpel ajuda você com essa tarefa!

Separamos aqui um guia completo com a importância desse tipo de evento e dicas para você montar uma feira de negócios de sucesso.

Ainda, listamos ao final desse artigo os principais eventos do mundo do empreendedorismo para 2023: marque na agenda!

Acompanhe a leitura completa!

O que é uma feira de negócios?

Feiras de negócios consistem em eventos de cunho empresarial reúnem uma série de empresários focados em apresentar soluções para determinado nicho de mercado, seja a venda de bens e produtos ou a promoção de serviços, ou para aprender com as marcas.

Aqui, podem ser apresentados uma série de formatos para esse evento: conferências, experiências e afins, a depender do tema central da feira.

Por que participar de uma feira de negócios?

O que é uma feira de negócios?

Eventos como uma feira de empreendedorismo são uma excelente oportunidade da empresa poder divulgar o seu produto e entender melhor como o mercado enxerga suas entregas, desde à concorrência ao público final.

Listamos abaixo algumas vantagens que esse tipo de evento pode oferecer ao seu negócio:

1. Networking e relacionamento

Como começamos citando, as feiras são um ótimo lugar para começar ou solidificar relacionamentos e contatos dentro do mundo corporativo.

Aqui, a empresa tem contato com outros empresários do mesmo ramo, e pode compartilhar experiências, trajetórias, e até firmar parcerias.

2. Exposição de produtos e serviços

As feiras de negócios também são uma excelente forma de apresentar os produtos e serviços do seu negócio.

Pense que o seu público-alvo mais direcionado vai estar presente para conferir novidades na área, o que é uma grande vitrine para o que a sua empresa oferece!

3. Geração de leads e vendas

Ainda, esses espaços são propícios para ajudar o seu negócio a fechar mais vendas ou atrair potenciais clientes e investidores.

Isso porque o público-alvo já vai interessado nos tipos de produtos e soluções apresentados ali, tornando a conversa e as oportunidades comerciais os principais objetivos.

4. Visibilidade da marca

As feiras de negócios também ajudam a trazer maior visibilidade para a marca, ajudando com a consolidação da empresa frente ao seu mercado.

Principalmente se o evento for bem divulgado, a empresa garante uma exposição significativa, podendo resultar em um investimento bem vantajoso a médio prazo.

5. Concorrência e benchmarking

Para entender melhor o seu mercado, a feira de negócios não poderia ser um lugar melhor!

Esses espaços vão reunir seus concorrentes diretos e indiretos, bem como a forma que eles realizam os seus negócios — essa é uma boa oportunidade de estudar a concorrência.

6. Atualização sobre tendências

Eventos como as feiras de negócios são perfeitos para que as empresas entrem em contato com as novas atualizações dentro do seu mercado, incluindo ferramentas, sistemas e modelos de gestão.

É um bom local para participar de palestras, workshops e demais apresentações nessa dinâmica, contribuindo com o aperfeiçoamento profissional.

Pensando em montar uma feira de negócios? Confira 5 dicas para organizar uma!

Feira de negócios: principais eventos em 2023

Convencemos você de que as feiras de negócios são excelentes oportunidades de contribuir com o desenvolvimento da sua empresa, não é mesmo?

Se você está com planos de montar o seu próprio evento, confira abaixo nossas dicas que podem ajudar:

1. Defina objetivos claros

O seu evento tem mais chances de obter sucesso se o tema da feira for bem direcionado e objetivo.

Leve consigo as metas da sua empresa, com etapas bem definidas de quais propósitos deseja alcançar com esse investimento: pode ser geração de leads, networking, ou outros.

2. Escolha um local estratégico

Um local acessível e bem localizado vai fazer toda a diferença na realização do seu evento!

Atente-se para que o espaço escolhido tenha a capacidade prevista no seu número de convidados, bem como a estrutura necessária para a realização do evento.

3. Elabore um plano de marketing abrangente

É fundamental, ainda, que o seu negócio realize um planejamento de marketing especialmente para o evento, considerando estratégias personalizadas para serem aplicadas na ocasião.

4. Ofereça conteúdo relevante e atraente

A visibilidade que esse tipo de evento promove é muito grande — e é fundamental que a sua empresa esteja preparada para apresentar um conteúdo convincente.

Invista em materiais de qualidade, apresentações completas e atividades interativas para o seu público.

5. Cuide da logística e experiência dos participantes

A organização da estrutura do seu evento é imprescindível: por isso, equipe o lugar com sinalização adequada, áreas de alimentação, banheiros acessíveis e check-in eficientes.

Feiras de negócios do Brasil em 2023

Para esse ano, são apresentadas algumas feiras de negócios que ajudam o empreendedor do mais variado nicho a compreender melhor o seu mercado e apresentar seus produtos e serviços.

Confira o cronograma para o ano de 2023, com as principais feiras:

Feira do empreendedor — Outubro de 2023

Promovida pelo SEBRAE, a Feira do Empreendedor é considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil.

A feira será realizada em São Paulo, e é possível saber mais sobre o evento no portal oficial do SEBRAE SP.

Feira Internacional de Negócios, a FIN Brasil 2023

Outro grande evento da área é a Feira Internacional de Negócios, que costuma apresentar um extenso cronograma de atividades e oportunidades.

A feira deste ano contou com exposição de 140 empresários, e representantes de mais de 40 países.

Rio Innovation Week: a feira

Com grandes e famosas personalidades inclusas na programação de palestras e apresentações, a Rio Innovation Week reúne networking, conteúdo e visibilidade em um evento de grande estrutura.

A feira vai acontecer entre os dias 3 e 6 de outubro de 2023.

Pensando em itens personalizados no seu evento corporativo: Pixpel cuida disso para você. Confira aqui nossas opções de embalagens para a sua empresa!

Conclusão

A feira de negócios é um conceito que se tornou cada vez mais solidificado no ramo empresarial e se destaca como uma das melhores oportunidades de contribuir com o crescimento e visibilidade da sua marca.

É em investimentos como a participação desses encontros que o seu negócio pode aprender com a concorrência e estar em contato direto com as necessidades e reações do seu público.
Quer mais dicas que vão ajudar a moldar o seu perfil de empreendedor? Confira o blog completo da Pixpel!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *