Canudos biodegradáveis coloridos

A diferença entre um canudo biodegradável e um normal [Guia + Dicas]

Aplicações

Mais uma vez destacando a importância de pautas sobre sustentabilidade, hoje vamos falar sobre a diferença entre um canudo biodegradável e um normal – imaginamos que você sabe que um deles é menos prejudicial ao meio ambiente, mas de que forma?

Uma verdadeira tendência mundial, e, atualmente, uma das maiores ferramentas de preservação da natureza no âmbito dos descartáveis, os canudos biodegradáveis vierem para, de vez, mudar a nossa forma de encarar os canudos de plástico.

A influência é tamanha que a maioria dos estados do Brasil adotou como lei a proibição dos canudos de plástico em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes – a Paraíba foi um dos últimos estados brasileiros a fazer essa mudança, no final do ano passado.

Se você é dono de um estabelecimento comercial que oferece canudos aos seus clientes, é imprescindível diferenciar entre esses canudos e os tradicionais, bem como adequar a distribuição desse descartável de forma sustentável para as suas vendas.

Mais uma vez a Pixpel, empresa sustentável e referência em embalagens descartáveis e ecológicas para o seu negócio, traz um conteúdo completo e informativo para você!

Confira nosso guia sobre a diferença entre um canudo biodegradável e um normal, bem como as vantagens de recorrer à opção mais sustentável – para o planeta e para o seu bolso.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é um canudo biodegradável?

Considerada uma das melhores alternativas em descartáveis para a preservação do meio ambiente, o canudo biodegradável é uma opção segura e muito mais vantajosa do que os canudos de plástico tradicionais: verdadeiros inimigos da sustentabilidade.

Esses canudos são feitos dos mais variados materiais, como grãos, papel, bambu e até alguns tipos de grama selvagem.

O que eles têm em comum? São todos materiais que não causam impacto ao meio ambiente em seu processo de decomposição.

Quanto tempo dura o canudo biodegradável? (Tempo de decomposição) 

O tempo médio de decomposição de um canudo biodegradável é de até 2 anos e 6 meses, a depender da sua composição e processo de fabricação.

É importante destacar que um canudo tradicional, feito de plástico comum, leva até 450 anos para se decompor: muito mais do que você e gerações da sua família vão viver aqui no Planeta Terra.

Ainda, os canudos de plástico são cerca de 4% do lixo plástico produzido no mundo todo, e o descarte irresponsável dele impacta, diretamente, a vida marinha, poluindo rios e mares do mundo todo.

Qual a diferença entre um canudo biodegradável e um normal?

Saber a diferença entre um canudo biodegradável e um normal consiste, basicamente, em conhecer de que são feitos e os impactos de ambos no meio ambiente.

Comecemos com o canudo de plástico.

Eles costumam ser feitos de polipropileno ou poliestireno, os mesmos materiais usados para fabricar tampas de garrafas PET; além disso, a produção dos canudos ainda usa petróleo, que é uma fonte não renovável.

Não só a sua composição é preocupante: o descarte incorreto dos canudos polui a natureza, principalmente os mares, afetando em larga escala a vida marinha.

Ainda, um dos pontos mais importantes acerca dos canudos de plástico é quando paramos para refletir que a sua produção é tão prejudicial e causa tanto impacto para o meio ambiente, tudo para um utensílio que vamos usar por apenas alguns minutos.

Loucura, não é mesmo?

É aqui que entram os canudos biodegradáveis como uma excelente alternativa aos danos que os canudos de plástico causam.

Esses, são feitos de materiais que se decompõem muito mais rápido, e em um processo de produção muito menos nocivo para o meio ambiente.

Além disso, os canudos biodegradáveis não apresentam nenhum tipo de vestígio tóxico, praticamente desaparecendo depois do seu descarte.

Principais vantagens de substituir o canudo de plástico pelo biocanudo

Canudos biodegradáveis, representando a diferença entre canudo biodegradável e normal

Foto: Unsplash

Listamos aqui algumas vantagens de aderir aos canudos biodegradáveis para o seu negócio – bem como conscientizar seus funcionários e público consumidor da importância dessa substituição:

  • são bem mais baratos de produzir;
  • possuem diversas opções disponíveis no mercado;
  • são ecologicamente corretos, gerando menos poluição;
  • são seguros para beber e cumprem bem a sua funcionalidade.

Por que não usar canudos de plástico?

Ao longo do artigo citamos diversos motivos para abandonar de vez o uso de canudos de plástico, mas sempre vale a pena reforçar, certo?

Além de ter se tornado lei na maioria dos estados, deixar de lado o uso de canudos de plástico é, mais uma vez, firmar o compromisso humano com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Eles levam centenas de anos para se decompor, são constantemente descartados de maneira incorreta, e são nocivos, principalmente, para a vida dos animais marinhos.

Quais os benefícios do canudo biodegradável?

Em contrapartida aos canudos de plástico tradicionais, os canudos biodegradáveis contam com um processo de produção muito menos nocivo ao meio ambiente.

Ainda, eles se decompõem em apenas alguns meses, sem deixar resíduos tóxicos e completamente desaparecendo depois desse tempo.

Normas aplicáveis aos canudos biodegradáveis

Justamente pela sua influência no ramo alimentício, o uso de canudos biodegradáveis deve ser aprovado pelas agências reguladoras de cada país, para continuar causando menos danos ao meio ambiente e não fazendo nenhum mal ao ser humano, também.

De acordo com a RDC 91/2001, os canudos biodegradáveis devem ser regularizados como materiais para contato direto com os alimentos.

Isso quer dizer que os elementos presentes na sua fabricação também não devem ser prejudiciais às pessoas, mantendo a sua decomposição facilitada pela ação de microorganismos.

Canudo biodegradável: do que é feito?

Como citamos acima, os canudos biodegradáveis podem ser feitos dos mais diversos tipos de materiais, a depender da sua categoria.

Diferentes tipos de canudos biodegradáveis

São os principais tipos de canudos biodegradáveis disponíveis no mercado, atualmente:

  • canudo de papel;
  • canudo de palha;
  • canudo de bambu;
  • canudo de massa de macarrão.

Além disso, apesar de não serem biodegradáveis, são boas alternativas ao canudo de plástico, os canudos de vidro e os de aço inox, por serem reutilizáveis.

Canudos e outros descartáveis biodegradáveis

Copo personalizada escrito "Barraca Canto Bravo", com canudo biodegradável com estampa de melancia e uma fatia de melancia ao lado

Foto: Reprodução/Pixpel

Os canudos biodegradáveis são apenas um dos diversos descartáveis que estão sendo reinventados, em seus processos de fabricação, para impactarem de maneira menos nociva o meio ambiente.

Outros descartáveis que também se decompõem com maior facilidade são os talheres de madeira, os copos de papel, e diversas outras embalagens.

Quer levar uma alternativa sustentável em embalagens para o seu negócio? Confira as opções de copos de papel, marmita selada e talheres de madeira da Pixpel!

Conclusão

Agora você já sabe a diferença entre um canudo biodegradável e um normal, bem como de que forma os canudos de plástico podem ser prejudiciais ao meio ambiente!

Optar pelos canudos biodegradáveis é uma iniciativa muito mais responsável e consciente quando o assunto é sustentabilidade, e cada vez mais empresas estão fazendo essa escolha assertiva.

Gostou das dicas? Tem muito mais no blog da Pixpel; vem conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *