Marketing para sorveteria

Marketing para sorveteria: veja 11 estratégias para aumentar as vendas

Dicas

Na maior parte do Brasil, o verão dura o ano todo. Por isso, empreender com sorvetes, uma delícia gelada amada por todo mundo, é sempre uma boa ideia. Entretanto, para ter sucesso, é preciso entender muito bem como trabalhar o marketing para sorveteria

Afinal, as estratégias de marketing de sorvete ajudam a trabalhar com os canais na internet para divulgar os produtos e criar uma aproximação maior com os clientes.

Mas como utilizar o marketing de sorvete na empresa? Como funciona o marketing para sorveteria? Como atrair clientes para uma sorveteria? 

Acompanhe este guia para encontrar as respostas para essas perguntas, e veja 11 estratégias de marketing para sorveteria para colocar em prática no seu negócio.

Boa leitura!

O que é e como funciona o marketing de sorvete?

Como o próprio nome sugere, o marketing de sorvete são ações de divulgação desse produto, que atraem os clientes e valorizam a marca de uma sorveteria.

Assim, é possível saber como atender à necessidade do mercado e criar uma base de consumidores para o produto, focando principalmente na experiência do cliente.

O marketing de sorvete pode ser feito utilizando as redes sociais para a divulgação dos produtos e da loja, além de emails marketing e campanhas na própria loja. Além disso, as ações promocionais são ótimas maneiras de criar conexão com o público.

Importância do marketing de sorvete

O marketing de sorvete é o meio pelo qual a sorveteria consegue se diferenciar do mercado, estabelecendo uma identidade própria e apresentando seus diferenciais ao consumidor. 

Para isso, o marketing auxilia na construção de uma marca forte, que gera reconhecimento e facilita a atração e lealdade dos clientes. 

Logicamente, esses fatores impactam diretamente nas vendas e na rentabilidade do negócio. 

Em adição, ajudam a criar uma experiência memorável, o que pode transformar clientes em embaixadores da marca, promovendo o negócio de forma orgânica.

As principais vantagens do marketing nesse segmento são:

  • Se destacar no mercado;
  • Estabelecer a identidade do negócio;
  • Melhorar o atendimento do cliente;
  • Alcançar mais consumidores;
  • Aumentar as vendas;
  • Comunicação mais eficiente com o público;
  • Fortalecimento de marca;
  • Fidelização dos clientes.

Leia também: Como fidelizar clientes? 10 dicas infalíveis

Como fazer marketing para sorveteria?

Marketing para sorveteria: veja 11 estratégias para aumentar as vendas

Agora que você já sabe o que é marketing de sorvete e suas vantagens, está na hora de saber sobre as estratégias para utilizar o marketing e montar um plano de venda para a sua sorveteria.

Confira a seguir 11 estratégias de marketing e dicas para se destacar e aumentar as vendas na sorveteria.

1. Criação de sabores

Uma das funções do marketing é despertar o interesse e curiosidade do público por uma experiência nova. Como estamos falando de sorvete, nada mais eficiente do que criar e divulgar novos sabores. 

Lançar sabores novos e únicos ajuda a atrair mídia espontânea e criar burburinho nas redes sociais, gerando publicidade gratuita. Uma outra dica é aproveitar datas sazonais e lançar sabores relacionados a elas. 

Além disso, sabores exclusivos diferenciam a sorveteria da concorrência e atraem novos clientes que buscam experiências únicas. 

Essa estratégia também fomenta a fidelização, pois os clientes reconhecem o negócio como inovador e podem retornar para experimentar as próximas novidades. 

2. Presença nas redes sociais

Marketing para sorveteria: saiba como as redes ajudam

O mundo hoje é digital, e as redes sociais são um dos principais ambientes utilizados pelas pessoas para se informarem sobre outras pessoas, assuntos diversos e, claro, conhecer negócios.

Então, de nada adianta ter um negócio bem estruturado, com sabores de sorvete deliciosos, se a marca não está presente nas redes sociais. E, mais que isso, é preciso ter um perfil ativo por lá. 

Por isso, tente fazer postagens diárias e bem produzidas sobre os sorvetes, os novos sabores e as novidades.

Considere contratar um profissional experiente em marketing digital para sorveteria e em redes sociais, para gerar conteúdos interessantes, e aproveitar as tendências como oportunidades para o negócio. 

3. Email marketing

O e-mail marketing pode ajudar na divulgação das campanhas da sua empresa, especialmente porque, nesse caso, você pode segmentar os seus clientes em diferentes listas, de acordo com as preferências e características de cada um. 

Com isso, você consegue enviar e-mails mais assertivos e personalizados, com mais chances de conversão.

Além disso, você pode nutrir os seus contatos com conteúdos relevantes e novidades sobre a sorveteria.

4. Feedback e avaliação dos clientes

Os feedbacks e avaliações dos consumidores medem tanto a qualidade dos produtos quanto a do serviço e avaliam o nível de satisfação em relação a eles.

Além disso, são uma das principais referências utilizadas por possíveis novos clientes que decidem visitar ou não a sua sorveteria. 

Por isso, é importante sempre priorizar por oferecer um bom serviço, e alinhar a comunicação e os processos da empresa, caso seja necessário.

5. Degustações e eventos

Uma boa estratégia para sorveterias é oferecer degustações como parte do atendimento, pois assim os clientes experimentam os produtos e escolhem aqueles que realmente gostam na hora de comprar. 

Outra sugestão é pensar em eventos, que favorecem o engajamento com a comunidade local e a construção de uma base de clientes leais. Também são oportunidades de criar conteúdo envolvente para redes sociais.

Leia também: Personalização de embalagem: como diferenciar o seu negócio?

6. Decoração atrativa

Alguns empreendedores não se importam tanto, mas uma decoração bem pensada também faz parte do marketing em uma sorveteria. Isso porque cria um ambiente convidativo que estimula os clientes a entrarem e ficarem mais tempo no estabelecimento — consumindo, é claro. 

Outro bom motivo é que um espaço visualmente agradável promove o compartilhamento nas redes sociais, o que, nada mais é que marketing orgânico para o negócio. 

Além disso, um ambiente bem decorado se alinha à identidade da marca e fortalece o reconhecimento da sorveteria pelos clientes.

7. Delivery

Embora a pandemia já tenha acabado, o consumidor brasileiro continua pedindo entregas de comida em casa, o que virou um hábito para mais de 60% da população.

Por isso, além de ampliar o alcance do negócio, o serviço de entrega se adapta às tendências de consumo modernas, melhorando a competitividade da sorveteria no mercado.

Mas fique atento(a): além de fazer o marketing para delivery, é preciso investir em embalagens de qualidade, capazes de manter os sorvetes cremosos e gelados na medida certa! 

Inclusive, aproveite para conferir quais são e como escolher a melhor embalagem para sorvete delivery

8. Programa de fidelidade

Outra forma de incentivar o retorno dos clientes é trabalhar com programas de fidelidade. Entretanto, para oferecê-los, faça uma análise de quais são as melhores formas de estruturar essa estratégia e colocar em prática.

Muitos estabelecimentos têm o costume de entregar pequenos cartões fidelidade aos clientes. A técnica, embora funcionasse no passado, não faz tanto sucesso hoje em dia, na era digital. 

Então, uma dica é enviar uma mensagem de agradecimento pelo WhatsApp com a novidade sobre o programa de fidelidade, ou mesmo com um cupom de desconto.

9. Promoções sazonais

Todo mundo adora uma promoção, ainda mais perto de datas comemorativas, como o Dia das Crianças, Natal e Semana do Cliente.

Por isso, analise os produtos que têm maior demanda, faça promoções para atrair mais pessoas e fidelizar clientes.

Para isso, escolha os melhores lugares para divulgar as promoções, analisando os canais que são mais interessantes e estratégicos para a sua empresa.

Você pode divulgar as promoções pelas redes sociais, mensagens pelo WhatsApp ou anúncios de sorvete.

10. Conheça a concorrência

Conhecer a concorrência permite analisar e entender as práticas de mercado, identificar pontos fortes e fracos, e reconhecer nichos e oportunidades inexploradas.

Em outras palavras, isso capacita a sorveteria a oferecer produtos ou serviços superiores, ajustar preços de forma competitiva e inovar em campanhas promocionais.

Como consequência, ajuda a sorveteria a se destacar, atrair mais clientes e aprimorar constantemente sua proposta de valor.

11. Embalagens personalizadas

Marketing para sorveteria: quais embalagens usar

Em uma empresa, que tem o lucro como um de seus objetivos principais, otimizar os processos e gastos é um objetivo constante. 

Uma forma de fazer isso em uma sorveteria é investir para que as embalagens tenham outra responsabilidade, além de acomodar o sorvete: marketing! 

Para isso, a dica é investir em potes de sorvete personalizadas com a logomarca, informações de contato, frases inspiradoras, ou mesmo personalizadas de acordo com o sabor, ou com datas comemorativas. 

Uma terceira função possível para as embalagens é tornar o negócio sustentável, deixando de usar embalagens com materiais prejudiciais ao meio ambiente, e adotando um posicionamento responsável e sustentável com embalagens biodegradáveis

Assim, além de ajudar na preservação do meio ambiente, o negócio ainda atrai os clientes que apoiam a causa.

Se você quer utilizar embalagens sustentáveis na sua sorveteria e contribuir com a sustentabilidade, conheça as embalagens biodegradáveis da Pixpel.

Conclusão

Investir em marketing para sorveteria é fundamental para quem quer alavancar as vendas e ter uma comunicação mais assertiva com os consumidores.

Portanto, é preciso fazer marketing de sorvete e sair na frente dos concorrentes, por meio dos tópicos mencionados anteriormente.

As 11 estratégias apresentadas neste guia ajudam a aumentar a visibilidade da marca, criar uma experiência única para o cliente e, por fim, impulsionar as vendas. 
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