Lâmpada com ilustrações de exemplos de sustentabilidade num fundo com plantas

Sustentabilidade nas empresas: 7 dicas para implementar no seu negócio!

Dicas

Está procurando entender mais sobre como implementar a sustentabilidade nas empresas? Ótima notícia!

Com o mundo todo falando sobre consciência ambiental, os negócios que adotam medidas sustentáveis têm ganhado cada vez mais visibilidade.

De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), 87% dos brasileiros dão preferência às empresas com práticas sustentáveis.

Além disso, 70% deles relatam não se importar em pagar mais para comprar em negócios com projetos de sustentabilidade.

Sendo assim, percebe-se que investir em práticas sustentáveis serve tanto para preservar o meio ambiente quanto para conquistar novos clientes.

Mas você saberia dizer quais são as principais práticas de sustentabilidade nas empresas?

Para te ajudar, preparamos este conteúdo com 7 exemplos para você começar a adotar hoje mesmo e transformar seu negócio sustentável. Acompanhe até o final!

O que é sustentabilidade para as empresas?

A sustentabilidade empresarial é o conjunto de políticas, ações e práticas para promover uma atuação empresarial mais consciente e reduzir seus impactos ambientais e sociais.

Nesse sentido, qualquer processo envolvido com decisões econômica e socialmente responsáveis faz parte de uma estratégia de sustentabilidade nas organizações.

O objetivo principal é encontrar uma maneira de se obter lucros sem comprometer o meio ambiente e as condições de vida da população.

É importante ressaltar que o posicionamento sustentável de uma empresa exige desde a criação de planos táticos até a execução operacional.

Além disso, o conceito de sustentabilidade empresarial também deve incluir o incentivo aos funcionários.

Ou seja, além de ter que pensar em formas de uso consciente dos recursos naturais, quem está na gestão também precisa desenvolver uma consciência sustentável em toda a equipe.

A boa notícia é que, apesar de não ser uma tarefa simples a princípio, a sustentabilidade nas empresas costuma oferecer bons resultados em um curto espaço de tempo.

Vamos falar um pouco mais sobre isso no tópico a seguir. Confira!

Importância da adoção de ações de sustentabilidade nas empresas

Eis um fato: tanto no Brasil como em todo o mundo, empresas e organizações engajadas com causas socioambientais têm sido cada vez mais classificadas positivamente pelos consumidores.

Segundo um levantamento da empresa norte-americana Johnson Controls, 9 em cada 10 empresas com ações de sustentabilidade relatam ganhos na reputação de suas marcas.

Além disso, 86% delas também reconheceram melhorias na aquisição e fidelização dos clientes, enquanto 83% perceberam crescimento das receitas.

Mas além da preservação dos recursos naturais e conquista de novos clientes, os efeitos de uma prática sustentável nas empresas também são percebidos em diversos setores.

Ainda de acordo com a pesquisa da Johnson Controls, algumas outras vantagens percebidas pelas empresas sustentáveis foram: 

  • Maior eficiência (96%);
  • Melhor conformidade (95%);
  • Redução de desperdícios (90%);
  • Melhor recrutamento e retenção de talentos (90%).

Viu só como o investimento em melhorias de sustentabilidade nas empresas oferece retornos bastante positivos?

Se você não quiser ver seu negócio ficando para trás no mercado, focar em atender a essa demanda é fundamental.

Leia também: Empresa B: O Que É, Como Funciona E Como Tornar-Se Uma!

Como aplicar sustentabilidade em uma empresa? 7 bons exemplos

Funcionários dando as mãos com uma planta em projetos de sustentabilidade nas empresas

Até aqui, já deu para você entender a enorme importância do desenvolvimento sustentável para as empresas.

Mas afinal, como aplicar a sustentabilidade em uma empresa na prática?

Para te ajudar a começar, listamos os 7 melhores exemplos de projetos de sustentabilidade nas empresas para você adotar em seu negócio. Confira abaixo!

1. Embalagens sustentáveis

As embalagens são o principal elemento para chamar a atenção dos consumidores e impulsionar a venda de um produto.

À primeira vista, essa informação serve apenas para a criação de designs atrativos, criativos e condizentes com a identidade visual da marca e o tipo do produto vendido.

No entanto, se estamos falando de sustentabilidade nas empresas, as embalagens acabam assumindo um papel ainda mais importante.

Segundo estudo publicado na revista científica Nature Sustainability, o plástico representa cerca de 80% do lixo existente nos oceanos.

Nesse sentido, não há como sua empresa ser considerada sustentável se ela contribui para um dos maiores problemas ambientais produzindo embalagens plásticas. Por isso, evite o uso de copos plásticos no seu negócio.

Ao invés disso, porque não investir em embalagens sustentáveis e reforçar a imagem positiva que seus potenciais clientes estão buscando?

Usando embalagens sustentáveis, como as vendidas no site da Pixpel, sua empresa colabora com o meio ambiente e ainda fortalece a própria marca com modelos 100% personalizáveis. 

Confira aqui na Pixpel: copos de papel brancos ou personalizados, potes de papel, copos e potes kraft, talheres biodegradáveis (garfos de madeira, facas, colheres etc.), canudos de papel e muito mais!

2. Evitar desperdício de água e energia

A economia de água e energia nas empresas pode ser conquistada com ações básicas.

Apenas com a instalação de sensores de presença e torneiras inteligentes, por exemplo, é possível atingir uma economia de até 75% de energia elétrica e até 85% no consumo de água.

Por outro lado, dependendo do tamanho da sua empresa, talvez seja possível ir além, otimizando os processos de fabricação e a gestão de resíduos.

Como mostra um estudo do Instituto FSB Pesquisa, 9 de cada 10 empresas pesquisadas promovem práticas de gestão de resíduos e ações para reduzir o desperdício de água e energia.

O levantamento foi realizado com executivos de 500 médias e grandes empresas industriais, e pode servir de exemplo para gestores de empreendimentos menores.

Se essa não é uma realidade dentro do seu negócio, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo, não acha?

3. Escolher bons fornecedores

Imagine que você é dono de uma empresa de cosméticos naturais e se esforça bastante para criar uma imagem sustentável no site e redes sociais da empresa.

Tudo está indo bem. Com o passar do tempo, sua empresa já é considerada “ecofriendly” e está se tornando a preferida dos consumidores.

Mas, de uma hora para outra, vaza a informação de que o fornecedor das suas embalagens está envolvido com a poluição de um rio responsável por abastecer toda uma cidade.

Percebe que, mesmo após todo aquele esforço, não há como preservar a imagem do seu negócio em meio a toda essa situação negativa?

Para evitar surpresas, dê preferência a fornecedores que compartilham da mesma preocupação com o cuidado do meio ambiente.

4. Seguir a agenda da sustentabilidade

A Agenda 2030 é um plano de ação global lançado pela ONU que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas para promover uma vida digna no planeta.

Os objetivos e metas são integrados e podem ser colocados em prática por governos, pela sociedade civil e pelo setor privado.

Que tal conferir a Agenda 2030 na íntegra e descobrir quais ações de sustentabilidade nas empresas seu negócio pode começar a colocar em prática?

5. Criar uma estratégia de sustentabilidade

Ilustração de árvores com uma indústria em branco demonstrando como funciona a sustentabilidade ambiental nas empresas

Para conseguir atingir os objetivos de sustentabilidade nas empresas, é importante seguir um planejamento estratégico.

Esse documento deve ser usado para nortear as ações do seu negócio em todas as suas áreas.

Por esse motivo, deve ser bastante detalhado e abranger:

  • Pontos positivos e negativos do negócio e sua área de atuação;
  • Análise de mercado, comparando o negócio com os concorrentes e buscando diferenciais;
  • Avaliação de processos internos, incluindo desde a parte administrativa até a operacional;
  • Definição de objetivos de curto, médio e longo prazo, baseados na realidade e porte da empresa.

6. Fazer reciclagem

Para incentivar a reciclagem no ambiente de trabalho, é importante que sua empresa tenha um local apropriado (e de fácil acesso) para o depósito de diferentes tipos de materiais, como:

  • Papel;
  • Plástico.
  • Vidro;
  • Metal;
  • Lixo Orgânico.

Mas vale ressaltar: o esforço será inútil caso não haja um planejamento que garanta o destino correto para cada um dos resíduos.

Por isso, entre em contato com os responsáveis pela coleta de materiais recicláveis da sua cidade para programar como será feita a retirada.

7. Promover transparência

Já pensou em divulgar para o público quais ações de sustentabilidade já foram adotadas pela sua empresa e quais objetivos ainda precisam ser alcançados?

Essa é uma boa forma de demonstrar comprometimento por parte da sua empresa.

Uma outra estratégia também pode ser a conquista de selos e certificações de empresas sustentáveis.

Quando fornecidos por instituições sérias, eles ajudam a garantir para o público que sua empresa busca se desenvolver enquanto segue processos ambientalmente corretos.

E você, já decidiu qual dessas dicas vai procurar colocar em prática primeiro no seu negócio?

Confira as opções de copo de papel sustentáveis da Pixpel e contribua para tornar sua empresa mais responsável com o meio ambiente!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é a sustentabilidade nas empresas e qual a importância de posicionar seu negócio como uma marca amiga do meio ambiente.

Sem dúvidas, uma empresa que busca se tornar sustentável precisa estar atenta desde o começo da sua linha de produção até o final do ciclo de vida útil dos seus produtos e embalagens.

Apesar disso, apenas algumas mudanças já podem contribuir consideravelmente para a promoção de mais sustentabilidade nas organizações.

Gostou do conteúdo sobre sustentabilidade nas empresas? Deixe um comentário com sua opinião e visite o nosso site para conhecer mais sobre as embalagens sustentáveis Pixpel!

Leia também: Greenwashing: O Que É? Exemplos E Como Evitar

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