Impacto dos canudos no meio ambiente: confira dados e alternativas

Impacto dos canudos no meio ambiente: confira dados e alternativas

Sustentabilidade

Todos sabemos o quanto o plástico tem se consolidado como o inimigo número 1 da sustentabilidade — e, seguindo essa pauta, o impacto dos canudos no meio ambiente, quando derivados do plástico, é tão nocivo quanto apenas o material em si.

Essa matéria da Revista Pesquisa apresenta um dado alarmante: por ano, o Brasil lança cerca de 3,44 milhões de toneladas de lixo plástico no mar, o que inclui garrafas PET, sacolas plásticas, e os terríveis canudos de plástico.

Justamente pela sua facilidade de descarte, e por ser um produto que não possui utilidade depois do seu uso, o canudo descartável, feito de plástico, está sempre presente na coleta seletiva, mas, infelizmente, na destinação errada.

Os prejuízos à natureza são gigantescos; mas, com a conscientização correta e políticas públicas eficazes, são reversíveis.

É justamente sobre esse impacto que queremos falar hoje!

A equipe Pixpel, como grande representante desse movimento verde nas empresas, traz aqui um conteúdo completo sobre o impacto dos canudos no meio ambiente, além de apresentar alternativas ao uso dos canudos descartáveis.

Acompanhe a leitura abaixo para saber tudo sobre esse tema!

Afinal, qual o impacto dos canudos no meio ambiente?

O processo de uso de descarte dos canudos é caracterizado por dois extremos.

Estima-se que a vida útil de um canudo de plástico seja de, em média, 4 minutos; no entanto, ele pode levar até 400 anos para se decompor no planeta!

Ou seja: você pega um canudo para tomar um refrigerante ou um milkshake, usa ele por pouquíssimo tempo, e depois descarta para que ele permaneça na natureza por gerações.

Além do longo tempo de decomposição, os canudos feitos de plástico são comumente descartados de forma irresponsável pela grande parte da população, isso no mundo todo, o que traz graves consequências para o meio ambiente.

Eles chegam aos lagos e rios, além de serem ingeridos por animais marinhos quando chegam ao oceano.

Ainda, o impacto é grande, de forma prejudicial, ao solo: em seu longo processo de decomposição, o canudo de plástico libera produtos químicos na terra, que fazem mal para os animais, para as plantas e, também, para nós humanos.

Por que usar canudos de plástico faz mal ao meio ambiente?

Como citamos, o descarte irresponsável dos canudos feitos de plástico é extremamente prejudicial à natureza.

Esse processo de decomposição que libera toxinas no meio ambiente é chamado de microplástico, que é uma variação do plástico ainda mais perigosa do que o seu estágio inicial, em uma perspectiva sustentável.

O prejuízo também chega para a vida marinha: como os animais que vivem nos rios e mares não diferenciam plástico de alimentos benéficos a eles, acabam ingerindo lixo, o que, na maior parte das vezes, resulta na morte de peixes e diversos outros animais aquáticos.

Onde os canudos são proibidos?

Afinal, qual o impacto dos canudos no meio ambiente?

Com a grande pressão de movimentos ambientalistas e políticas que defendem a preservação da natureza, bem como a destinação correta do lixo produzido, os danos e o impacto dos canudos no meio ambiente passaram a ser condenados em muitos países.

A União Europeia e seus países integrantes, desde 2021, proíbe o uso de talheres, pratos, copos, e até cotonetes com hastes de plástico em seus territórios; a decisão veio depois de vários anos com a UE sendo o maior exportador de lixo plástico do mundo.

No Canadá, também já é vetado o uso de garrafas e sacolas plásticas; o mesmo já acontece com a Indonésia, que descontinuou o uso e distribuição de sacolas de plástico convencional no país.

Na Tanzânia, assim como em outros países africanos, as sacolas plásticas também são proibidas — e as consequências para o descumprimento dessa norma pode gerar multas e até 2 anos de prisão.

Aos poucos, em um efeito dominó desencadeado pelo movimento de muitos países desenvolvidos, o mundo vai reconhecendo os danos causados pelos canudos de plástico, buscando diminuir a quantidade de lixo plástico produzido pelos humanos.

Aqui no Brasil, vários estados já aplicam multas para estabelecimentos que ainda fornecem canudos de plástico, e a proposta é que, nos próximos anos, todo o território do país proíba o uso de canudos plásticos.

Quais são as alternativas ao plástico?

Justamente pela necessidade de reduzir o uso de plástico e, consequentemente, o descarte irresponsável desse material tão nocivo, bem como diminuir o impacto dos canudos no meio ambiente, que a tecnologia começou a investir em alternativas para esse utensílio.

Listamos algumas delas, logo abaixo:

Canudo de papel

Com um processo de biodegradação muito mais fácil, e menos nocivo ao meio ambiente, os canudos de papel são uma das principais alternativas aos canudos tradicionais.

Nas mais variadas cores e com muitas possibilidades de personalização, esses canudos foram adotados principalmente por empresas do ramo alimentício.

Canudos comestíveis

O mercado também já conta com a possibilidade de canudos comestíveis!

Esses canudos podem ser feitos dos mais diversos tipos e ingredientes: macarrão, arroz, e os mais conhecidos: os canudos feitos de biscoitos tipo waffer.

Canudo de vidro

Outra forma de reduzir o impacto dos canudos no meio ambiente é investir em alternativas como o canudo de vidro.

Esse tipo de canudo é reutilizável, bem mais durável, além de ser portátil e ter se tornado uma espécie de acessório em determinados nichos.

Canudos metálicos

Impacto dos canudos no meio ambiente: dados e alternativas

Os canudos de metal também são outra boa alternativa aos canudos tradicionais.

Assim como os de vidro, eles são reutilizáveis, e ainda mais resistentes, uma vez que a maioria é feita de aço inox ou aço cirúrgico, com versões também feitas em alumínio.

Saiba como comprar canudo de papel

Quer adotar uma postura mais sustentável para a sua empresa? A Pixpel ajuda você na aquisição de canudos de papel!

Nossos canudinhos de papel estão nas versões de 5mm e 8mm, em pacotes de 100 unidades, para você garantir o melhor custo-benefício comprando no atacado, além de receber um produto de qualidade.

Nossa entrega é rápida e feita para qualquer região do Brasil!

Vamos melhorar o mundo juntos? A Pixpel quer ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável: venha conversar conosco!

Conclusão

No artigo de hoje, você conferiu tudo sobre o impacto dos canudos no meio ambiente, e interessantes alternativas a esses utensílios de forma a continuar fazendo uso dos canudos, mas sem causar tantos danos à natureza.

Procurando por mais dicas sustentáveis? Pixpel tem um blog repleto de conteúdos interessantes: vem acompanhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *