Essencial para o crescimento do seu negócio, saber como fidelizar clientes é a chave para que a sua empresa prospere e se torne referência no seu nicho.
A fidelização nada mais é do que uma experiência de compra tão satisfatória, que faz com que o cliente sinta vontade de voltar a fazer negócio com a marca.
E isso se torna um benefício além do retorno: o cliente fidelizado divulga a sua marca, trazendo mais pessoas interessadas e fazendo um marketing positivo e totalmente gratuito.
Em suma, fidelizar clientes é um investimento com grande potencial de retorno.
Mas, se você buscou por esse artigo, é porque ainda não sabe como fidelizar clientes de forma assertiva, certo?
A Pixpel está aqui para te ajudar!
Preparamos uma lista com 10 dicas infalíveis para você fidelizar seus clientes e prosperar o seu negócio.
Acompanhe até o final e boa leitura!
Por que fidelizar clientes é importante?
Temos certeza que, independentemente da área de atuação do seu negócio, você deseja que a sua marca seja sempre reconhecida e se torne a primeira opção entre o seu público.
É aí que está a importância da fidelização de clientes.
De acordo com pesquisa da GS Ciência do Consumo, o tíquete médio do cliente fidelizado aumentou em 6,77% em 2021, contra um recuo de 3,51% dos clientes não fidelizados.
Isso mostra que, além de os clientes fidelizados voltarem a comprar, eles ainda compram mais, mostrando a confiança depositada na empresa e a preferência pela marca.
Não só no quesito financeiro, o cliente fidelizado contribui para os mais diversos segmentos do seu negócio.
Geralmente são esses os clientes que interagem mais nas redes sociais, respondem pesquisas e dão sugestões e, claro, divulgam o seu produto sem você precisar investir nesse marketing.
Viu como a fidelização de clientes só traz vantagens?
Dicas de como fidelizar clientes com estratégias simples
O processo de fidelização de clientes não precisa ser uma tarefa que demande muito da rotina do seu negócio, nem precisa competir com os demais segmentos dentro da empresa.
No geral, com estratégias simples, é possível iniciar uma gestão que priorize uma boa experiência para o consumidor, e que resulte na fidelização de clientes de uma maneira muito assertiva.
Confira abaixo algumas dicas simples de seguir:
1. Padronizar o atendimento
Para garantir que o seu cliente seja sempre bem atendido, não importa o vendedor ou profissional envolvido, o atendimento deve ser padronizado.
Garantir que o atendimento da sua empresa preze sempre pela satisfação do seu público é zelar pela imagem da sua marca, além de ajudar em como fidelizar o cliente.
Isso porque, de acordo com pesquisa publicada pela Forbes, 30% dos clientes que passaram por uma experiência de compra ruim, tendem a compartilhar isso nas redes sociais.
Assim, dedicar-se a oferecer um atendimento pautado no profissionalismo e nas necessidades do seu público aumenta as chances de fidelização.
2. Manter o relacionamento com o cliente
Investir em uma comunicação ativa, que faça o seu cliente se sentir importante e querido, também faz parte de como fidelizar clientes com estratégias simples.
Estamos vivendo na era da comunicação, essencialmente, e o público consumidor demanda cada vez mais por um contato mais efetivo e impessoal em uma compra, mesmo que não seja tão próximo.
Isso quer dizer: tirar dúvidas sobre os produtos e serviços, ter uma conversa com o vendedor, ser respondido nas redes sociais e situações afins.
Por isso, investir nos variados canais de comunicação e manter uma relação cordial e prestativa com o seu cliente influencia diretamente na fidelização dele.
3. Apostar na sustentabilidade
Pode não ser o primeiro tópico a se pensar quando o assunto é como fidelizar clientes, mas acredite: a sustentabilidade tem um papel fundamental nesse processo.
Isso porque, como indica essa pesquisa publicada pela revista Exame, o público consumidor se preocupa cada vez mais com empresas que adotam essa postura de impacto positivo ao meio ambiente.
Logo, empresas sustentáveis e que trazem a preocupação com questões ambientais na sua comunicação acabam atraindo mais clientes.
Uma boa sugestão nesse tópico é fazer uso de embalagens sustentáveis na sua empresa, integrando cada vez mais atitudes ecologicamente corretas nos processos do seu negócio.
Confira as opções de embalagens sustentáveis da Pixpel e ganhe pontos com a sua clientela!
4. Crie um programa de fidelidade
Outra boa opção de como fidelizar clientes é desenvolver um bom programa de fidelização, de acordo com a proposta do seu negócio.
Com um público cada vez mais exigente, e um mercado ainda mais competitivo, é importante investir em práticas de fidelização que sejam originais e cativantes ao cliente.
Ou seja: o cartão fidelidade ficou no passado!
5. Ofereça cupons de desconto e vantagens
Todo cliente gosta de uma boa promoção – e, conquistar o seu público por meio de agrados que oferecem descontos são sempre uma boa iniciativa.
Cative seu cliente oferecendo descontos na semana do aniversário, ou alguma vantagem por assinar a newsletter da sua loja, ou até mesmo frete grátis em uma compra recorrente.
Isso faz com que o cliente se sinta querido e, com vantagens diversas, ele dificilmente procura pela concorrência.
6. Mantenha uma comunicação humanizada
Mas do que apenas se comunicar com o seu público, o tom dessa comunicação também tem forte apelo em como fidelizar clientes.
E, quando falamos em uma comunicação humanizada, estamos nos referindo a um posicionamento acessível e empático para com o seu público.
Busque sempre por uma maneira descomplicada de falar com o seu cliente, fazendo se sentir próximo da sua marca e confortável em tirar dúvidas e fazer solicitações.
7. Peça feedbacks
Ninguém melhor do que o seu cliente para dizer se as estratégias da sua empresa estão dando certo, não é mesmo?
Pedir feedbacks é interessante para que você mantenha o que está dando certo e mude práticas para melhorar ainda mais a experiência do cliente.
Além disso, incentivar seus clientes a avaliar positivamente a sua marca também trabalha de maneira assertiva a sua imagem com os potenciais clientes.
8. Mantenha uma identidade visual forte
Mostrar o conceito da sua marca e consolidar a presença dela no meio digital é uma boa forma de fidelizar seus clientes.
Todo cliente valoriza um bom branding e, também, poder receber brindes com a identidade da empresa.
Nesse tópico, uma agência de marketing pode ajudar, trabalhando em uma identidade visual que seja a cara da sua empresa e ajude a alavancar suas vendas.
9. Tenha presença nas redes sociais
Uma comunicação ativa nas redes sociais também contribui com a fidelização do seu cliente.
Investir em um perfil com o qual o seu público se identifique, com imagens divertidas, assuntos interessantes e alinhados com a proposta do seu negócio é uma forma de mostrar autenticidade e originalidade.
10. Personalize as embalagens
Quando a gente recebe uma encomenda ou um pedido que vem embalado de forma personalizada, a gente se encanta com o carinho e o esforço da marca, certo?
Por isso, investir em embalagens personalizadas para as suas vendas é uma forma de, também, fidelizar os seus clientes.
Personalize embalagens sustentáveis com a Pixpel e ganhe clientes apaixonados pela sua marca!
Conclusão
Agora você já sabe como fidelizar clientes e contribuir com o crescimento do seu negócio de maneira muito rentável!
Saber aplicar estratégias de fidelização é um grande diferencial para a sua empresa, que pode consolidar um público sempre recorrente e que indica para outras pessoas que comprem também.
Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!
Para mais dicas de empreendedorismo, acesse o blog da Pixpel.
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