Os copos descartáveis geram um impacto negativo grande ao ecossistema ambiental. Muitos deles, inclusive, vão parar nos mares.
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE) estimou que eles fazem parte dos 12 milhões de toneladas de plástico que acabam nos oceanos.
Por isso, a redução de copos descartáveis e a cultura de adaptação a outras opções se tornaram uma missão para muitas empresas e organizações.
Vemos campanhas por aí com o intuito de conscientizar as pessoas e reverter esse quadro.
Para avançar nesse assunto, é preciso entender melhor como substituir o copo descartável na empresa e como oferecer alternativas efetivas.
Saiba mais no resto deste conteúdo!
Substituir o copo descartável na empresa: saiba a importância
Milhões de copos descartáveis são usados por ano. A maioria deles é descartada de forma errada, nos locais errados. Então, acabam criando um impacto negativo no meio ambiente.
Em 2020, foram descartados cerca de 12,35 milhões de toneladas de plástico, segundo relatório da ABRELPE. Boa parte disso vai parar em aterros/lixões ou nos oceanos.
Nos oceanos, eles geram um impacto enorme no ciclo de vida dos animais. Geram resíduos tóxicos que se misturam aos alimentos dos animais, o que mata muitos deles e intoxica vários também.
Nos aterros, os copos e outros plásticos contribuem com a poluição do ar e prejudicam a respiração dos seres humanos.
Além disso, esses copos são difíceis de serem reciclados. Não geram um bom retorno, então não representam vantagem para as empresas do setor.
Outro ponto é que copos descartáveis de plástico são produzidos de fontes não renováveis, como o petróleo. São feitos em massa para atender a demandas enormes e possuem um ciclo de vida muito curto — são usados e logos descartados.
Assim, o ciclo é de cada vez mais itens sendo gerados e jogados em locais inadequados, com prejuízos tanto na produção quanto no descarte.
Leia também: A Diferença Entre Um Canudo Biodegradável E Um Normal [Guia + Dicas]
Entenda quanto tempo demora para se decompor um copo descartável
Para decomposição, um copo descartável de plástico precisa de cerca de 200 a 400 anos. É muito tempo gerando problemas ao ecossistema, aos animais e às pessoas.
A ideia principal de evitar o uso desses materiais é buscar opções que demorem menos tempo para a degradação.
Para além do gesto, inspira uma nova visão de mundo
Outro ponto é a mudança na visão de mundo e na cultura. A substituição desses itens inspira o foco na sustentabilidade, bem como o cuidado com as futuras gerações.
Quando uma empresa se engaja nessa luta, ela se torna um vetor para outras empresas e pessoas. Traz a discussão à tona, ajuda a quebrar as objeções e incentiva o uso de outros tipos de produtos.
Quando a empresa faz isso, as pessoas seguem e começam a agir nessa mesma direção. As campanhas ajudam a conscientizar a todos, em um efeito dominó.
Assim, é possível associar o nome da marca à sustentabilidade e à responsabilidade com o planeta.
Como substituir o copo descartável na empresa
Você já entendeu a importância dessas campanhas contra copos descartáveis e materiais de plástico. Agora entenda como substituir o copo descartável na empresa.
Copos de papel biodegradáveis
Uma das opções é o copo de papel biodegradável. Trata-se de uma alternativa produzida com materiais renováveis e com um processo de descartabilidade mais rápido. Em cerca de meses, ocorre a degradação devida deste produto.
Além disso, é possível criar copos personalizados e também potes de papel personalizados com a inserção da sua marca nesses itens. Isso é essencial para fortalecer o branding e associar a sua marca às práticas de cuidado ao meio ambiente.
Adote uma caneca ou um copo no trabalho
Vale citar também o uso das canecas no ambiente corporativo. As canecas são trazidas de casa e podem ser mantidas durante um dia inteiro, como algo pessoal mesmo.
Para esse tipo de produto, é preciso contar com um espaço preparado para lavagem, uma vez que serão reutilizados constantemente durante o dia.
Aqui é interessante reforçar o uso dos dois: canecas e copos biodegradáveis, principalmente para eventos com um alto número de pessoas de fora da empresa.
Nesse caso, você ainda oferece mais de uma opção para substituir bem os copos de plásticos descartáveis comuns.
Campanha de redução de copos descartáveis
Como falamos, essa tem sido uma luta de muitas organizações e empresas. Temos universidades, órgãos municipais e marcas com campanhas de redução de copos descartáveis.
Com as ações, vemos a discussão sobre os efeitos positivos disso e sobre o cenário negativo que se busca evitar, de forma a conscientizar as pessoas e promover o cuidado como uma cultura.
Exemplos interessantes são a campanha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Mato Grosso.
Você sabia? Em SP já há uma lei que proíbe copos descartáveis!
Em 2019, começou uma lei em São Paulo para proibir produtos descartáveis. Se aplica a hotéis, bares, restaurantes, padarias, bem como espaços de eventos.
O objetivo é estimular o uso das opções biodegradáveis, com soluções que sejam mais respeitosas ao meio ambiente.
Conheça mais práticas sustentáveis para adotar!
Em harmonia com a redução dos copos descartáveis, a empresa pode trabalhar com outras ações sustentáveis. Os pilares da sustentabilidade devem fazer parte do DNA de cada companhia.
Uma delas é a instalação de postos de coleta seletiva, que ajudam na coleta do lixo para endereçamento ao local adequado. Também vale mencionar o cuidado com recursos escassos, como a água e a energia elétrica.
Outro ponto é o descarte correto do lixo eletrônico, que contém materiais pesados que são tóxicos ao ambiente quando descartados de forma equivocada. O gerenciamento desses produtos torna os esforços de proteção e preservação efetivos.
Leia também: Talheres Biodegradáveis: Por Que Vale A Pena Utilizar E Onde Comprar
Conclusão
Entender melhor como substituir o copo descartável na empresa é essencial para proteger o meio ambiente. Com esse cuidado, a empresa consegue gerar um impacto no mercado, conscientizar seus clientes e desenvolver um branding forte.
As opções de substituição são inúmeras. É possível adotar canecas, copos de outros materiais e até produtos personalizados como os copos de papel personalizados. O trabalho com a cultura depende de ações e campanhas específicas e geram resultados sólidos.
Aos poucos, vamos construindo um mundo melhor para nossa geração e para as futuras.
Excelente artigo. Muito esclarecedor. Muitos dos aspectos citados não eram do meu conhecimento.
Fiquei estarrecido com o tamanho do problema que criamos ao usar os copos de plástico.
Obrigado pela longa pesquisa e e pela forma que foi apresentado.
Muito esclarecedor e preocupante. Precisamos para ontem, começar a conscientizar as pessoas no nosso trabalho, na nossa casa, nossos filhos, nossas crianças para que se tornem pessoas melhores e que preservem e cuidem da natureza. Os dados são alarmantes, misericordia. Chega de blá blá blá, precisamos agir.