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Marketing para gelaterias: 5 dicas para fazer o seu negócio bombar

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Em um país tropical como o Brasil, abrir um negócio no ramo dos gelados é sempre uma boa ideia, seja uma loja tradicional ou pelo delivery. Por isso, uma opção que tem feito sucesso é o gelato, uma versão italiana do sorvete tradicional, que conquista os paladares mais exigentes. 

Mas para que o negócio realmente faça sucesso, os empreendedores precisam saber como fazer um bom marketing para gelaterias.

Afinal, muito além da qualidade e sabor dos produtos, é preciso pensar nas maneiras pelas quais seus clientes serão atraídos e só então conquistados pelo paladar. 

Mas como utilizar o marketing para gelaterias? Quais são as principais estratégias para atrair clientes para uma gelateria?

Neste artigo, você confere 5 dicas para alavancar seu negócio no ramo dos gelados. Continue a leitura e descubra como usar o marketing a seu favor para aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.

Como fazer marketing de gelateria?

O marketing para gelaterias consiste na aplicação de ações de divulgação do negócio e dos produtos, com o objetivo de atrair os clientes e valorizar a marca. Para isso, o conhecimento  e planejamento das estratégias de marketing é o fator mais importante.

Nesse sentido, é fundamental elaborar uma pesquisa de mercado, definir o público-alvo e criar uma identidade de marca forte e autêntica. Isso ajudará a direcionar as ações e a se destacar da concorrência.

Também é importante ter em mente que é necessário trabalhar tanto o marketing tradicional quanto o digital, com ações em ambos os cenários. 

Ou seja, é recomendado utilizar ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, anúncios online, além de ações presenciais como promoções, eventos e parcerias com outras empresas.

Qual o lucro de uma gelateria?

O lucro de uma gelateria varia de acordo com diversos fatores, como localização, custos operacionais e estratégias de marketing. Mas, em média, a margem de lucro do ramo gira em torno de 30% a 40%.

Essa margem é válida para sorveterias e gelaterias. Em todo caso, com mais de 11 mil empresas, o setor movimenta mais de R$ 14 bilhões por ano no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). 

Como fazer uma gelateria bombar?

Para fazer uma gelateria bombar e atrair uma grande clientela, é importante considerar diversas estratégias que abrangem não só o marketing, mas também a qualidade do produto e o atendimento ao cliente.

Em outras palavras, o empreendedor precisa garantir domínio e controle sobre todos os aspectos do negócio, com uma estratégia muito bem sucedida e produtos de qualidade. 

Afinal, seria um péssimo cenário investir mundos e fundos em marketing se a multidão de clientes atraídos ao seu negócio vai se frustrar com o seu produto ou atendimento, não é mesmo?

Por isso, planejamento é a ordem para ver o seu negócio deslanchar com sucesso!

5 Dicas para alavancar as vendas de uma gelateria

Agora que já vimos uma ideia geral do marketing para gelaterias e a importância de planejar com cuidado, chegou a hora de conferir algumas ações práticas que você pode adotar para alavancar as vendas do seu negócio. Acompanhe!

1. Estratégias de marketing digital para gelaterias

O mundo já é digital, e as redes sociais são um dos principais ambientes utilizados pelas pessoas. 

Por isso, é praticamente uma obrigação das empresas fazer um bom trabalho de divulgação e interação com os clientes nos perfis da gelateria nas redes, além de investir em anúncios focados no público alvo.

Outras opções importantes são o investimento em estratégias como SEO, para aparecer em uma boa posição nas buscas do Google, e email marketing, para desenvolver relacionamento com o cliente e enviar promoções exclusivas.

2. Identidade visual de embalagens e design de loja

A identidade visual é fundamental para qualquer negócio, e nas gelaterias não é diferente. Ela representa a personalidade da sua marca e deve estar presente em todos os seus materiais, desde o logotipo até as embalagens.

E por falar nelas, as embalagens são o primeiro contato que o cliente tem com o seu produto. Por isso devem ser bonitas, práticas e ter a sua identidade. Afinal, isso faz parte da experiência do consumidor com seu gelato e com sua marca. 

Além disso, priorize opções sustentáveis, feitas com materiais reciclados ou biodegradáveis – como as da Pixpel – para contribuir com o meio ambiente e causar uma boa impressão nos seus clientes.

Leia também: Veja a importância do design de embalagens e as vantagens para empresas

3. Promoções sazonais e programa de fidelidade

As promoções sazonais são uma ótima maneira de atrair novos clientes e aumentar as vendas em sua gelateria. 

Você pode criar promoções para datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, além de eventos locais da região ou períodos específicos do ano, como início do verão.

Outra boa ideia para fidelizar seus clientes e garantir a recorrência é criar um programa de fidelidade. Ofereça benefícios para os clientes que compram com frequência na sua gelateria, como descontos, brindes e acesso a produtos exclusivos.

4. Degustações e eventos promocionais

No segmento de gelatos, a degustação é bastante adotada. Afinal, é uma estratégia de marketing que permite que os clientes experimentem os produtos antes de comprar, e por isso tenham uma melhor experiência de compra. 

Outra dica é pensar em eventos promocionais, que também são ótimas maneiras de atrair novos clientes e gerar buzz em torno da gelateria. Você pode organizar eventos temáticos, oferecer descontos especiais ou até mesmo realizar concursos e sorteios.

Leia também: 7 Principais vantagens da embalagem de papel

5. Parcerias com outros negócios

Fazer parcerias com outros negócios é uma ótima maneira de expandir seu alcance e conquistar novos clientes para sua gelateria. 

Você pode se associar a outros negócios complementares, como cafés, restaurantes e mercados, para oferecer seus produtos a um público mais amplo.

As parcerias podem ser de diferentes tipos:

  • Vender seus produtos em outros estabelecimentos;
  • Criar produtos em conjunto, como gelato de café ou brownie com gelato, por exemplo;
  • Promover eventos juntos, como degustações ou festivais.

Saiba como as embalagens sustentáveis e personalizadas da Pixpel podem ser o diferencial que sua gelateria precisa para melhorar a experiência do cliente

Conclusão

O mercado de gelatos é competitivo, mas com as estratégias certas, sua gelateria consegue se destacar e conquistar o público. As 5 dicas que você viu neste artigo são um bom ponto de partida para você começar a colocar em prática.

Lembre-se: a chave para o sucesso está na qualidade dos seus produtos, no planejamento das estratégias de divulgação e na atenção ao cliente, além da sua criatividade e inovação! 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog da Pixpel para conferir outros assuntos relacionados. 

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