Folha

Iniciativas Sustentáveis que você precisa conhecer! Confira exemplos 

Sustentabilidade

Como nunca antes, as iniciativas sustentáveis estão protagonizando o posicionamento estratégico de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte. 

Assim, para além do desempenho econômico-financeiro, as empresas passam a incorporar critérios e indicadores de sustentabilidade à estratégia de negócio. 

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2023 apontou que 47% da indústria brasileira atua ativamente para inovar em processos que consideram o impacto ambiental e social. 

O estudo também revela que 30% das empresas têm planos assim em execução, enquanto 17% estão com projetos aprovados e prontos para serem iniciados. 

À medida que os efeitos da crise climática se acentuam, a sociedade civil pressiona por mais mudanças e a adoção de um posicionamento ético. 

Como consequência, a tendência é que a porcentagem de empresas apostando nas iniciativas sustentáveis aumente consideravelmente. 

No artigo de hoje, nós vamos falar sobre práticas sustentáveis e sua importância. 

Também vamos conhecer exemplos práticos, tanto para cidadãos, quanto para pequenos e médios negócios. 

Acompanhe! 


O que são iniciativas sustentáveis?

As iniciativas sustentáveis são ações ou projetos que buscam suprir as necessidades do presente momento sem comprometer as gerações futuras.

Ou seja, são práticas que consideram o desenvolvimento e o avanço socio-econômico garantindo a sobrevivência e qualidade de vida das gerações contemporâneas e futuras. 

Essas ações tentam equilibrar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, promovendo a preservação de recursos naturais, redução de impactos ambientais e melhoria da qualidade de vida. 

Vale ressaltar que esse conceito não é importante apenas para a vida humana, mas também a outras espécies, e toda forma de vida. 

Qual a importância das ações sustentáveis?

Pessoas segurando flor na mão

Como vimos, o grande objetivo das ações voltadas para a sustentabilidade é garantir um futuro possível para as próximas gerações

Mas não se trata apenas disso. Vamos conferir alguns tópicos específicos que apontam quais são algumas das importâncias das práticas sustentáveis:

  • Preservação Ambiental: as iniciativas priorizam a conservação dos recursos naturais, protegendo ecossistemas e a biodiversidade;
  • Redução de Impactos: minimizam o impacto negativo das atividades humanas no planeta, como mudanças climáticas e escassez de recursos;
  • Equidade Social: promovem a equidade social ao considerar a justiça econômica, a inclusão social e o respeito aos direitos humanos em práticas comerciais e sociais;
  • Eficiência Econômica: estimulam a eficiência econômica, práticas empresariais responsáveis, e promovem a economia circular, o que contribui para reduzir custos a longo prazo; 
  • Saúde Humana: ajudam a melhorar a qualidade de vida e a saúde humana, reduzindo a exposição a substâncias tóxicas.

Conheça 5 práticas sustentáveis

Seja você um empresário, empreendedor ou apenas um cidadão em busca de colocar a sua conscientização em prática, selecionamos 5 exemplos de ações sustentáveis. 

Reciclagem

Uma das iniciativas sustentáveis mais importantes entre todas, a reciclagem é uma forma de reduzir a quantidade de lixo que vai para os lixões e aterros sanitários

Infelizmente, o Brasil ainda não é uma grande referência nesse tema. Por isso, é importante difundir cada vez mais os benefícios da reciclagem e como fazer isso. 

Para reciclar, é importante separar o lixo corretamente. Lembre-se que os materiais recicláveis são divididos em cinco grupos:

  • Papel e papelão: embalagens, jornais, revistas, caixas, etc.
  • Plástico: garrafas, sacolas, embalagens, etc.
  • Metal: latas, tampinhas, etc.
  • Vidro: garrafas, potes, etc.
  • Orgânicos: restos de alimentos, podas de árvores, etc.

💡Leia mais sobre o assunto: Reciclagem No Brasil: Conheça Os Materiais Mais Reciclados

Economia de energia

A queima de combustíveis fósseis para a geração de energia elétrica é o principal contribuinte para a emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono, metano, e outros.

Por isso, economizar energia é ajudar a prevenir a alta emissão de gás carbônico lançado na atmosfera — fator determinante para o agravamento dos problemas climáticos. 

Isso vale para a sociedade civil, mas principalmente para as empresas e indústrias. 

Por isso, é importante usar a energia de forma inteligente. 

Desligar luzes quando não precisamos delas ligadas, usar lâmpadas eficientes e aparelhos de baixo consumo são maneiras de economizar energia.

Uso consciente da água

Você sabia que o Brasil desperdiça cerca de 40% de toda a água potável captada? 

Esse dado é alarmante, especialmente quando consideramos que mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável

Por isso, mais do que nunca, é importante adotar iniciativas que buscam não apenas reduzir o desperdício mas principalmente fazer o uso consciente desse recurso finito. 

Por exemplo, em empresas, é possível adotar sistemas de coleta e reaproveitamento da água da chuva, ou instalar torneiras com acionamento automático. 

Mobilidade sustentável

Arvores

O conceito de mobilidade sustentável nada mais é do que a escolha por formas de se locomover que não causem tanto impacto ambiental. 

O uso de bicicletas, transporte público, carros elétricos ou compartilhar caronas são opções mais ecológicas quando comparadas com o uso de carros particulares movidos a combustíveis fósseis.

Lembre-se que o uso de automóveis é prejudicial em diversas escalas. 

Afinal, depende da extração de recursos naturais em sua produção, uso, e também no desuso — já que os carros simplesmente não desaparecem ao se tornarem obsoletos.

Consumo responsável

O simples ato de pensar antes de comprar é uma forma de introduzir o consumo consciente. 

Além do preço monetário, é importante considerar também o preço que os produtos que compramos cobram do meio ambiente e da sociedade.

Assim, uma maneira de ser um consumidor mais responsável é investir em produtos eco-friendly, ou seja, que não causam tanto impacto ambiental em sua produção, uso e descarte. 

Saiba mais sobre como ser um consumidor responsável: Dia Do Consumo Consciente: 7 Dicas Para Fazer A Diferença!

Reduzir o consumo de plástico

Todos nós sabemos que o plástico é um dos grandes vilões da preservação ambiental. 

Segundo a ONU, a produção global de resíduos plásticos atinge a impressionante marca aproximada de 300 milhões de toneladas ao ano.

Os efeitos do plástico no solo, oceanos e na saúde humana são adversos — muitos deles já conhecidos, outros ainda estão sendo estudados. 

Mas hoje em dia, com as opções biodegradáveis disponíveis no mercado, não há desculpas para continuar consumindo o plástico.

Além disso, quando possível, investir em itens reutilizáveis é a principal maneira de combater o plástico. 

O que são as trocas sustentáveis?

Copo de papel

Você sabe o que é a troca sustentável? Essa atitude tão simples pode ser bastante efetiva no combate ao desperdício e à poluição. 

Troca sustentável nada mais é do que trocar bens ou serviços por outros de valor equivalente, sem o uso de dinheiro

Um exemplo muito simples são os brechós, em que as pessoas podem devolver peças do vestuário que não têm mais interesse e trocar por outras. 

Dessa maneira, é possível renovar o armário sem incentivar a produção de novas roupas e o impacto ambiental e social que essa produção causa.

Outras maneiras de estabelecer trocas sustentáveis são:

  • Trocar produtos de higiene pessoal ou limpeza por outros que tenham o mesmo uso;
  • Substituir fontes de energia em casa ou na empresa; 
  • Substituir o uso de copos de plásticos por copos de papel (biodegradáveis);
  • Montar uma composteira em casa ou em negócios como restaurantes e lanchonetes.

Conheça as embalagens biodegradáveis da Pixpel e dê adeus ao plástico. Adote essa medida sustentável no seu negócio! 

Conclusão

No artigo de hoje, você viu o que são e as muitas importâncias das iniciativas sustentáveis para empresas e sociedade civil. 

Além disso, desde a reciclagem, até o consumo consciente, vimos exemplos de práticas sustentáveis que podem efetivamente proporcionar um impacto positivo no planeta. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe! 

Se você gosta de ficar bem informado com dicas sobre práticas sustentáveis para empreendedores, empresas e demais interessados, visite o blog completo da Pixpel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *