Os copos descartáveis são itens muito comuns no nosso dia a dia. Seja os copos de isopor, plástico ou papel, esses itens estão presentes em eventos, restaurantes, cafeterias e são uma opção prática e rápida para consumir bebidas.
No entanto, cada um desses copos, à sua maneira, oferece algum impacto no meio ambiente — positivo ou negativo.
No artigo de hoje, vamos compreender os impactos dos copos de isopor, plástico ou papel, e qual a melhor escolha para indivíduos e negócios preocupados com sustentabilidade e indicadores ESG.
Boa leitura!
Índice:
- Afinal, o que é melhor: copo de isopor, plástico ou papel?
- Como fazer escolhas conscientes?
- Entenda os diferenciais da Pixpel
Afinal, o que é melhor: copo de isopor, plástico ou papel?
Para fazer melhores escolhas, precisamos compreender de forma efetiva as características e impactos do copo de isopor, plástico ou papel. Confira a seguir:
Copo de isopor: características e impacto
Você sabia que o copinho de isopor do café pós almoço pode simplesmente nunca desaparecer? É que o tempo de decomposição do isopor é considerado indeterminado por muitos fabricantes.
Um agravante é que a reciclagem ainda não é uma solução; os copos de isopor são muito leves, e por isso não são tão atrativos para a reciclagem. Isso significa que boa parte desses copos são simplesmente descartados no meio ambiente.
Outro fator negativo é que itens feitos de isopor são produzidos a partir do estireno, substância que é liberada ao entrar em contato com líquidos quentes — como o café.
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) afirmou que estudos epidemiológicos sugerem vínculo entre a exposição ao estireno e o aparecimento de problemas de saúde, e um aumento no risco de leucemia e linfoma.
Copo de plástico: poluição e desafios
Apesar de ser considerado leve, em termos dos impactos ambientais, o copo de plástico carrega consigo um peso significativo.
Segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos), no Brasil, a população consome diariamente 720 milhões de copos descartáveis, dos quais apenas 1,2% é reciclado.
Um agravante é que grande parte desse material não é reciclado devido à falta de atratividade para as empresas do setor.
Consequentemente, os copos de plástico são descartados de forma indiscriminada, contribuindo para a poluição do solo e da água, além de representar um desperdício de recursos naturais.
Em resposta a essa preocupação, governos e organizações em todo o mundo estão lutando pelo fim do uso de copos de plástico.
Em 2021, a União Europeia proibiu o uso de plástico de uso único em seu território, e no Brasil, a cidade de São Paulo proibiu os descartáveis de uso único, incluindo os copos de plástico.
Copo de papel: a escolha mais sustentável
O copo de papel se destaca como uma excelente alternativa aos copos de isopor e plástico, que são prejudiciais ao meio ambiente.
Sua crescente popularidade ao longo dos anos reflete uma escolha sustentável, uma vez que envolve o uso de matéria-prima biodegradável.
Além disso, a produção é mais simples e menos onerosa. Confira alguns motivos que tornam os copos de papel a opção mais sustentável:
- Biodegradabilidade: podem se decompor naturalmente no meio ambiente ao longo do tempo. Isso reduz o acúmulo de resíduos e evita a poluição de aterros sanitários e oceanos;
- Reciclabilidade: feitos de material reciclável, facilitam a reciclagem e o reaproveitamento para produzir novos produtos de papel;
- Menor Impacto Ambiental na Produção: a produção geralmente tem um impacto ambiental menor do que a produção de copos de plástico, especialmente porque plásticos são derivados de petróleo;
- Fontes Sustentáveis: muitos fabricantes de copos de papel obtêm a matéria-prima de fontes sustentáveis, como florestas geridas de forma responsável, ou seja, não contribuem para o desmatamento;
- Vantagens estratégicas: investir em copos de papel pode melhorar a reputação da empresa e proporcionar uma vantagem competitiva em um mercado voltado para a sustentabilidade.
Como fazer escolhas conscientes?
Fazer escolhas conscientes é fundamental para promover um estilo de vida mais sustentável e responsável — seja no cotidiano pessoal, ou mesmo nas estratégias de negócio.
Abaixo, sugerimos algumas escolhas conscientes simples e fáceis de adotar. Confira:
1. Evite copos, talheres e canudos de plástico ou isopor
Evitar copos, talheres e canudos de plástico ou isopor é uma ação importante para reduzir o impacto ambiental negativo desses itens.
Por isso, opte por alternativas mais sustentáveis e biodegradáveis. Na sua vida pessoal, invista em copos reutilizáveis, talheres de metal ou bambu, e canudos reutilizáveis de aço inoxidável ou vidro.
Já em festas, eventos, ou mesmo no dia a dia do seu negócio, ofereça copos, talheres e canudos de papel, que são opções descartáveis e biodegradáveis.
2. Leve sua própria sacola de compras
Carregar uma sacola reutilizável ao fazer compras é uma prática simples e muito eficaz para evitar o uso de sacolas plásticas descartáveis — também bastante prejudiciais ao meio ambiente.
Vale lembrar que muitos estabelecimentos oferecem descontos para clientes que trazem suas próprias sacolas, o que incentiva a prática.
3. Prefira recipientes de vidro ou metal
Escolher recipientes de vidro ou metal em vez de plástico descartável para armazenar alimentos e bebidas é uma opção mais sustentável.
Especialmente porque esses materiais são duráveis, podendo ser reutilizados além de serem mais fáceis de reciclar.
Eles também são seguros e não liberam substâncias químicas prejudiciais presentes em alguns plásticos.
4. Participe de iniciativas de limpeza
Participar de iniciativas de limpeza, como mutirões de limpeza de praias, parques e rios, é uma forma prática de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Essas ações ajudam a recolher resíduos e sensibilizam as pessoas para os problemas da poluição.
5. Apoie empresas sustentáveis
Escolha apoiar empresas e fornecedores que adotam práticas sustentáveis em sua cadeia de produção e comercialização.
Procure por marcas que se comprometam com a responsabilidade ambiental, usem materiais reciclados ou recicláveis e tenham iniciativas de redução de pegada de carbono.
💡Leia também: Entendendo A Economia Circular: O Que É, Importância E Como Funciona
6. Eduque-se e conscientize os outros
Como nunca antes, a educação sobre as causas ambientais é fundamental — e urgente!
Invista tempo em aprender sobre questões ambientais, sustentabilidade e as consequências do consumo irresponsável.
Para criar uma conscientização mais ampla e inspirar ações positivas, compartilhe esse conhecimento com amigos, familiares, parceiros e clientes.
Entenda os diferenciais da Pixpel
Oferecendo copos de papel biodegradável, a Pixpel tem o compromisso de reduzir o impacto ambiental causado pelos descartáveis de plástico e isopor.
Nosso objetivo é ajudar a sua empresa a ser mais consciente sobre sua responsabilidade e influência ambiental, e adotar uma postura mais responsável quanto ao uso de materiais poluentes.
Por isso, oferecemos as melhores soluções em copos de papel biodegradável do mercado!
E o melhor é que ainda ajudamos o seu negócio a conquistar vantagens estratégicas com a personalização dos seus copos e embalagens de acordo com as demandas do seu negócio.
Vamos juntos nessa causa? Conheça o catálogo de produtos da Pixpel e encomende seus copos de papel!
Conclusão
Em resumo, fazer escolhas conscientes exige compromisso e esforço, mas cada pequena ação conta para criar um impacto positivo no planeta.
No artigo de hoje você conferiu informações relevantes sobre os copos de isopor, plástico e papel, bem como seu impacto no meio ambiente.
Embora o copo de isopor e o de plástico tenham sido predominantes, sua prevalência causou impactos significativos no meio ambiente.
No entanto, optar por copos de papel é uma escolha mais sustentável, uma vez que esses copos são biodegradáveis, recicláveis e possuem um menor impacto ambiental em sua produção.
A transição para copos de papel representa um passo concreto em direção a um futuro mais verde e saudável. Nesse sentido, conte com a Pixpel — sua fornecedora de copos e embalagens de papel.
Para mais dicas e informações, acesse o blog da Pixpel e fique por dentro de temas como empreendedorismo, marketing e sustentabilidade.
Leia também: