Uma sacola retornável com talheres biodegradáveis, folhas verdes, garrafas de vidro, copos de papel e afins, representando como são feitas embalagens biodegradáveis

Como são feitas as embalagens biodegradáveis? Confira aqui!

Fique Sabendo

Você já se perguntou como são feitas as embalagens biodegradáveis?

Um conceito que ganha cada vez mais força, alinhado ao discurso de sustentabilidade adotado e praticado pelas empresas atualmente, fazer uso de embalagens biodegradáveis tem mudado a forma de consumo e descarte da maioria das pessoas.

Entretanto, muita gente não sabe como são feitas as embalagens, e nem como esse processo impacta menos o meio ambiente em vários níveis nessa escala de produção.

Para te deixar informado sobre esse tema, a Pixpel, especialista em embalagens biodegradáveis, preparou um conteúdo mais que especial.

Siga a leitura abaixo para conferir nosso guia completo e tirar todas as suas dúvidas.

O que são embalagens biodegradáveis?

Antes de saber como são feitas as embalagens biodegradáveis, é importante saber o que são essas embalagens.

As embalagens biodegradáveis são aquelas que contam com uma composição que se degrada de forma natural, no meio ambiente.

Isso ocorre por meio de processos orgânicos, que absorvem a embalagem sem causar danos à natureza.

O que é biodegradabilidade e reciclabilidade?

Conceitos importantes para entender como são feitas as embalagens biodegradáveis, a biodegradabilidade faz parte desse universo de medidas para preservar os ecossistemas.

Biodegradabilidade é a capacidade de degradação, biológica, de materiais orgânicos por organismos vivos.

Já a reciclabilidade é o que define a possibilidade de reciclagem de determinado produto.

Isso porque, muitas vezes, por conta de processos logísticos, dificuldade de coleta, alto custo de reciclagem e fatores afins, é difícil reciclar um produto – o que caracteriza uma baixa reciclabilidade,

Definições técnicas sobre embalagens biodegradáveis e compostáveis

É importante, também, conhecer as diferenças entre as embalagens biodegradáveis e as compostáveis – que não, não são a mesma coisa.

As embalagens biodegradáveis costumam se degradar em um curto espaço de tempo, levando cerca de um ano ou menos para desaparecerem depois do descarte pelo consumidor, mesmo sem nenhum tipo de tratamento especial.

Já as embalagens compostáveis são pensadas para que o seu descarte seja seguro para o planeta, e a embalagem resulte em compostos para o meio ambiente, adubando o solo, quando nas condições certas de umidade e calor.

Exemplos e tipos de embalagens biodegradáveis

Atualmente, a tecnologia já nos proporciona mais de um tipo de embalagem biodegradável, ampliando as possibilidades de uso, aquisição, e armazenamento do produto que vai na embalagem até o consumidor final.

Confira abaixo alguns desses exemplos, antes de sabermos como são feitas as embalagens biodegradáveis:

Embalagens de plástico PLA

O poliácido lático é o principal nome dos plásticos biodegradáveis para substituir o plástico convencional que conhecemos.

Apesar de não ser resistente a altas temperaturas e nem a fortes impactos, o plástico PLA tem se mostrado muito útil na fabricação de embalagens.

Esse material possui alto índice de reciclabilidade, pode ser compostado e garante muitas opções de usabilidade, quando em formato de embalagens.

Embalagens de papel e madeira

Diversos tipos de embalagens biodegradaveis de papel, como para batata frita, cachorro quente, garfos, comida oriental, embalagens fechadas etc

Foto: Shutterstock

A base de celulose, a embalagem de papel é outro exemplo de embalagem biodegradável.

Esse tipo de embalagem está no mercado há muito tempo, é fácil de ser reciclada e, mesmo se não for usada como compostagem, tem muitos usos em operações de reciclagem, quando no local correto da coleta seletiva.

As embalagens de madeira costumam ser feitas das madeiras provenientes de florestas de plantação e exploração consciente de eucaliptos, que contêm as fibras essenciais para a fabricação desse tipo de embalagem.

A Pixpel produz embalagens com esses materiais – e, se você deseja uma postura mais sustentável para a sua empresa, pode conferir aqui nossos produtos.

Embalagens de amido, polpa e fibras vegetais

Usando o milho como matéria prima, as embalagens de amido são favoritas na indústria de embalagens biodegradáveis, uma vez que os polímeros são de boa capacidade de moldagem, perfeitos para fabricação de tigelas, pratos, talheres e afins.

As embalagens de polpa e fibras vegetais também não ficam atrás: com seu alto teor de celulose, oferecem suporte para a fabricação de diversas embalagens, além de serem muito resistentes e feitas a partir de recursos 100% renováveis.

Como são feitas as embalagens biodegradáveis?

Feitas a partir de fontes naturais consideradas renováveis, as embalagens biodegradáveis são fabricadas com o uso de recursos que podem ser cultivados e renovados constantemente.

Toda a fabricação acaba sendo muito mais sustentável, não só do ponto de vista ecológico, mas do financeiro também.

A forma como é feita a embalagem biodegradável vai depender de qual dos tipos é escolhido.

Por exemplo: as embalagens feitas em PLA são produzidas por meio da fabricação biotecnológica do plástico, que ocorre pela fermentação de carboidratos.

Já as embalagens feitas de milho são fabricadas após a sua matéria-prima sofrer um processo de biossíntese pelas bactérias.

Leia também: Melhores Embalagens Para Comida Quente: Confira As Opções

Embalagens biodegradáveis para alimentos

No ramo alimentício, fazer uso de embalagens biodegradáveis demanda uma certa pesquisa, uma vez que não é qualquer tipo de embalagem que pode transportar e armazenar alimentos.

As embalagens biodegradáveis para alimentos devem ser feitas dos seguintes materiais:

  • camarão;
  • cogumelo;
  • fibra de coco;
  • plástico PLA;
  • casca de uva;
  • milho e bactérias;
  • bagaço de cana de açúcar;
  • revestimento de casca de tomate.

Sustentabilidade: embalagens biodegradáveis são sustentáveis?

Pessoa segurando um saco de papel pardo, que simboliza embalagens biodegradaveis ou sustentaveis

Foto: Shutterstock

Dentro das discussões de canais sustentáveis, as embalagens biodegradáveis são consideradas ótimas alternativas às embalagens convencionais, sendo um consenso geral de que são sustentáveis.

No entanto, existe uma discussão dentro desse tópico: para que as embalagens sejam verdadeiramente biodegradadas, elas precisam ser direcionadas para centrais de compostagem, e não para os aterros, como costuma acontecer.

Além disso, na coleta seletiva, elas costumam ir para o lixo comum, o que não facilita o processo de reciclagem.

Em suma, a falta de conscientização da população e o pouco investimento nas iniciativas de reciclagem e fabricação de embalagens biodegradáveis tornam todo o processo bem menos sustentável.

Quer conhecer as melhores embalagens sustentáveis do mercado? Confira o catálogo de produtos Pixpel: nós personalizamos as suas embalagens! Clique aqui para conhecer.

Conclusão

Agora você já sabe como são feitas as embalagens biodegradáveis e quais os impactos do uso delas nos ecossistemas.

Conscientizar a população para o uso dessas embalagens, bem como o descarte correto, é imprescindível para que as políticas sustentáveis do país sejam realmente efetivas e tragam bons resultados na preservação ambiental.

Quer mais dicas? Acesse o blog da Pixpel para conferir nossos conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *