Copos de papel kraft com impressão de embalagens personalizada escrito Pixpel, o nome da marca

Impressão de embalagens: confira os 8 principais tipos

Dicas

Você, empreendedor, que já pensou em personalizar as embalagens do seu negócio, com certeza ficou se perguntando qual o melhor tipo de impressão de embalagens, dos diversos disponíveis no mercado.

Isso porque cada tipo de impressão tem suas características específicas que diferem suas indicações de acordo com materiais de embalagem, durabilidade da impressão, cores, e vários outros critérios importantes.

Por isso, antes de decidir por qual impressão escolher, uma boa pesquisa é altamente recomendada – e a Pixpel, especialista em embalagens personalizadas, veio ajudar você com essa!

Preparamos um guia com os principais tipos de impressão para embalagem, para ajudar você a escolher o mais indicado para a sua empresa.

Acompanhe a leitura abaixo!

Quais são os tipos mais comuns de embalagens?

Potes coloridos com impressão de embalagens de cookie doce de leite, biscoito de tapioca goiabinha, bolo sabor chocolate e biscoito de tapioca de cocada

(Foto: Pixpel)

Antes de conhecermos os métodos de impressão de embalagens, é importante saber quais os tipos de embalagens mais usados nos diversos segmentos de transporte de produtos.

A classificação das embalagens varia de acordo com a sua função: conter o produto em questão, embalar a embalagem principal do produto, promover maior segurança no transporte, e diversas outras funcionalidades.

Os principais tipos de embalagens presentes no mercado são:

  • embalagem de vidro;
  • embalagem de isopor;
  • embalagem Tetra Pak;
  • embalagem de plástico;
  • embalagem de madeira;
  • embalagem de alumínio;
  • embalagem de papelão ou papel.

Principais tipos de impressão para embalagens

Seja para promover a sua marca, reforçar estratégias de identidade visual, diferenciar a sua empresa da concorrência, ou tudo isso junto, personalizar as embalagens do seu produto por meio da impressão é parte do marketing do seu negócio.

Esse diferencial, que pode ser feito nos mais diferentes tipos de embalagens, hoje em dia é cada vez mais comum, uma forma de trazer exclusividade para a sua empresa no meio dos produtos similares no mercado.

Quanto mais original for, melhor!

Máquina de impressão de embalagens

(Foto: Unsplash)

Confira, logo abaixo, os mais conhecidos tipos de impressão para embalagens:

Impressão offset

Um dos mais utilizados hoje no mercado, a impressão offset consiste na repulsão natural entre água e tinta para performar, com eficiência, a impressão escolhida.

Esse tipo de impressão é um dos mais ágeis em termos de produção, agradando empresas que demandam grandes quantidades de tiragens.

Ainda, a impressão offset pode ser feita em todos os tipos de gramaturas de papéis e de plásticos flexíveis, também, e possui uma matriz plana que dispensa relevos para a fixação da impressão.

Impressão digital

Para pequenas tiragens e cópias coloridas com um menor custo, a impressão digital é uma das mais indicadas para as empresas.

Com uma qualidade bem similar à impressão offset, a impressão digital ainda é versátil, sendo muito usada para a impressão de adesivos e etiquetas, essencial para lacrar embalagens e sacolas.

Em demandas que não são em grandes quantidades, mas peças de larga escala, como banners, a impressão digital é, também, a mais recomendada.

Rotogravura

Perfeita para a impressão em plásticos, metais, tecidos e papelão, a rotogravura tem um papel de destaque na produção de embalagens personalizadas.

Ela é, também, muito indicada para grandes tiragens (se você busca por um melhor custo-benefício no investimento), e oferece melhores resultados na qualidade quando em superfícies de menor gramatura.

A rotogravura, ainda, conta com um processo de impressão ágil, de secagem rápida, e de muita resistência na tiragem impressa nesse método.

Hot-stamp

Apesar de não ser um tipo de impressão de embalagens em si, o hot-stamp é uma das técnicas favoritas quando a demanda é o acabamento nas embalagens.

Parecido com um carimbo, o processo hot-stamp funciona com o aquecimento de uma peça de alto relevo, que logo depois é pressionada contra a superfície que deve ser impressa, separada da peça por uma camada metálica.

O hot-stamp é um método muito utilizado para convites, guia de eventos, e outros encartes que buscam um efeito metalizado e mais sofisticado.

Flexografia

Aqui, estamos falando do principal método de impressão de embalagens: a flexografia funciona por meio de uma matriz de fotopolímero, fixada em um cilindro que gira e transfere sua tinta para a superfície em questão.

A flexografia é uma técnica de alta velocidade de impressão, de secagem rápida e de grande versatilidade, indo bem em plásticos, laminados, papelão e outros materiais.

Tipografia

Já a tipografia é a impressão de diversas fontes de letras, de acordo com o assunto e objetivo do conteúdo escrito, que deve ser diagramado antes de ir para a impressão em um mockup bem definido.

Na impressão de embalagens, esse método é o que define a impressão dos nomes dos produtos, informações do encarte, e demais elementos de leitura presentes ali.

Tampografia

Realizando uma impressão indireta em baixo-relevo, a tampografia é um método antigo de impressão que vem sendo resgatado pela sua eficiência em impressões mais específicas.

Aqui, a tinta é transferida de uma chapa para a superfície a ser impressa com o auxílio de um tampão de silicone, que se molda para reproduzir uma imagem.

É ideal para embalagens que sejam côncavas ou convexas, e os resultados de aderência são bons nos mais variados tipos de materiais.

Serigrafia

Mais conhecida como silkscreen, a serigrafia é uma modalidade de impressão de embalagens que faz uso de uma tela impermeável de fios sintéticos muito finos para imprimir nas mais variadas superfícies com impressionante aderência.

É indicada para pequenas e largas tiragens e apresenta ótimo custo-benefício.

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Conclusão

Agora você já conhece os variados tipos de impressão de embalagens e quais os mais indicados para os diferentes tipos de materiais!

Seja qual for o segmento do seu negócio, contar com embalagens personalizadas é uma forma de cativar o seu público, consolidar a imagem da sua empresa no mercado, e ainda destacar o seu produto em meio à concorrência.

Uma estratégia de marketing que só traz vantagens!

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