Como abrir um negócio de açaí? Confira o passo a passo!

Como abrir um negócio de açaí: passo a passo para abrir uma loja de sucesso!

Dicas

Investir no ramo de alimentos é sempre uma boa ideia, uma vez que as chances de sucesso são ainda maiores do que em outras áreas do comércio: e, no artigo de hoje, vamos apresentar como abrir um negócio de açaí!

Essa sobremesa, famosa e tipicamente brasileira, é de origem do norte do país, onde o fruto do açaizeiro se popularizou e agora está presente em todos os cantos do Brasil, e já alcança, também, muitos estrangeiros em vários países!

O açaí é uma opção de alimento versátil, completa, que combina com diversos outros complementos, além de dar energia e ser muito saudável.

Com todos esses benefícios, não tem como a abertura de um negócio de açaí dar errado, certo?

Se depender apenas do carro-chefe, certamente não — mas abrir um negócio de sucesso requer planejamento, investimento, e boa gestão.

Para ajudar você nesse processo, a equipe Pixpel preparou um conteúdo especial, e te explica todos os passos para você saber como abrir um negócio de açaí próspero na sua região!

Acompanhe o artigo abaixo até o final e boa leitura!

Como abrir um negócio de açaí?

O mercado de açaí sempre tem uma alta demanda, e mesmo uma loja de açaí simples, ou uma loja de açaí pequena, pode ser o início de um negócio lucrativo e cheio de rendimentos para o empreendedor.

Além disso, não é preciso, necessariamente, uma formação específica para saber como abrir um negócio de açaí; é claro que cursos de administração ou gestão de negócios são bem-vindos, mas não são requisitos essenciais.

O investimento inicial também não é alto, o que acaba atraindo os interessados nesse tipo de negócio sem grandes reservas de capital.

Em suma, uma loja de açaí é uma possibilidade cheia de atrativos!

Para ajudar nos primeiros passos desse projeto, listamos logo abaixo alguns itens básicos que você deve se atentar na hora de começar a planejar o seu negócio de açaí; acompanhe:

Leia também: Marketing De Sorvete: 8 Dicas Para Aumentar As Vendas Da Sorveteria

1. Plano de negócios e planejamento

Colocar no papel tudo o que vai ser necessário nesse primeiro momento é fundamental para um start assertivo do seu negócio, levando em consideração que o que vai oficializar o seu negócio é a legalização dele.

Por isso, comece registrando o CNPJ da sua empresa, escolhendo para ela um nome fantasia que seja a cara do seu negócio e que possa ser identificado com facilidade pelo seu público!

Essa etapa exige um bocado de criatividade e ideias e, se você vai abrir a loja de açaí em parceria com mais alguém, o nome do estabelecimento deve ser um consenso entre os dois.

2. Localização estratégica

O local onde a sua loja de açaí vai ficar localizada vai influenciar diretamente o sucesso do seu negócio, afinal de contas, do que adianta uma loja que ninguém vai conseguir encontrar, não é mesmo?

Por isso, antes de escolher o ponto do estabelecimento, considere os seguintes critérios:

  • um bom fluxo de pessoas;
  • próximo a outras áreas comerciais;
  • um local onde seu público-alvo costuma frequentar.

Ainda, se for possível, considere a possibilidade de não haver muitos concorrentes próximos.

3. Infraestrutura e fornecedores

Uma dúvida comum sobre como abrir um negócio de açaí envolve, também, conhecer quais os principais equipamentos para loja de açaí.

Conferir uma lista completa com itens essenciais evita que a sua loja fique despreparada para atender os clientes, e garante sempre um serviço de qualidade.

Estão entre os itens indispensáveis para se ter em um negócio de açaí:

  • freezers;
  • micro-ondas;
  • refrigeradores;
  • balcões refrigerados;
  • utensílios de cozinha;
  • espremedores de frutas;
  • mobiliário específico para um estabelecimento de açaí.

Além disso, também é necessário investir em computadores para o caixa, uma boa internet, além de uma linha de telefone.

4. Cardápio e diferenciação competitiva

Se engana quem pensa que açaí é sempre a mesma coisa: e é justamente oferecendo diferenciais que vai ser possível fidelizar o seu público!

Certifique-se de apresentar um cardápio original, com muitas opções de complementos e combinações para deixar o açaí ainda mais saboroso.

Também é importante se atentar para clientes com restrições alimentares: ofereça opções sem lactose, com menos teor de açúcar, além de alternativas veganas.

Investir em embalagens personalizadas também destaca o seu negócio da concorrência: confira as opções de personalização de copos e potes aqui na Pixpel!

5. Marketing e branding

Entenda como abrir um negócio de açaí

Já que falamos sobre a importância de destacar a sua marca, é fundamental destacar que o seu negócio precisa ser lembrado, e a forma mais eficaz de conquistar esse reconhecimento do seu público é por meio de ações de marketing e de branding.

Crie perfis nas redes sociais, mantenha-os atualizados com posts e novidades acerca do seu negócio, além de sempre interagir com o seu público.

6. Gestão financeira

Uma boa organização financeira do seu negócio vai determinar a prosperidade dele e, para isso, é fundamental acompanhar de perto a contabilidade da loja.

Essa atividade demanda muita atenção e cuidado, além de uma análise do mercado para avaliar os preços aplicados pela concorrência, para manter o seu negócio na mesma margem de lucro.

7. Atendimento ao cliente

Um atendimento de qualidade é o que vai, também, garantir a satisfação dos seus clientes — e um cliente satisfeito é um cliente que sempre volta.

Capacite a sua equipe para oferecer um bom atendimento, além de buscar sempre por fontes de feedback e de melhora para o seu estabelecimento.

A apresentação visual da sua loja e o cuidado com a higiene do local também fazem parte desse tópico, por isso, atente-se a esses detalhes!

8. Dica extra: compreenda todo o processo de produção do açaí!

Apenas conhecendo bem o seu produto é que você vai poder oferecer serviço de qualidade, e isso inclui entender como funciona a produção do açaí!

Conhecendo o processo de cultivo de extração, além de melhores práticas de preparo e armazenamento do fruto, você consegue trabalhar novas técnicas e sabores que vão contribuir para o crescimento do seu negócio, além de ser um grande diferencial!

Como abrir um negócio de açaí de forma simples e econômica

Como abrir um negócio de açaí: passo a passo para abrir uma loja

Citamos acima que abrir um negócio de açaí não demanda grandes investimentos iniciais, o que é verdade.

Por se tratar de um mercado promissor, também existe uma ampla rede de suporte, sendo mais fácil encontrar fornecedores de qualidade e demais itens que são fundamentais para a infraestrutura.

Além disso, considerar a possibilidade de abrir uma franquia também é uma ideia interessante!

Esse modelo de negócio já oferece uma marca estabelecida, além de oferecer maiores chances de crescimento.

Mercado de açaí no Brasil

De acordo com dados da Compre Rural, o mercado de produção e venda de açaí é muito promissor aqui no país.

O fruto é conhecido como “ouro roxo”, e gera mais de 3 bilhões para o Brasil, e segue conquistando admiradores no mundo todo.

Pensando em como abrir um negócio de açaí? Deixe que a gente cuida das suas embalagens personalizadas! Confira aqui o catálogo da Pixpel.

Conclusão

E então, tudo certo sobre como abrir um negócio de açaí?

Se mostrando um mercado cada vez mais rentável, esse tipo de negócio no ramo de alimentos pode ser o sucesso que você procura na perspectiva empreendedora!

Quer mais dicas? Acesse aqui o blog da Pixpel e fique sempre atualizado com nossos conteúdos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *