importancia da embalagem

Entenda a importância da embalagem e conheça soluções inovadoras

Aplicações

De certa forma, todo empreendedor ou empresário que trabalha com vendas de produtos compreende a importância da embalagem. 

Além de cumprir suas funções básicas, como proteger os produtos e simplificar o consumo ou utilização, a escolha da embalagem também representa o primeiro contato do usuário com o produto físico. 

E esse impacto inicial pode influenciar significativamente as vendas, seja de forma positiva ou negativa.

Mas há um pouco mais que isso; em um mundo onde os consumidores estão cada vez mais atentos, a embalagem também revela muito sobre como o negócio se destaca em outros contextos: diferenciação dos concorrentes, e posicionamento em temas como sustentabilidade e responsabilidade social. 

Considerando esses e outros fatores, continue a leitura para entender melhor a importância da embalagem para qualquer negócio.

Qual é a principal função de uma embalagem?

A principal função de uma embalagem é proteger o produto que ela contém. Essa proteção deve ser completa, desde o armazenamento e manuseio no local de produção até o uso final pelo consumidor.

Mas, na prática, a embalagem cumpre outras duas funções importantes. Assim, podemos dizer que as três principais funções de uma embalagem são: proteger o produto, atrair e fidelizar clientes e apresentar informações técnicas sobre o produto.

Afinal, uma embalagem bem projetada não apenas protege o conteúdo, mas também comunica valores e preocupações da marca, bem como orientações e detalhes sobre o que ela contém.

Entretanto, quando bem projetadas, as embalagens podem fazer bem mais do que isso. 

Qual é a importância da embalagem?

Muito além da proteção e segurança do produto, as embalagens cumprem um papel importante na decisão de compra do consumidor. 

De acordo com uma pesquisa da Two Sides Brasil, 99% dos consumidores são influenciados pelas embalagens na hora de escolher um produto.

Então, um bom design de embalagem é fundamental para auxiliar a decisão de compra dos consumidores, com elementos visuais e informações claras. 

Além disso, comunica a marca de forma eficiente, transmitindo valores, história e identidade visual aos consumidores – fatores que também influenciam a compra e o envolvimento com a marca. 

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

mulher segurando embalagem de comida

Além dos fatores citados anteriormente, estamos em um momento em que a sustentabilidade deixou de ser tema apenas das salas de reunião das grandes corporações. 

Agora, mesmo os pequenos empreendedores percebem que uma escolha consciente pela utilização de embalagens biodegradáveis é uma postura de responsabilidade ambiental e social que reflete diretamente no negócio – e no meio ambiente. 

Um exemplo disso é a preferência por embalagens de papel, apontada por 40% dos entrevistados na mesma pesquisa da Two Sides. Isso porque esse tipo de embalagem é mais facilmente reciclada, ou, quando descartada, tem um menor impacto ambiental. 

Outro dado relevante é de uma pesquisa da Union + Webster em parceria com a Fiep, que revelou que 87% dos consumidores brasileiros preferem empresas que sejam sustentáveis, e 70% estão dispostos a pagar mais por isso.

Inovação e tecnologia nas embalagens da Pixpel

Quando o tema é embalagens sustentáveis, é preciso citar a Pixpel! Afinal, a marca é líder em embalagens sustentáveis e personalizáveis, e também investe continuamente em desenvolvimento e inovação para oferecer soluções cada vez mais eficientes e ecológicas.

A Pixpel conta com soluções que respondem à decomposição natural sem deixar resíduos nocivos ao meio ambiente, além de opções facilmente recicláveis. 

Além disso, é importante citar a personalização – com técnicas de produção atualizadas – que representam um ganho importante para pequenos, médios e grandes negócios. 

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre personalização de embalagens

Quais as vantagens da embalagem?

Já exploramos a importância da embalagem como algo que vai além da simples proteção do produto; ela é uma ferramenta estratégica que impacta na decisão de compra, na percepção da marca e na experiência do cliente. 

Sendo assim, vamos conhecer melhor suas vantagens: 

1. Marketing e branding

As embalagens personalizadas de forma estratégica são ferramentas poderosas de mídia, marketing e branding. Ou seja, elas não apenas carregam o produto, mas também a identidade da marca. 

Afinal, um bom design de embalagem é capaz de contar a história da marca, reforçar sua mensagem e estabelecer uma conexão emocional com os consumidores. 

2. Diferenciação e competitividade

Se você pisar em um supermercado com olhos mais atentos não vai ser difícil notar que o mercado está saturado de opções – que em quase nada se diferenciam umas das outras. 

Então, as embalagens de alta qualidade e especialmente inovadoras são uma forma de se destacar e chamar a atenção do público certo.

Essa é uma medida estratégica para aumentar a competitividade e o destaque da marca frente aos concorrentes.

3. Fidelização de consumidores

Finalmente, as embalagens que desempenham suas funções com excelência têm mais chances de fidelizar os consumidores. 

Afinal, esse aspecto tem tudo a ver com a experiência do cliente com o produto, seja ele qual for. 

Isso vale especialmente para embalagens sustentáveis. A fidelização vem do reconhecimento de que a marca compartilha e pratica os mesmos princípios ambientais que o consumidor valoriza. Então, a probabilidade de fidelização é maior. 

Outro aspecto que vale mencionar é que cada um desses benefícios se aplica perfeitamente a diferentes modelos de negócio, incluindo o mercado de delivery

Como escolher a embalagem ideal para seu negócio?

embalagens

Como já deve ter ficado claro, a escolha da embalagem é essencial para o sucesso de um negócio. Então, essa decisão não deve ser negligenciada e merece tanta atenção quanto o próprio produto. 

Veja algumas dicas para escolher a melhor embalagem para o seu negócio: 

  • Conheça seu público-alvo: compreenda as preferências e necessidades do seu público para projetar embalagens atrativas;
  • Avalie a adequação ao produto: a embalagem deve proteger o produto contra poeira, umidade e danos durante o transporte;
  • Priorize a praticidade (embalagens para delivery): se o seu negócio envolve entregas, escolha embalagens fáceis de transportar e abrir para garantir a satisfação do cliente;
  • Valorize a experiência do cliente: a embalagem deve ser bonita, prática, conveniente e conter informações relevantes;
  • Não se esqueça da sustentabilidade: utilize materiais reciclados, biodegradáveis ​​ou compostáveis ​​sempre que possível.

Conheça as soluções da Pixpel para diferentes setores e necessidades

Para encontrar embalagens para qualquer segmento alimentício, de alta qualidade, com excelente custo benefício e personalizáveis, a Pixpel é a melhor opção! 

Todos feitos em materiais biodegradáveis, na nossa loja virtual você encontra opções de:

  • copos;
  • potes;
  • bowls;
  • tampas;
  • talheres;
  • canudos;
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A Pixpel tem 100% de clientes satisfeitos e nota máxima de satisfação no Google. Produzimos a partir de 1000 unidades e oferecemos a entrega mais rápida do Brasil! 

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Conclusão

Neste artigo você conferiu a importância da embalagem, que quando utilizadas de forma estratégica e inovadora, vão muito além da mera proteção do produto. 

Elas se tornam ferramentas poderosas de marketing, comunicação e fidelização de clientes, além de contribuírem para a sustentabilidade do planeta.

Ao investir em embalagens bem projetadas e personalizadas, empresas de todos os portes podem impulsionar suas vendas, fortalecer sua marca, conquistar novos clientes e construir um futuro mais verde.

A Pixpel está aqui para ajudar nessa jornada. Acesse o nosso blog para conferir outros conteúdos relacionados. 

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