Você provavelmente já deve ter escutado esse termo algumas vezes, nas mais variadas aplicações, mas você sabe o que significa um produto biodegradável?
Todo produto que possui uma decomposição mais rápida quando comparada aos demais produtos da mesma utilidade, e que causa menos impacto ao meio ambiente quando descartado, é considerado biodegradável.
Com a discussão acerca da sustentabilidade e da preservação dos nossos recursos naturais ganhando cada vez mais espaço e se tornando muito necessária, o uso desse tipo de produto cresce e, em muitos casos, é até priorizado.
Essa matéria da Engenharia Hoje apresenta uma invenção de um engenheiro indiano como alternativa ao uso do isopor tradicional; já essa outra notícia, da revista Exame, destaca uma empresa de produtos pets que desenvolveu um tapete higiênico e zero plástico.
Iniciativas como essas têm se tornado cada vez mais comuns, apresentando a importância que empresas de variados segmentos começam a dar para a fabricação de produtos eco-friendly.
Para informar você sobre essa pauta, a equipe da Pixpel preparou um conteúdo completo sobre esse tema!
Confira abaixo nosso guia sobre produto biodegradável e tudo o que você precisa saber para tirar suas dúvidas sobre o assunto.
Boa leitura!
Produto biodegradável X Não biodegradável: qual a diferença?
A composição de um produto biodegradável é o que o difere de outros produtos que não são dessa mesma categoria.
A maioria dos produtos que não são considerados biodegradáveis são fabricados a partir do petróleo, como o plástico tradicional, presente na maioria das embalagens e de artigos do nosso dia a dia, como canudos, sacolas, garrafas e itens afins.
O petróleo é um recurso que, quando presente na fabricação de produtos diversos, libera uma série de toxinas no meio ambiente, desde no início, no processo de produção, até na decomposição desses produtos.
Já os que são biodegradáveis não carregam essa mesma composição, liberando o meio ambiente de receber essas toxinas.
Entenda as vantagens no uso de produtos biodegradáveis
Quando um produto é considerado biodegradável, o seu processo de decomposição, além de ser mais rápido, resulta em partes proporcionais de água, CO2 e biomassa ou, em alguns casos, apenas esses elementos isolados.
Isso proporciona uma decomposição muito mais orgânica e, principalmente, com bem menos danos à natureza.
Essa é somente uma das vantagens de optar por produtos feitos com tecnologias sustentáveis!
Confira abaixo mais alguns outros benefícios que esses produtos podem trazer:
Estímulo à economia sustentável
O termo economia circular tem se popularizado na mesma proporção em que falamos de produto biodegradável: e corresponde a tentar manter um produto dentro do seu ciclo de vida no máximo de tempo possível.
Isso significa investir em hábitos de reuso e reciclagem, trazendo grandes benefícios para o meio ambiente.
Os produtos biodegradáveis estão intimamente ligados a essa prática, podendo ser reutilizados e, no momento em que devem ser descartados, causam menos danos ao meio ambiente.
Menor consumo de recursos naturais
Ainda, o uso de produtos feitos de forma consciente estimula a preservação dos recursos naturais, uma vez que demanda menor consumo dele em suas operações de fabricação.
Na produção de um produto biodegradável, além de dispensar o uso do petróleo, também é gasta menor quantidade de água, um recurso natural valiosíssimo e que é imprescindível para a nossa vida aqui na terra.
Redução do impacto ambiental
Ainda, produtos assim são desenvolvidos especialmente para que tenhamos menos índices de poluição global.
Como é impossível erradicar o descarte de embalagens e outros itens que fazem parte do nosso cotidiano, fazer uso de produtos que não impactam de forma negativa o meio ambiente no descarte é fundamental.
Isso reduz o acúmulo de substâncias tóxicas no meio ambiente, e ajudam nas iniciativas para que os danos à natureza sejam menores.
Benefícios para a saúde humana
Essa é uma constante inegável: se o planeta está em boas condições, a nossa saúde, consequentemente, também estará!
Isso porque dependemos dos recursos naturais presentes na Terra para que a vida humana prospere — por isso, o cuidado com os recursos naturais, com a fauna e a flora, e com a natureza como um todo é um cuidado com a nossa espécie.
Potencial de reciclagem
Ainda, os produtos biodegradáveis carregam consigo grande potencial de reciclagem.
Eles podem ser reutilizados pelos próprios consumidores, além de poderem, também, ser reaproveitados em outras vertentes, como base para a fabricação de outros produtos.
O que é consumo consciente e por que ele é tão necessário?
O consumo consciente é uma pauta diretamente ligada à comercialização de produtos biodegradáveis.
Essa prática nada mais é do que a aquisição e consumo de produtos que causam menor impacto ambiental — como os biodegradáveis! — sendo uma escolha livre do público consumidor.
Isso vale para artigos feitos em processos eco-friendly, produtos não testados em animais, e mais diversas outras operações.
Veja como você pode contar com a Pixpel, fábrica de embalagens ecológicas
A Pixpel atua no mercado como grande defensora da preservação do meio ambiente, e se preocupa com os impactos que causa, como empresa, na nossa natureza.
Por isso, todos os produtos Pixpel são ecologicamente corretos: comercializamos embalagens ecológicas para que a sua empresa também possa adotar uma postura mais sustentável!
São copos e potes feitos em papel kraft, além de talheres e marmitas, tudo produzido para que você possa adquirir no atacado e com o melhor custo-benefício.
Além disso, oferecemos o serviço de personalização de embalagens, para que a sua empresa tenha embalagens que sejam a cara do seu negócio.
Conclusão
Agora você já sabe o que é um produto biodegradável e a sua importância para o meio ambiente!
O investimento nesse tipo de produto, aliado ao consumo consciente, faz toda a diferença na nossa natureza, contribuindo para a preservação dos nossos recursos naturais, e contribuindo para uma vida saudável na Terra.
Para mais conteúdos sustentáveis e que vão ajudar a sua empresa a atuar de forma mais ecológica, acesse aqui o blog completo da Pixpel!