É comum que as empresas saibam onde querem chegar e quais são os objetivos ideais a alcançar. Isso compõe o imaginário de um negócio saudável que todas têm.
Contudo, se elas desejam materializar e quantificar isso, precisam de indicadores ESG (ambiental, social e governança).
Ou seja, para definir exatamente quais são essas metas e também traçar os planos para chegar aos resultados esperados, os indicadores são essenciais.
Com eles, haverá maior visibilidade para que a gestão tome as melhores decisões. Seguir esses princípios é muito importante para a competitividade e para a sustentabilidade no mercado.
Saiba mais sobre o tema com os tópicos a seguir.
Indicadores ESG: entenda as três esferas da sigla ESG
Como falamos, essa sigla representa três eixos de atuação: ambiental, social e governança. Nesses três pontos a empresa deve seguir uma série de preceitos e boas práticas para melhorar seus resultados.
E – Esfera Ambiental (Environmental)
Esse eixo diz respeito ao cuidado com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Reúne as ações da empresa em prol do planeta, de modo a garantir uma melhor gestão de recursos naturais.
Inclui redução da emissão de gases poluentes, controle do uso de materiais descartáveis, eficiência no controle de energia, reciclagem, etc.
Para desenvolver essa esfera, a empresa naturalmente precisa de um esforço de todos. Ao unir boas práticas com o monitoramento dos indicadores, é possível se tornar sustentável e gerar um impacto positivo.
Incentivar o uso de embalagens recicláveis e copos biodegradáveis são outras práticas interessantes. Busca-se diminuir o impacto negativo do dia a dia no meio ambiente a partir de pequenas ações (pequenas e efetivas).
S – Esfera Social (Social)
Esse pilar corresponde à gestão dos colaboradores. É investir em qualificação e preparação das pessoas, bem como em cuidado com o bem-estar delas.
Afinal, os indicadores ESG levam em conta não somente as metas em termos de sustentabilidade, mas também a preparação da companhia para isso.
O cuidado com as pessoas reforça essa preparação, uma vez que as pessoas são os agentes que desempenham as práticas sustentáveis.
Alguns preceitos incluem: respeito aos direitos humanos, gestão do horário de trabalho, cuidado com a saúde das pessoas, fortalecimento da cultura, etc.
G – Esfera da Governança/Gestão (Governance)
Por fim, temos o último grande pilar da sigla. Diz respeito ao foco na gestão da empresa, de acordo com boas práticas para evitar erros, corrupção e problemas de imagem.
Gerencia o compliance com as leis, a ética e a transparência na gestão financeira, o controle dos acionistas e do conselho principal, o monitoramento dos projetos, etc.
Entenda a importância dos indicadores ESG para as empresas
Os indicadores ESG ajudam uma empresa a entender o quão organizada está. Analisa princípios gerais fundamentais para definir a saúde e a sustentabilidade do negócio.
Seguir esse conceito é crucial para garantir vantagem competitiva. Hoje, o cuidado com o meio ambiente (Elemento E), por exemplo, destaca a empresa das outras aos olhos dos clientes.
Quem se importa com a questão ambiental consegue se vender melhor, de modo a garantir maior engajamento das pessoas. Os consumidores se sentem conectados a algo bom moralmente, com um bom impacto para o planeta.
Seguir o pilar social é muito bom para se destacar também, bem como atrair melhores talentos. Por outro lado, o G da sigla ajuda as empresas na redução de custos por multas e problemas de fiscalização dos órgãos superiores.
No geral, seguir os indicadores é uma ótima forma de manter uma boa imagem no mercado. Assim, diminuem-se os riscos.
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Como se mede o ESG?
Para cada ponto da sigla, temos indicadores que ajudam a mensurar e materializar o controle.
Na parte ambiental, a eficiência energética e as métricas associadas com a reciclagem podem ajudar a quantificar o esforço. Assim, a empresa ficará ciente de quanto precisa para alcançar seus objetivos e poderá tomar as melhores decisões.
Na parte social, várias pesquisas podem ser feitas internamente, e até com pessoas que já foram colaboradores, para entender como está o índice de bem-estar e qualificação, por exemplo.
Já na parte da governança, a empresa pode monitorar o número de ocorrências associadas à corrupção e à falta de transparência.
Hoje, é fácil monitorar todos os pontos com a ajuda da tecnologia. Temos opções de sistemas de gestão que sempre favorecem a transparência e permitem saber exatamente como se posicionar.
Medir indicadores ESG ainda é um grande desafio
Apesar de tudo, a mensuração ainda é um desafio para as empresas.
É muito comum, por exemplo, apesar de medir os números e acompanhá-los sem prestar atenção aos processos. Então, a empresa se guia pelo número sem se preocupar exatamente em mudar sua cultura.
A falta de controle em uma organização maior pode gerar dificuldades na mensuração também. Afinal, os indicadores ESG são gerais e demandam uma visão global e ampla da empresa.
Indicadores ESG mais conhecidos
Vamos conhecer alguns exemplos de indicadores que você deve monitorar.
Sistema B
É um selo dado para empresas que impressionam por seu cuidado com o social e com o ambiental. É preciso passar por uma série de requisitos importantes para receber essa certificação.
Uma vez que a empresa consegue, pode usar isso como um elemento para atrair pessoas.
ICO2 – Índice de Carbono Eficiente
Trabalha com ações voltadas para redução de emissão de poluentes. Nesse sentido, é preciso se adaptar às políticas especificadas para garantir adaptação.
ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial
Avalia práticas sustentáveis e classifica as empresas em um ranking. Para essa avaliação ocorrer, é preciso esperar que a empresa envie os dados corretos sobre suas campanhas e ações.
Estratégia Investimento Verde
É um indicador voltado para a gestão infraestrutural, pensando sempre na sustentabilidade e no compromisso com o meio ambiente.
MSCI KLD 400 Social Index
Avalia as empresas de acordo com uma visão social e ambiental para facilitar para quem busca opções e investimento.
Exemplos de indicadores ESG para você mesmo criar como meta
Além do que citamos, a empresa pode desenvolver seus próprios indicadores ESG com base no que falamos.
Controlar o uso de copos descartáveis, por exemplo, ou o consumo de energia são duas formas. A gestão pode quantificar esse uso e criar um indicador prático para acompanhar isso.
As metas podem ser criadas de acordo com a realidade da empresa e com a perspectiva ESG. Assim, é possível colocar a companhia na direção ideal.
Conclusão
Os indicadores ESG estabelecem práticas que devem ser observadas por empresas para alcançar crescimento e solidez no mercado.
Facilita o investimento de outras pessoas e a atração de clientes, a partir de um reforço da imagem do negócio.