feira de negócios

Feira de negócios: importância, como montar uma e principais eventos em 2023

Dicas

Pensando em realizar uma feira de negócios para trazer maior visibilidade e oportunidades para a sua empresa?

Esse tipo de evento é realizado com o objetivo de promover estratégias de divulgação para empresas dos mais variados segmentos, promovendo conexões com outros negócios do ramo e ajudando com demandas como networking.

Estar presente em uma feira de negócios ajuda a alinhar a empresa com as principais tendências do mercado e garante um estudo de perto de como tem se comportado a concorrência frente ao seu público.

Se a sua empresa nunca esteve em uma feira de empreendedorismo, é fundamental que você invista em uma — e a Pixpel ajuda você com essa tarefa!

Separamos aqui um guia completo com a importância desse tipo de evento e dicas para você montar uma feira de negócios de sucesso.

Ainda, listamos ao final desse artigo os principais eventos do mundo do empreendedorismo para 2023: marque na agenda!

Acompanhe a leitura completa!

O que é uma feira de negócios?

Feiras de negócios consistem em eventos de cunho empresarial reúnem uma série de empresários focados em apresentar soluções para determinado nicho de mercado, seja a venda de bens e produtos ou a promoção de serviços, ou para aprender com as marcas.

Aqui, podem ser apresentados uma série de formatos para esse evento: conferências, experiências e afins, a depender do tema central da feira.

Por que participar de uma feira de negócios?

feira de negócios

Eventos como uma feira de empreendedorismo são uma excelente oportunidade da empresa poder divulgar o seu produto e entender melhor como o mercado enxerga suas entregas, desde à concorrência ao público final.

Listamos abaixo algumas vantagens que esse tipo de evento pode oferecer ao seu negócio:

1. Networking e relacionamento

Como começamos citando, as feiras são um ótimo lugar para começar ou solidificar relacionamentos e contatos dentro do mundo corporativo.

Aqui, a empresa tem contato com outros empresários do mesmo ramo, e pode compartilhar experiências, trajetórias, e até firmar parcerias.

2. Exposição de produtos e serviços

As feiras de negócios também são uma excelente forma de apresentar os produtos e serviços do seu negócio.

Pense que o seu público-alvo mais direcionado vai estar presente para conferir novidades na área, o que é uma grande vitrine para o que a sua empresa oferece!

3. Geração de leads e vendas

Ainda, esses espaços são propícios para ajudar o seu negócio a fechar mais vendas ou atrair potenciais clientes e investidores.

Isso porque o público-alvo já vai interessado nos tipos de produtos e soluções apresentados ali, tornando a conversa e as oportunidades comerciais os principais objetivos.

4. Visibilidade da marca

As feiras de negócios também ajudam a trazer maior visibilidade para a marca, ajudando com a consolidação da empresa frente ao seu mercado.

Principalmente se o evento for bem divulgado, a empresa garante uma exposição significativa, podendo resultar em um investimento bem vantajoso a médio prazo.

5. Concorrência e benchmarking

Para entender melhor o seu mercado, a feira de negócios não poderia ser um lugar melhor!

Esses espaços vão reunir seus concorrentes diretos e indiretos, bem como a forma que eles realizam os seus negócios — essa é uma boa oportunidade de estudar a concorrência.

6. Atualização sobre tendências

Eventos como as feiras de negócios são perfeitos para que as empresas entrem em contato com as novas atualizações dentro do seu mercado, incluindo ferramentas, sistemas e modelos de gestão.

É um bom local para participar de palestras, workshops e demais apresentações nessa dinâmica, contribuindo com o aperfeiçoamento profissional.

Pensando em montar uma feira de negócios? Confira 5 dicas para organizar uma!

feira de negócios

Convencemos você de que as feiras de negócios são excelentes oportunidades de contribuir com o desenvolvimento da sua empresa, não é mesmo?

Se você está com planos de montar o seu próprio evento, confira abaixo nossas dicas que podem ajudar:

1. Defina objetivos claros

O seu evento tem mais chances de obter sucesso se o tema da feira for bem direcionado e objetivo.

Leve consigo as metas da sua empresa, com etapas bem definidas de quais propósitos deseja alcançar com esse investimento: pode ser geração de leads, networking, ou outros.

2. Escolha um local estratégico

Um local acessível e bem localizado vai fazer toda a diferença na realização do seu evento!

Atente-se para que o espaço escolhido tenha a capacidade prevista no seu número de convidados, bem como a estrutura necessária para a realização do evento.

3. Elabore um plano de marketing abrangente

É fundamental, ainda, que o seu negócio realize um planejamento de marketing especialmente para o evento, considerando estratégias personalizadas para serem aplicadas na ocasião.

4. Ofereça conteúdo relevante e atraente

A visibilidade que esse tipo de evento promove é muito grande — e é fundamental que a sua empresa esteja preparada para apresentar um conteúdo convincente.

Invista em materiais de qualidade, apresentações completas e atividades interativas para o seu público.

5. Cuide da logística e experiência dos participantes

A organização da estrutura do seu evento é imprescindível: por isso, equipe o lugar com sinalização adequada, áreas de alimentação, banheiros acessíveis e check-in eficientes.

Feiras de negócios do Brasil em 2023

Para esse ano, são apresentadas algumas feiras de negócios que ajudam o empreendedor do mais variado nicho a compreender melhor o seu mercado e apresentar seus produtos e serviços.

Confira o cronograma para o ano de 2023, com as principais feiras:

Feira do empreendedor — Outubro de 2023

Promovida pelo SEBRAE, a Feira do Empreendedor é considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil.

A feira será realizada em São Paulo, e é possível saber mais sobre o evento no portal oficial do SEBRAE SP.

Feira Internacional de Negócios, a FIN Brasil 2023

Outro grande evento da área é a Feira Internacional de Negócios, que costuma apresentar um extenso cronograma de atividades e oportunidades.

A feira deste ano contou com exposição de 140 empresários, e representantes de mais de 40 países.

Rio Innovation Week: a feira

Com grandes e famosas personalidades inclusas na programação de palestras e apresentações, a Rio Innovation Week reúne networking, conteúdo e visibilidade em um evento de grande estrutura.

A feira vai acontecer entre os dias 3 e 6 de outubro de 2023.

Pensando em itens personalizados no seu evento corporativo: Pixpel cuida disso para você. Confira aqui nossas opções de embalagens para a sua empresa!

Conclusão

A feira de negócios é um conceito que se tornou cada vez mais solidificado no ramo empresarial e se destaca como uma das melhores oportunidades de contribuir com o crescimento e visibilidade da sua marca.

É em investimentos como a participação desses encontros que o seu negócio pode aprender com a concorrência e estar em contato direto com as necessidades e reações do seu público.
Quer mais dicas que vão ajudar a moldar o seu perfil de empreendedor? Confira o blog completo da Pixpel!

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