Como abrir delivery de comida fitness

Como abrir delivery de comida fitness? 9 dicas incríveis (e certeiras)

Dicas

Com o crescimento na preferência das pessoas por estilos de vida mais saudáveis, mesmo em uma rotina agitada, os empreendedores estão enxergando oportunidades de negócios, como o delivery de comida saudável. Mas como abrir delivery de comida fitness?

Segundo o Sebrae, a pandemia de Covid-19 não apenas redefiniu hábitos de consumo, como também acelerou a procura por opções alimentares práticas e saudáveis. 

Prova disso é que, em 2020, cresceu em 98% o número de empreendimentos que trabalham com produtos vegetarianos, orgânicos, sem glúten e com menos sódio. A marca de lucro atingida foi de R$100 bilhões, segundo pesquisa do Euromonitor Internacional.

Então, por que não aproveitar essa oportunidade de ouro para os negócios, juntamente com a facilidade e sucesso das entregas delivery?

A seguir, confira 9 dicas incríveis e certeiras para te ajudar a desenvolver, lançar e posicionar seu empreendimento de delivery de comida fitness à frente da concorrência. 


Como abrir delivery de comida fitness?

Aqui no blog da Pixpel, já apresentamos outros posts com dicas de como abrir negócios como sorveteria, açaiteria, cafeteria e até mesmo um restaurante de poke havaiano – a sensação do momento. 

Mas, agora com foco no delivery, vamos conferir 9 dicas de como abrir delivery de comida fitness. Acompanhe: 

1. Pesquisa de mercado e plano de negócio

O sucesso de qualquer negócio, inclusive de um restaurante que opere exclusivamente no delivery, começa com uma pesquisa de mercado completa. 

Para isso, é preciso analisar a concorrência, identificar o público-alvo e definir o nicho que o empreendedor deseja atender. 

No caso da comida fitness, algumas ideias são:

  • Marmitas Fitness;
  • Marmitas frescas ou congeladas;
  • Saladas;
  • Açaí;
  • Sucos detox e vitaminas naturais;
  • Cardápio vegano ou vegetariano;
  • Lanches naturais;
  • Cardápio low carb;
  • Pokeria, e muito mais. 

O próximo passo é elaborar um plano de negócio que inclua informações relacionadas a custos, investimentos e estratégias de marketing.

2. Tenha as licenças necessárias

Para operar legalmente, é fundamental obter todas as licenças e registros necessários, incluindo autorizações sanitárias, alvarás de funcionamento e registros na prefeitura local. 

Outra informação que vale a pena estudar profundamente são as diretrizes da Anvisa para manipulação de alimentos. 

3. Estrutura do delivery

entregador

Em seguida, a estrutura do delivery deve ser pensada, considerando o espaço necessário para operar com segurança e qualidade. 

Se você chegou neste passo, invista em equipamentos adequados para o preparo e armazenamento das refeições, sempre garantindo a integridade nutricional dos alimentos. 

4. Desenvolva um cardápio

Essa, com certeza, é a parte mais divertida de todo o processo, não é mesmo? 

Depois de definir o nicho e estudar as preferências do público alvo, além de contar com a própria criatividade e inovação, definir os pratos do cardápio não é uma tarefa tão difícil assim. 

De toda forma, também é recomendado contar com o apoio de nutricionistas e profissionais competentes para garantir que os pratos do delivery realmente sejam nutritivos, saudáveis e fitness. 

Outra dica de ouro é investir em fotos profissionais dos pratos para disponibilizar no cardápio online, junto com informações detalhadas e completas sobre os ingredientes, culinária e modo de preparo. 

Lembre-se: o cardápio é a vitrine do negócio! 

5. Atenção a procedência dos alimentos

Como já dito anteriormente, a qualidade e a origem dos ingredientes utilizados são essenciais para garantir a autenticidade da proposta de um delivery de comida fitness. 

Isso porque, boa parte do público desse tipo de empreendimento gosta de acompanhar, detalhadamente, a procedência dos alimentos, bem como a preparação dos pratos e a quantidade de calorias. 

Então, tenha atenção a todas as etapas de preparação e priorize fornecedores confiáveis, especialmente pequenos agricultores locais, que ofereçam produtos frescos, orgânicos e sustentáveis. 

Inclusive, esse é um excelente posicionamento responsável que vai garantir sua diferenciação no mercado

6. Defina a plataforma de entrega

Outra etapa importante é a escolha da plataforma de entrega, uma decisão que pode determinar o alcance, eficiência, custos e, claro, o sucesso do delivery. 

Existem diversas opções muito conhecidas e utilizadas, como iFood, Uber Eats, Rappi, entre outras. 

Para ter mais alcance e evitar dificuldades na operação, escolha as mais utilizadas nas regiões que pretende atender. Mas considere também os custos e comissões associadas a cada plataforma na hora de decidir. 

Também existe a possibilidade de contar com sistemas próprios de entrega, que graças à tecnologia também são fáceis e práticos de operar. 

Entretanto, nesse caso, não há a exposição oferecida pelas grandes plataformas, então os investimentos em marketing precisam ser intensificados. 

7. Estratégias de marketing

Por falar em marketing, para se destacar no competitivo mercado de delivery, é crucial definir e promover algum diferencial do negócio. 

Seja a qualidade dos ingredientes, opções customizáveis ou rapidez na entrega, use os pontos fortes como base para as estratégias de marketing. 

Também invista em canais digitais, como mídias sociais e email marketing, para comunicar sua proposta de valor e construir uma marca forte. 

8. Embalagens personalizadas

embalagens de papel

Não subestime o poder da embalagem! Além de manter os alimentos seguros e na temperatura correta, as embalagens são uma excelente ferramenta de branding. 

Invista em designs personalizados e eco-friendly que reflitam os valores da marca e cativem o cliente à primeira vista. 

Uma embalagem bem pensada melhora a experiência do cliente, o envolvimento com a marca e incentiva compartilhamentos nas redes sociais. 

Inclusive, apostar no delivery sustentável e, consequentemente, no marketing verde é mais uma excelente forma de posicionar o empreendimento e se conectar com uma grande fatia de consumidores atentos a esses detalhes.

Essa modalidade de entregas prioriza a preservação do meio ambiente na hora de escolher embalagens para armazenar alimentos e outros produtos.

Aproveite para conferir quais são as melhores embalagens para delivery. 

9. Foco no cliente

Finalmente, para construir uma base de clientes leais, um excelente atendimento é essencial. 

Então, esteja aberto a receber feedbacks, tanto positivos quanto negativos, e use essas informações para aprimorar constantemente o serviço. 

Lembre-se de que uma experiência positiva vai além da comida; ela inclui cada interação com o cliente, desde o momento do pedido até o follow-up pós-venda. 

Quanto custa abrir um delivery de comida?

Agora que você já viu como abrir delivery de comida fitness, vamos falar dos custos? 

Os custos para abrir um delivery de comida podem variar muito, dependendo de alguns fatores, como a localização, o tamanho do negócio, a infraestrutura necessária e o tipo de comida que será entregue. 

Outro fator é se você vai trabalhar com uma cozinha própria ou compartilhada, e de quantos colaboradores a operação vai precisar. 

De forma geral, para um pequeno e simples negócio de delivery de comida fitness, o investimento inicial pode ser de poucos milhares de reais e subir para algumas dezenas. Tudo depende do objetivo e da realidade do empreendedor. 

A Pixpel é experiente no fornecimento de embalagens sustentáveis, personalizáveis (e lindas!) a um excelente custo. Acesse o site e conheça

Conclusão

Neste artigo apresentamos nove dicas com informações completas sobre como abrir delivery de comida fitness. 

Em resumo, abrir um delivery comida fitness é uma empreitada que requer planejamento, além de uma compreensão do mercado local e a capacidade de se adaptar às necessidades do consumidor. 

Mas, com essas 9 dicas incríveis, você pode estabelecer uma boa base para o sucesso do negócio. 

Para mais informações e conteúdos sustentáveis como esse, acesse o blog completo da Pixpel

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