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10 dicas de delivery para construir uma marca forte e dar certo no mercado

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Procurando dicas de delivery para construir uma marca de sucesso no mercado, mesmo entre tanta concorrência? Então veio ao lugar certo!

Mas antes é preciso lembrar que já está mais que provado: o delivery é um gigante no Brasil, e movimenta bilhões de reais todos os anos, segundo dados de 2023 da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). 

De acordo com a Kantar, o alcance do delivery no país saltou de 80% em 2020 para 89% em 2022. Além disso, o número de pessoas que pedem comida uma vez por semana subiu de 28% para 32% no mesmo período. 

Mas, para se destacar em um mar de opções e construir uma marca forte nesse ramo, o que empreendedores precisam fazer?

Neste artigo, você vai conferir 10 dicas de delivery para bombar o seu negócio e conquistar o coração (e o estômago) dos seus clientes. Boa leitura!

Como se dar bem no delivery?

O delivery está bombando, então para se destacar, é preciso fazer um pouco mais do que os outros, e ir além das entregas rápidas e deliciosas. É fundamental construir uma marca forte e autêntica, que se conecte com o público e transmita seus valores. 

Mas não para por aí! Afinal, marketing é a alma do negócio. Então é preciso investir em estratégias digitais para alcançar novos clientes, e, claro, fidelizar os antigos. 

E por último, mas não menos importante: qualidade em tudo! Desde os ingredientes frescos até as embalagens impecáveis e personalizadas – as opções sustentáveis são as mais indicadas –, cada detalhe faz a diferença na experiência do cliente. 

Aliás, esse termo, experiência do cliente é uma das melhores dicas de delivery que podemos oferecer. Esse é um dos segredos para que as marcas se diferenciem entre as muitas outras similares. 

Qual delivery dá mais lucro?

No Brasil, alguns segmentos de delivery de comida se destacam quando o assunto é rentabilidade. Hamburguerias, pizzarias, cafés e negócios especializados em sobremesas, como bolos de pote, são extremamente populares. 

Ainda há uma forte demanda pelas marmitas, que facilitam o dia a dia agitado dos consumidores, e também da adorada comida japonesa. 

Além disso, uma tendência em crescimento é a busca por opções de alimentação saudável no delivery. Por isso, o delivery de açaí se consolidou, enquanto o delivery de comida fitness e também de poke havaiano crescem de forma acelerada. 

Leia também: Como montar um restaurante de poke?

Como fazer um delivery dar certo?

Se você quer que seu negócio de entregas de comida dê certo, se destaque e continue crescendo, fique atento(a) às dicas de delivery a seguir: 

1. Ofereça um serviço excepcional 

Antes de qualquer coisa, seja impecável no atendimento, desde o pedido até a entrega. Responda rápido, tire dúvidas com atenção e trate cada cliente com cordialidade. 

Também ofereça acompanhamento do pedido em tempo real e deixe claro que a satisfação do cliente é uma prioridade do negócio.

2. Seja eficiente na logística de entrega

Segundo a Capterra, 95% dos clientes adorariam que o tempo de entrega deles fosse menor.

Bem, talvez enquanto carros voadores ou mesmo os tais drones entregadores não forem uma realidade aplicável em todo canto, o tempo de entrega depende de muitos fatores que fogem às mãos dos empreendedores. 

Mas no que for possível, otimize o tempo de preparo dos alimentos e tenha rotas de entrega bem definidas. Também monitore o andamento das entregas e mantenha o cliente informado sobre o status dos pedidos.

3. Tenha fotos atrativas e boas descrições no app

Invista em fotos de alta qualidade e que mostrem os detalhes dos seus produtos e capriche nas descrições, destacando os ingredientes, sabores e diferenciais do seu menu. Outra dica é usar palavras que despertem o apetite e convidem o cliente a pedir.

4. Incentive o engajamento e fidelize clientes

Mais do que nunca, as pessoas gostam do conforto de ter seus estabelecimentos favoritos para pedir em uma sexta à noite, depois do trabalho. Então, encontre formas de fidelizar seus clientes.

A qualidade do produto, da entrega e a atenção aos detalhes são aspectos fundamentais da fidelização. 

5. Considere os feedbacks positivos e negativos

Esteja atento aos feedbacks dos seus clientes, tanto os positivos quanto os negativos. Na verdade, esses últimos podem ser úteis para identificar pontos de melhoria e aprimorar seus produtos, serviços e atendimento. 

Já em relação aos elogios, agradeça e mostre que você leva a sério as críticas construtivas.

6. Divulgue seu produto online

Para ter um delivery de sucesso, não tem como deixar de criar perfis nas redes sociais, utilizar ferramentas de marketing digital e fazer anúncios direcionados para o seu público-alvo. 

Esses anúncios servem para mostrar os diferenciais do seu delivery, chamar a atenção para os seus produtos e impactar potenciais clientes com a sua marca.

7. Invista em tecnologia e automação 

A tecnologia pode te ajudar a economizar tempo, reduzir custos e oferecer um atendimento ainda melhor aos seus clientes.

Para isso, utilize softwares de gestão e automação de pedidos para otimizar os processos e aumentar a eficiência do seu negócio. 

8. Realize promoções e descontos atrativos

O brasileiro adora uma boa promoção. Então, crie promoções criativas, ofereça descontos em combos e combos e utilize cupons de desconto para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. 

Explore diferentes estratégias promocionais para encontrar o que funciona melhor para o seu público-alvo.

9. Tenha diferenciais diante da concorrência

Já foi dito anteriormente, mas não custa repetir: a experiência do cliente é a chave do sucesso no delivery. 

Então ofereça produtos e serviços exclusivos, personalize o atendimento e crie uma experiência única para seus clientes. 

Também invista em inovação e busque o que torna o seu negócio diferente da concorrência.

10. Conte com embalagens de qualidade

Por fim, utilize embalagens resistentes, com bom design, adequadas para cada tipo de alimento e que preservem a qualidade dos seus produtos durante o transporte. Nesse sentido, a dica para se sobressair na concorrência é apostar em embalagens sustentáveis! 

A sustentabilidade é uma causa cada vez mais importante para os consumidores brasileiros, e você pode se destacar da concorrência oferecendo embalagens ecológicas.

Uma outra vantagem é que essas embalagens podem ser facilmente personalizadas com a identidade visual do seu negócio, fortalecendo sua marca e criando uma experiência única para seus clientes. 

Além de tudo, as embalagens sustentáveis são de boa qualidade, seguras e biodegradáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Vamos juntos nesta causa? Conheça a Pixpel e adquira suas embalagens sustentáveis personalizadas!

Conclusão

Em um mercado tão dinâmico quanto o de delivery de comida, implementar essas dicas de delivery pode ser o divisor de águas para a sua marca. 

Oferecer serviço de excelência, ser preciso na logística e apresentar seu menu de forma atraente são apenas os primeiros passos. 

Então, não se acomode: explore, inove e sempre busque maneiras de fortalecer e destacar sua presença no mercado. Vá além, e boas vendas!

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