Pessoas tirando lixo do chão

Evento Lixo Zero: o que é, como surgiu e relevância social e ambiental

Sustentabilidade

Promover um evento lixo zero pode parecer uma tarefa bastante trabalhosa e até inatingível para alguns. 

No entanto, no artigo de hoje sobre o tema, vamos provar que essa tarefa não é tão desafiadora assim, além de ter uma importância social e ambiental de alta relevância — especialmente em um contexto de profundas mudanças climáticas. 

Um estudo da consultoria norte-americana Meet Green revelou que um evento de três dias para mil pessoas gera mais de 5 toneladas de resíduos sólidos, e cerca de 530 toneladas de CO2. Muita coisa, não é mesmo?

Nesse cenário, as empresas e organizações em todo o mundo assumem a responsabilidade de repensar o modo de organização, planejamento e execução de eventos

Dessa maneira, o conceito de evento Lixo Zero se tornou uma iniciativa abraçada em países por todo o mundo, com o objetivo central proteger o meio ambiente e construir uma sociedade mais sustentável

No artigo de hoje, você vai conferir uma série de informações sobre o movimento Lixo Zero, desde sua história, vantagens para todos os envolvidos na iniciativa e como incorporar suas práticas. 

Boa leitura!

Índice:


O que é um evento Lixo Zero?

Um evento Lixo Zero é uma iniciativa para eliminar ou reduzir a geração de resíduos sólidos, a partir da adoção de práticas sustentáveis em eventos dos mais diversos portes e segmentos. 

Assim, o conceito Lixo Zero surge com o compromisso de minimizar o descarte de materiais em lixões e aterros sanitários, priorizando ações que promovam a reciclagem, economia circular e a responsabilidade ambiental. 

No Brasil, essa iniciativa se alinha à Lei Federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecendo a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e serviços. 

Assim, um dos objetivos de um evento sem a produção de resíduos é a conscientização de todos os participantes sobre o impacto do consumo excessivo, tão comum no mundo moderno, e incentivar práticas mais sustentáveis.

Quando surgiu o movimento Lixo Zero?

pessoas em evento

O movimento Lixo Zero teve início na década de 1970, mas só ganhou força a partir dos anos 90, quando se espalhou pelo mundo. 

No Brasil, a iniciativa começou a se popularizar na década de 2000, com a publicação do livro “Lixo Zero: A Revolução da Reciclagem”, de Bea Johnson. 

Em 2010 foi fundado o Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização sem fins lucrativos que promove a disseminação do conceito no país através de cursos, workshops e consultorias.

Já em 2022, um dos marcos mais importantes do movimento foi seu reconhecimento formal pela Assembleia Geral das Nações Unidas

O dia 30 de março foi proclamado como o Dia Internacional do Lixo Zero, data que passa a ser observada anualmente a partir de 2023.

Como funciona o Programa Lixo Zero?

O Programa Lixo Zero busca minimizar a quantidade de resíduos enviados para lixões e aterros sanitários. A iniciativa funciona através de três princípios principais:

  1. Reciclagem e Reutilização – incentiva a reciclagem de materiais e a reutilização de produtos, evitando que acabem como lixo comum;
  1. Compostagem – promove a compostagem de resíduos orgânicos e sua transformação em adubos;
  1. Conscientização e Redução – foca na conscientização sobre os efeitos da cultura do consumo, e na escolha de produtos com menos impacto ambiental.

Quando ocorre a Semana do Lixo Zero?

Já ouviu falar na Semana do Lixo Zero? Esse evento acontece anualmente no Brasil e também em diversos países da América Latina, geralmente na última semana de Outubro

O objetivo é sensibilizar e conscientizar pessoas e organizações sobre o consumo excessivo, seus impactos e a responsabilidade pelo descarte de resíduos. 

A Semana do Lixo Zero, promovida no Brasil pelo Instituto Lixo Zero Brasil, é marcada por uma série de encontros, seminários e diversas ações de conscientização.

Vale acrescentar que o evento é bem democrático: qualquer pessoa entusiasta, ou profissional de áreas relacionadas pode participar, seja como ouvinte, apoiador ou então organizando uma ação própria.

Quais as vantagens do evento lixo zero?

Como fica claro ao longo desse conteúdo, investir em eventos sustentáveis não é apenas uma forma de se alinhar ao movimento Lixo Zero, mas também cumprir com as políticas vigentes e as demandas da sociedade civil. 

Assim, com essa ação, é possível alcançar e promover diversas vantagens, tanto para o meio ambiente e para a sociedade, quanto para as organizações. 

Confira a seguir, de maneira mais direta, quais as vantagens de promover eventos sustentáveis:

Redução da geração de resíduos

Como vimos na introdução desse artigo, a quantidade de lixo produzida por mil pessoas em cerca de três dias de um evento comum entra na casa das toneladas. 

Um dos objetivos do evento Lixo Zero é reduzir drasticamente essa produção, ou eliminá-la por completo, evitando que todo esse material (geralmente plástico) chegue aos lixões, aterros e também no fundo do mar. 

💡Leia também: O Que O Plástico Causa Ao Meio Ambiente? Impactos E Soluções

Conscientização ambiental

Outra vantagem central da realização de um evento sustentável é que essa é uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da redução da geração de resíduos. 

Os participantes do evento podem aprender sobre as práticas sustentáveis que podem ser adotadas como um estilo de vida.

Promoção de práticas sustentáveis

Copos, pratos e talheres de papel

A realização de um evento ambientalmente consciente também é uma oportunidade de promover, efetivamente, a adoção de práticas sustentáveis. 

Quer exemplos práticos? Os organizadores podem utilizar materiais reciclados ou biodegradáveis, promover a correta separação dos resíduos e até mesmo a compostagem.

Responsabilidade social e ambiental

Para empresas e organizações, a realização desse tipo de evento também demonstra, de maneira prática, um posicionamento ético e responsável, tanto social quanto ambientalmente. 

Se alinhar a essas demandas cada vez mais importantes para consumidores e sociedade civil é tão importante quanto nunca, não apenas em eventos especiais, mas em todo o modelo de negócios. 

Saiba como a Pixpel pode ajudar

Como você viu ao longo desse artigo, pensar em um evento lixo zero é um trabalho relevante, mas que demanda planejamento, além de parcerias confiáveis. 

Por isso, é importante escolher fornecedores responsáveis e eticamente alinhados com a pauta da sustentabilidade. 

Dessa forma, a Pixpel se apresenta como uma empresa que acredita na realização de eventos amigáveis ao meio ambiente, e socialmente responsáveis. 

Por isso, oferece embalagens biodegradáveis para o seu evento, como os copos de papel, e mais uma série de opções de embalagens feitas com material reciclável.

O melhor de tudo é que esses itens ainda podem ser personalizados com a identidade do evento, sem que isso interfira em sua sustentabilidade.

Conheça a Pixpel e saiba mais sobre nossos produtos! 

Conclusão

No artigo de hoje, apresentamos a importância social e ambiental de um evento Lixo Zero. 

Para empresas e organizações das mais diversas áreas, essa é uma oportunidade prática de conscientizar as pessoas sobre a importância da redução da geração de resíduos. 

Se você curtiu esse conteúdo, compartilhe! Para mais informações e conteúdos sustentáveis como esse, acesse o blog completo da Pixpel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *