Não é novidade para ninguém que a sustentabilidade atingiu um novo (e elevado) nível de importância nos últimos anos. Nesse cenário, o conceito de marketing verde é importantíssimo para as empresas.
Afinal, a percepção do consumidor está se adaptando para procurar por produtos, rótulos e serviços que apresentem valores sustentáveis.
Uma empresa ligada nesse cenário entende que o marketing sustentável é o que de fato atrai e conecta consumidores conscientes a empresas responsáveis ética, social e ambientalmente.
Pensando nisso, este artigo explora o conceito, origem e os quatro pilares essenciais do marketing verde.
Vamos revelar também como as práticas sustentáveis podem ser a chave para o sucesso nos negócios modernos.
Acompanhe a leitura!
Índice:
- O que é marketing verde e como funciona?
- Quais são os 4 pilares do Marketing Verde?
- Como aplicar marketing verde na empresa? Conheça exemplos práticos
O que é marketing verde e como funciona?
O marketing verde é um conjunto de estratégias para promover produtos, serviços e práticas empresariais que tenham impacto positivo no meio ambiente.
Também conhecido como marketing sustentável, a abordagem funciona através da integração de estratégias que conectem o público às práticas sustentáveis adotadas pela empresa.
Assim, o objetivo do marketing verde é estabelecer uma comunicação que deixe claro o compromisso da empresa com pilares como:
- sustentabilidade;
- promoção de práticas de produção responsáveis;
- uso eficiente de recursos naturais;
- busca por soluções inovadoras para problemas ambientais causados pelas indústrias.
Entretanto, vale ressaltar que para investir na estratégia, a empresa precisa realmente estar comprometida com esses valores.
Caso contrário, o que era pra ser marketing sustentável assume a faceta de greenwashing, ou seja, quando as organizações se passam por sustentáveis apenas para usufruir dos benefícios desse posicionamento.
Portanto, o marketing sustentável é um posicionamento importante, mas é uma consequência da sustentabilidade posta em prática.
Como surgiu?
O marketing verde surgiu na década de 1960, na Europa e nos Estados Unidos, como uma resposta ao aumento da conscientização ambiental.
Com o crescimento da poluição e dos problemas climáticos, os consumidores começaram a se preocupar mais com o impacto de seus hábitos de consumo no meio ambiente.
Nesse cenário as empresas perceberam essa preocupação ambiental como oportunidade.
Assim, começaram a adotar estratégias de marketing sustentável para destacar os benefícios ambientais de seus produtos e serviços.
Qual a importância do marketing verde?
Segundo dados de 2020 da McKinsey, 63% dos consumidores entrevistados em uma pesquisa consideram a promoção da sustentabilidade de uma marca como um importante fator de compra.
Mas, para além disso, a importância do marketing sustentável é múltipla.
Em primeiro lugar, claro, a abordagem é importante porque ajuda as empresas a se conectar com consumidores preocupados com o meio ambiente.
Em complemento, influencia as empresas a reduzir seu impacto ambiental, e por fim, ajuda a difundir a sustentabilidade, influenciando o mercado positivamente.
E os benefícios?
Assim como a importância, os benefícios do marketing verde são diversos, tanto para as empresas quanto para os consumidores e, claro, para o meio ambiente.
Imagem Positiva da Marca
Antes de mais nada, se sua empresa demonstra consciência ambiental, com boas estratégias de marketing sustentável, ela será capaz de atrair um público que compartilha dessa consciência.
Além disso, esse posicionamento tem o potencial de deixar a percepção social da imagem de uma marca muito mais positiva.
Sustentabilidade Ambiental
Como vimos anteriormente, para investir em marketing sustentável, é preciso realmente adotar a sustentabilidade de maneira prática.
Assim, a lógica aqui é bem básica: quanto mais empresas adotam esses valores de maneira estratégica, mais beneficiado o meio ambiente é.
💡Leia também: Ética Ambiental: Exemplos, Conceito, Objetivos E O Papel Da Empresa
Consciência Social
Como consequência, empresas bem sucedidas em suas estratégias de divulgação de ações sustentáveis acabam por influenciar não apenas o mercado, mas também as pessoas em geral.
Com cidadãos conscientes, é possível contemplar mudanças mais profundas em níveis sociais e governamentais.
Quais são os 4 pilares do Marketing Verde?
O conceito de marketing verde é sustentado por quatro pilares fundamentais, que derivam diretamente do conceito de sustentabilidade. Conheça cada um deles a seguir:
- Ecologicamente correto: os produtos e serviços devem causar o menor impacto ambiental possível;
- Economicamente viável: os produtos ou serviços devem ser acessíveis aos consumidores;
- Socialmente justo: as empresas devem se comprometer com a responsabilidade social, garantindo que seus produtos sejam produzidos de forma justa e ética. O respeito aos direitos humanos, dos trabalhadores, e das comunidades locais integram esse pilar;
- Culturalmente aceito: as empresas devem adaptar suas mensagens de marketing à diversidade, bem como a diferentes culturas e seus valores.
Como aplicar marketing verde na empresa? Conheça exemplos práticos
Se você gostou do que viu até aqui e está imaginando possíveis exemplos de como aplicar essa abordagem de maneira prática, continue acompanhando os próximos tópicos e aproveite para se inspirar:
Embalagens Sustentáveis
Para empresas menores, principalmente aquelas do setor de alimentação, uma maneira muito prática de adotar ações mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, investir em marketing sustentável é investir em embalagens biodegradáveis!
Por exemplo, uma açaiteria pode substituir os potes de plástico por potes biodegradáveis, tendo ainda a opção de personalização dos potes – se alinhando ao marketing sustentável.
💡Saiba mais sobre o assunto em: Embalagem Para Açaí Delivery: Conheça Opções E Quais São Sustentáveis
Programas de Reciclagem
Outro exemplo prático é adotar lixeiras para reciclagem, bem como programas de reciclagem.
Essa é uma excelente forma de demonstrar responsabilidade ambiental, além de criar oportunidades de envolvimento com a comunidade.
É possível, por exemplo, incentivar os clientes a participarem de programas de devolução de embalagens ou trazerem itens recicláveis para coleta na loja ou empresa.
Uso de Energias Renováveis
Investir em fontes de energia renovável, com painéis solares, por exemplo, não apenas reduz a pegada de carbono da empresa, mas também fornece uma narrativa forte para o marketing sustentável.
Comunicar a transição para energias limpas em campanhas de marketing e nas redes sociais destaca o compromisso da empresa com a sustentabilidade, além de atrair consumidores conscientes.
Conclusão
E aí, tudo certo sobre o que é marketing verde? No artigo de hoje, exploramos o conceito, origem e os quatro pilares essenciais dessa abordagem em empresas.
Vimos também como as práticas sustentáveis podem ser o caminho para o sucesso dos mais diversos negócios modernos.
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