Empresária dentro de lanchonete planejando ideias de marketing digital para divulgação do negócio

Marketing digital para lanchonete: como fazer em 10 passos

Dicas

O marketing digital para lanchonete é o que separa um negócio apenas com potencial de um negócio que realmente consegue sucesso. 

Afinal, as estratégias digitais podem gerar um grande impacto na receita, pois atraem mais pessoas e tornam a lanchonete mais conhecida e badalada.

Por ser um tipo de nicho tradicional, muitas pessoas podem pensar que os esforços de marketing não são necessários. 

Contudo, a realidade tem provado que há uma série de novas possibilidades com a internet e com as redes. Esses espaços podem ser explorados para crescer e evoluir como empresa de forma sustentável e segura.

Quer saber mais e dar um boost em suas vendas? Acompanhe.

Importância do marketing digital para lanchonete

pessoas sendo impactadas por marketing digital para lanchonetes tomando café e conversando

O marketing digital hoje é o segredo de muitos negócios que crescem rápido. O investimento nesse tipo de comunicação consegue atrair pessoas — as pessoas certas — para a empresa, ao mesmo tempo em que já quebra objeções.

Um dos primeiros pontos que demonstram a importância desse tipo de estratégia é o aumento de reconhecimento da empresa.

Na internet, isso significa alcançar mais pessoas e fazer mais pessoas conhecerem sua companhia.

Como não há barreiras geográficas, você pode chegar a qualquer pessoa interessada. 

Com isso, aumentam as chances de vendas e de visitas. Hoje, com a personalização das redes, é possível levar um conteúdo específico a quem mora perto e fazer esse grupo de clientes conhecer você.

Essa aquisição de clientes se torna mais espontânea e natural, sem tantos custos. Então, há uma redução na relação entre gastos e conquistas de novos clientes — o que faz a lanchonete focar na qualidade de seus produtos. 

Por outro lado, o marketing é também crucial para fidelizar aqueles que já foram clientes. Pessoas que já visitaram, mas que não visitam há um tempo podem finalmente voltar.

Além disso, o marketing digital para lanchonetes estimula a recomendação natural dos usuários. Ao trabalhar bem com táticas de comunicação online, você pode incentivar o cliente a participar, compartilhando e indicando sua empresa.

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Como fazer marketing digital para lanchonete em 10 passos

Agora, vamos de fato ver como o marketing digital é realizado na prática. 

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1. Cadastre-se no Google Meu Negócio

Uma das melhores dicas para negócios locais e menores é o Google Meu Negócio. 

Com um cadastro simples nessa plataforma, você já garante a aparição em páginas de resultados de busca, de modo a impactar o usuário e já oferecer uma opção quando ele precisar.

Digamos que as pessoas estejam de fato buscando locais para comer em uma cidade. O Google vai apresentar o seu perfil, com telefone, horário de funcionamento, endereço e muito mais. Assim, fica fácil ser encontrado. 

2. Crie conteúdo para redes sociais

As redes sociais são um terreno cheio de oportunidades de ouro para empresários. Por isso, para reforçar o marketing digital para lanchonetes, você deve estar nesses canais e marcar presença com conteúdos diferenciados e de qualidade.

Poste fotos do local, de ofertas, combos, promoções e clientes (quando eles permitirem). Publique imagens do que você oferece como opção, dos pratos, das bebidas, etc. 

Faça posts com dicas sobre o que consumir, melhores combinações, etc. 

Também aproveite esses espaços para divulgar promoções especiais e estimular o engajamento dos usuários. 

3. Engaje o público-alvo

Aliás, engajamento é a nossa próxima dica. Nos canais sociais da internet, sempre busque engajar o público, estimulando a participação ativa, os comentários, os compartilhamentos e mais. Assim, você consegue espalhar o nome de sua empresa. 

4. Fidelize os clientes da lanchonete

O marketing digital para lanchonete envolve também uma série de estratégias para fidelizar clientes com o apoio de ferramentas online. 

Aproveite para atender aos clientes na internet, ofereça informações completas e apresente um overview da experiência de visita para fidelizar as pessoas de primeira.

Também invista em conteúdos que atraiam quem já esteve na lanchonete. 

5. Crie novidades

É sempre bom ser criativo e pensar em ideias novas para atrair as pessoas. Aproveite a internet e o digital para criar estratégias que conquistem os clientes. 

Você pode pensar em novos pratos, novas combinações, ofertas incríveis e marcantes, bem como promoções para datas comemorativas, por exemplo. Esteja sempre aberto a novas ideias e as divulgue online para obter a atenção das pessoas. 

Atendente de lanchonete usando avental e com um tablet na mão prestes a implementar estratégias de marketing digital para lanchonete

6. Crie eventos e sorteios

Outra excelente ideia é criar sorteios que envolvam a participação dos clientes na internet. Estimule o compartilhamento ou os comentários para aumentar o engajamento do perfil e também fidelizar aqueles clientes. 

Com isso, você pode gerar buzz e atenção para o seu perfil e para sua lanchonete. É importante também criar cartazes e divulgar no próprio espaço físico as ações online.

7. Responda e estimule avaliações dos clientes

As avaliações que os clientes fazem online não devem ser vistas como uma ameaça ou algo para prejudicar. Pelo contrário, você pode aproveitar esses reviews para responder, esclarecer algumas questões e já conquistar aqueles clientes.

É interessante que outros consumidores percebam que a lanchonete sabe lidar com críticas e sabe assimilar os pontos para crescer. Isso demonstra maturidade e também já convida as pessoas para visita.

Então, responda com muito carinho, sempre buscando fidelizar as pessoas que avaliaram e as que estão lendo. 

Estimule avaliações de todos que passam pela lanchonete, positivas ou negativas. 

8. Anuncie 

No mundo do marketing online, existe a possibilidade de trabalhar com anúncios personalizados que trazem grandes resultados. 

Eles permitem que sua lanchonete seja visualizada pelas pessoas certas, no momento certo e no site certo, com anúncios que surgem enquanto eles estão navegando livremente. 

Assim, para alavancar o seu marketing digital para lanchonetes, aprenda a desenvolver os anúncios e a definir corretamente questões de público e de valores. Assim, você consegue chegar ao seu cliente de forma efetiva e garante as visitas.

9. Estude as redes e o público

É fundamental estudar o público e saber suas características, pois isso pode até ajudar na criação de ofertas e combos especiais. Por exemplo, se seu consumidor está sempre com a família, você deve pensar em apresentar combinações interessantes para um grupo de pessoas.

Estude as redes e a relação com o público. Saiba onde seu cliente está e como você pode se comunicar com ele da melhor forma. 

10. Invista em embalagens instagramáveis

Outra recomendação é investir em embalagens incríveis, personalizadas e instagramáveis. Elas praticamente pedem para ser postadas na internet, o que ajuda a divulgar sua marca e a fazer mais pessoas conhecerem sua lanchonete.

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Conclusão

O marketing digital para lanchonetes envolve a criação de uma experiência incrível e personalizada que abrange também os canais online. Assim, é possível fidelizar os clientes, captar novos e melhorar os resultados de lucratividade. 

Entenda melhor as dicas citadas e aplique para obter um crescimento seguro e saudável. 

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