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Delivery de sucesso: confira 10 dicas para fidelizar os clientes

Dicas

Os empreendedores mais antenados já sabem que o brasileiro é apaixonado por pedir delivery de comida. Apesar do cenário favorável para esse tipo de empreendimento, muitos ainda se perguntam: como ter um delivery de sucesso?

Um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 76% dos brasileiros pedem refeições por delivery no dia a dia. 

Ou seja, a demanda para esse tipo de negócio não é um problema. Mas, então, o que mais os empreendedores precisam fazer para ter um delivery de sucesso? Existe uma receita para ser bem sucedido nesse mercado?

Na realidade, não existe receita milagrosa. Mas com dedicação, trabalho duro e atenção às 10 dicas que preparamos neste guia, com certeza seu delivery tem tudo para deslanchar. 

Acompanhe a leitura!

Como ter um delivery de sucesso?

Nos dias de hoje, existem três temas comuns a quase todo negócio que oferta algum tipo de serviço: experiência do cliente, eficiência, e sustentabilidade. No segmento alimentício, esses já são pilares essenciais. 

Agora, com esses pilares em mente, veja a seguir 10 dicas para ter um delivery de sucesso:

1. Seja inovador

Sempre traga algo de diferenciado e especial, algo que, além da própria comida, alimente a discussão e divulgação natural por parte da clientela. Em outras palavras, surpreenda seus compradores com algo inesperado.

Um exemplo de inovação é uma entrega muito rápida que surpreende os compradores. Outro é fornecer coberturas em regiões mais distantes. Você pode até ir onde ninguém vai para agradar aquele cliente que geralmente é ignorado. 

A tecnologia se destaca também como uma ferramenta auxiliar. Além dos drones entregadores — inviáveis para a grande maioria — vale pensar, por exemplo, em cardápios digitais interativos, ou com realidade aumentada. 

Vale lembrar que esses são apenas alguns exemplos. Afinal, o mais “inovador” sobre a própria inovação é a criatividade aplicada em cada contexto e negócio. 

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2. Tenha processos e organização

Faça um bom mapeamento dos processos e do fluxo lógico de etapas que ocorre a partir do 

pedido do cliente. 

Assim, é possível automatizar esse processo para que os colaboradores já recebam de maneira clara o que fazer – e farão com muito mais precisão.

Também se organize, de acordo com o produto que você entrega. Ter requisitos de higiene e de proteção é e sempre será imprescindível. 

Leia também: Como Montar Um Restaurante De Poke Havaiano?

3. Invista em mais de um canal de aquisição

Qual canal o seu cliente usa para pedir uma entrega? Mesmo que a maioria utilize apenas um, o ideal é não limitar o seu atendimento a apenas um lugar. 

Portanto, esteja presente em vários pontos de interação. Assim, você consegue atender mais pessoas e preparar mais pedidos, servindo a todo tipo de cliente.

Além dos canais comuns, você pode pensar em ter uma plataforma própria para garantir melhores resultados e maior precisão. Assim você depende menos de atualizações e mudanças de sistemas alheios e pode aplicar novas ideias, de acordo com seu negócio. 

4. Divulgue o delivery

delivery de sucesso: saiba como criar um!

Seja você um endereço físico com opção de entregas, ou um estabelecimento que opera unicamente no delivery: a divulgação é essencial. 

Invista para ter certeza que as pessoas saibam da existência desse serviço, que ele é bom e vale a pena. 

Se o estabelecimento é físico, crie combos ou ofertas especiais para estimular a opção de entregas. Mostre como a rapidez e a praticidade do delivery são vantajosas.

Nesse caso, você deve educar o seu público com relação a essa opção para torná-la um padrão.

Agora se a loja funciona exclusivamente a partir das entregas: esteja nas redes sociais, invista em anúncios e parcerias. Se esforce para ser visto além do catálogo dos aplicativos. 

5. Diminuir o tempo de entrega

Como já mencionamos, a rapidez e eficiência das entregas são um forte fenômeno da atualidade. Uma vez que se percebeu que delivery é uma necessidade, as empresas passaram a trabalhar para reduzir cada vez mais o tempo de entregas. 

Inclusive, 95% dos clientes adorariam que o tempo de entrega deles fosse menor, segundo a Capterra. 

Contudo, eles sabem que não conseguem e já esperam um tempo maior por padrão. Assim, investir em diminuição nesse indicador é uma ótima maneira de surpreender e encantar as pessoas. 

6. Peça e responda avaliações dos clientes

A experiência do cliente é importante de diversas formas. Afinal, determina o retorno desse cliente, e a partir de um feedback positivo, pode influenciar positivamente outros clientes em potencial.

Por isso, conte com a ajuda dos clientes. Encontre formas de coletar depoimentos, sugestões e avaliações e tente entender como otimizar o processo a partir dos comentários.

É bom, inclusive, responder e oferecer aquele calor humano em interações diretas, uma vez que isso também ajuda a fidelizar e a manter o cliente perto. 

7. Envie mimos

“Mas como conseguir estimular o cliente a deixar boas avaliações do delivery”, talvez você esteja se perguntando. A resposta é: crie formas de surpreender e envolver quem compra o seu produto! 

Uma dica é enviar mimos, brindes ou amostras, sempre com um recadinho para deixar claro que essa foi uma ação intencional. 

Sim, pode ser que isso seja um custo a mais na operação. No entanto, outros empreendedores por aí enxergam como investimento vantajoso. Resta saber o que você pensa.

8. Crie promoções

A boa e velha promoção é outra ferramenta para estimular a demanda e aumentar o volume de vendas. 

Oferecer descontos por tempo limitado, combos promocionais ou vantagens em dias específicos pode atrair novos clientes e reter os existentes. 

Mas atenção: estratégias promocionais devem ser bem planejadas para não comprometer as margens de lucro, mas sim para criar um senso de urgência e exclusividade junto ao cliente.

9. Cuide da aparência do seu produto

delivery de sucesso: confira 10 dicas

Na grande maioria das vezes, a primeira impressão é visual. Isso vale até mesmo no delivery. 

Logo de cara, um produto com aparência apetitosa em uma embalagem bonita, personalizada e funcional aumenta as chances de satisfação do cliente.

Aliás, a embalagem deve manter o alimento intacto e na temperatura adequada, além de ser higiênica e prática. E tenha atenção aos talheres para delivery também! 

Leia também: Quais são as melhores embalagens para delivery?

10. Invista em boas embalagens

Como já ficou claro no tópico anterior, um dos mais importantes fatores das entregas é a embalagem. Se ela não for segura o suficiente, seu produto pode apresentar avarias ou o alimento pode estragar. 

Ela precisa manter a temperatura e estar no formato certo, além de representar menos impacto ao meio ambiente. 

Afinal, o apoio à sustentabilidade é um dos pilares dos negócios bem sucedidos de hoje, já que essa causa é uma demanda social cada vez mais popular. 

Atualmente, 82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por embalagens sustentáveis.

A dica, então, é investir em embalagens biodegradáveis, que demoram muito menos para se decompor e não prejudicam o ecossistema e a vida humana.

O iFood entendeu isso, e ofereceu milhões em prêmios para quem desenvolver embalagens sustentáveis e circulares em um projeto de inovação. Sua empresa deve entender também.

Onde encontrar embalagens para o meu delivery?

A Pixpel é o seu lugar para encontrar embalagens para delivery resistentes, funcionais e sustentáveis com um excelente custo. 

Somos especializados na produção e fornecimento de embalagens biodegradáveis. Em nosso portfólio você encontra: copos, potes, marmitas, canudos, talheres e embalagens em geral, em diversos tamanhos e o melhor: completamente personalizáveis. 

Confira opções de embalagens personalizadas da Pixpel para o seu delivery e tenha ainda mais sucesso com seus clientes!

Conclusão

Depois de todas essas dicas, o delivery de sucesso não está tão longe de você! Para chegar a essa meta, é preciso investir em algumas mudanças ou adaptações em seus processos. 

Então, avalie as dicas apresentadas neste guia com atenção e veja como elas podem, de fato, contribuir para levar seu negócio ao mais alto padrão do mercado.
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