Uma área da prestação de serviços que tem crescido nos últimos anos é a de delivery de café: essa matéria do G1 apresenta o crescimento de 80% de uma cafeteria de Blumenau como exemplo depois da implementação do sistema de entregas.
A verdade é que, depois do período de pandemia da COVID-19 e a consolidação de serviços de entrega, as relações de consumo nunca mais foram as mesmas, e a dependência de compras por delivery chegou para ficar.
No segmento de café, o mercado já se adapta a essa modalidade de atendimento ao cliente, e aumenta o número de cafeterias que, além de atender no espaço físico, também realizam entregas.
Se a sua cafeteria ainda não aderiu ao delivery, vale muito a pena investir no segmento — mas como fazer isso de forma assertiva?
A sua especialista em embalagens sustentáveis, a Pixpel, mais uma vez traz um conteúdo que ajuda o empreendedor, e separamos dicas para que você leve o diferencial do delivery de café para o seu público!
Acompanhe o artigo abaixo para conferir nossas ideias; boa leitura!
Delivery de café ou “coffee to go”: entenda o conceito
A ideia do coffee to go, que é o café por entrega ou cafeterias menores, onde você só pega a sua bebida e consome enquanto se dirige ao trabalho ou faculdade, surgiu fora do país e já é bem consolidada nos EUA e na Europa.
Há alguns poucos anos, a proposta desembarcou no Brasil e agradou os consumidores, e hoje já temos grandes empresas que investem apenas nesse segmento, com franquias que vêm de fora, e outras que nasceram aqui.
O The Coffee é um bom exemplo de cafeteria brasileira que acertou nessa ideia, assim como a Duckbill; já o Dunkin Donuts é uma empresa internacional que atua aqui no país seguindo esse conceito, e possui clientes fiéis, além de ser referência no ramo.
10 dicas para começar um negócio nesse segmento
Considerando o crescente interesse do público para o consumo de café nessa modalidade, empresários do ramo das cafeterias enxergam muito potencial no investimento de delivery de café.
Para ajudar a sua empresa a implementar esse padrão, separamos aqui uma lista com 10 dicas que vão direcionar a logística do seu negócio a esse método de atendimento.
Confira:
1. Defina o conceito e público-alvo
Entender como se comportam os consumidores de café da região que o seu negócio pretende atender é fundamental para entregar exatamente o que o seu cliente precisa.
Determine um foco: qual vai ser o tipo de café oferecido? Vale a pena investir em opções descafeinadas também? Serão ofertados combos com outras bebidas e alimentos?
Ter esse direcionamento bem definido logo no início faz toda a diferença.
2. Escolha os fornecedores
Para que a sua cafeteria entregue produtos de qualidade para seus clientes, é fundamental acertar na escolha do fornecedor: pesquise bem para garantir a compra de grãos de qualidade e ingredientes frescos para os outros alimentos e bebidas oferecidos.
Ainda, se tratando de um serviço de delivery de café, a escolha de um bom fornecedor de embalagens é, também, muito importante: e Pixpel pode ajudar você com essa demanda! Vem conferir nosso catálogo de embalagens personalizadas!
3. Crie um menu diversificado e um produto autoral
Se a sua região já conta com várias opções de cafeterias para o público, algo que vai ajudar a destacar a sua empresa em meio à concorrência é apostar em um diferencial: um cardápio com muitas opções é a alternativa mais eficiente!
Ainda, produtos autorais despertam a curiosidade e atenção dos consumidores, que gostam de adquirir produtos exclusivos; invista nessa possibilidade para fidelizar o seu público.
4. Aposte na identidade da marca
A forma como os clientes vão reconhecer e divulgar a sua marca faz toda a diferença e, nessa demanda, investir em uma estratégia de branding é indispensável.
Contrate uma equipe que ajude o seu negócio a desenvolver um nome e logotipo que reflitam a proposta do negócio, com cores atrativas e visuais memoráveis, que vão da fachada às redes sociais e, principalmente, estarão presentes nas embalagens personalizadas.
5. E, claro, invista em uma plataforma de delivery
Já que a proposta é oferecer um serviço de delivery de café, é fundamental que a sua empresa esteja presente nos principais aplicativos de entrega, facilitando para que os clientes encontrem os seus serviços.
Outra opção, mais exclusiva, é investir em um sistema próprio de delivery, com uma plataforma desenvolvida especialmente para a sua cafeteria!
6. Foque na embalagem
Citamos as embalagens aqui no artigo, mas esse tópico é importante e vale a pena reforçar: a escolha de boas embalagens para o seu negócio de delivery é fundamental.
As bebidas devem sempre ser entregues na temperatura esperada pelo cliente, em embalagens adequadas, seguras e resistentes: como os copos de papel da Pixpel!
7. Ofereça promoções e programas de fidelidade
Qual cliente não gosta de se sentir especial por meio de descontos e mimos da sua cafeteria favorita, não é mesmo?
Para fidelizar os seus clientes, investir nessas ações é fundamental: faça promoções sazonais, ofereça descontos e desenvolva programas que estimulem a compra constante do seu público.
8. Considere a sustentabilidade
Não dá para falar de serviços de entrega de alimentos e não comentar sobre a pauta do delivery sustentável, que é cada vez mais importante e presente no ramo.
Logo, atente-se para as questões do seu negócio que podem impactar no meio ambiente, dando sempre prioridade para embalagens eco-friendly, e adotando uma postura responsável na identidade do seu negócio.
É válido destacar que já é proibido no Brasil o uso de copos descartáveis feitos de plástico convencional: fique ligado para manter o seu negócio dentro da regularidade!
9. Invista no marketing e presença digital
Para que o seu negócio seja sempre visto, lembrado e presente no cotidiano do seu público, é indispensável que a sua marca esteja, também, nas redes sociais.
Aqui, faça um bom investimento em ações de marketing para cafeterias para promover o seu negócio e o seu delivery, com fotos atraentes, cases de provas sociais e muitas promoções!
10. Priorize o atendimento ao cliente
Um cliente que se sente bem com o atendimento recebido é um cliente que, além de voltar a consumir, também indica o seu negócio para outras pessoas.
Por isso, um atendimento de excelência deve ser sempre prioridade, mantendo a entrega sempre no prazo e o cliente, sempre satisfeito.
Como está o mercado de cafeterias?
Atualmente, o modelo de delivery de café tem conquistado o público cada vez mais: essa matéria da Folha de São Paulo apresenta uma lista de cafeterias brasileiras que se destacam no ramo, e hoje estão bem consolidadas no mercado.
Uma opção, além de investir na sua própria marca de cafés, é tentar uma franquia de café, optando por uma marca já conhecida e que vai render lucros com maior previsibilidade.
Conclusão
E então, tudo certo sobre o delivery de café e como vale a pena investir nesse segmento?
Essa modalidade de prestação de serviços pode ser muito vantajosa para o seu negócio, tornando a sua cafeteria uma empresa de sucesso!
Quer mais dicas e informações? Acesse aqui o blog completo da Pixpel e fique sempre atualizado com nossos conteúdos!