Um evento corporativo apresentando o protótipo de um aplicativo num grande telão, com uma grande plateia atenta e um apresentador apontando pro telão

Marketing eventos corporativos: etapas e 5 ações de sucesso

Dicas

O marketing para eventos corporativos tem sido, cada dia mais, motivo de pauta para as empresas, que reconhecem a importância de um bom planejamento de marketing nos eventos relacionados ao negócio.

Podem ser eventos de qualquer natureza: o lançamento de algum produto, a comemoração de alguma meta, a divulgação de uma parceria com alguma outra empresa e uma série de outros direcionamentos que possuem o mesmo propósito – o de aumentar a visibilidade da empresa.

Se você está pensando em realizar um evento para divulgar algum acontecimento ou conquista do seu negócio, mas não sabe como planejar essa ação, veio ao lugar certo!

A Pixpel sempre traz dicas de empreendedorismo aqui no blog e, dessa vez, vai ajudar a sua empresa a planejar um evento corporativo de sucesso.

Confira abaixo nosso guia completo, com as principais informações e dicas que você precisa saber sobre esse assunto.

Acompanhe até o final e boa leitura!

A importância de um plano de marketing para eventos corporativos

O objetivo de um evento é claro, seja ele qual for: atrair público e visibilidade para o assunto ali discutido; e fazer isso exige uma grande dedicação, bem como a mobilização de uma equipe capacitada.

Para isso, deve ser feito um bom plano de marketing para eventos corporativos, que vai desempenhar toda a organização, divulgação, logística, e demais fatores essenciais para que o evento ocorra de acordo com as necessidades da empresa e do público.

Aqui, vale destacar a importância da função do marketing de eventos: é essa área que reúne os profissionais responsáveis por pensar em todas as estratégias a serem usadas e direcionar os melhores recursos e prestadores de serviços para que o evento seja um sucesso.

Leia também: 6 Exemplos De Cases De Sucesso: Confira Dicas Para Criar Um!

Etapas de planejamento de marketing (eventos corporativos)

A equipe responsável por cuidar do marketing de um evento corporativo conta com um passo a passo predefinido de planejamento, para garantir que todas as demandas desse tipo de reunião corporativa sejam atendidas.

Apesar de algumas etapas variarem de acordo com a temática de cada evento, o passo a passo básico é o que vamos apresentar a seguir; confira:

  • tema e público-alvo ideal;
  • estrutura e/ou local;
  • orçamento;
  • parcerias.

Independentemente da natureza do seu evento, e do que a sua empresa pretende divulgar nessa data, a definição desses quesitos, de maneira estratégica, é imprescindível.

Etapas de divulgação e consolidação: como divulgar um evento corporativo?

Mulher fazendo reunião usando técnicas para marketinh de eventos corporativos num quadro branco com post its, dentro de uma sala com mais quatro colaboradores que estão sentados à mesa de reunião, a qual trem notebooks, canetas e blocos de anotações

Foto: Unsplash

Uma das demandas mais importantes no marketing de eventos corporativos é a divulgação dele: e você sabe como faria para divulgar o seu evento?

Com o advento da tecnologia, a internet se tornou uma importante aliada na promoção de festas e eventos, sendo hoje uma ferramenta indispensável para alcançar o público-alvo em situações assim.

São consideradas importantes ações de divulgação de eventos:

  • e-mail marketing;
  • vídeos, lives e demais materiais visuais;
  • outbound marketing, usando as mídias tradicionais;
  • cupons e descontos promocionais na área da empresa;
  • inbound marketing, fazendo uso das redes sociais e influenciadores digitais.

Exemplos e tipos de eventos corporativos

Um marketing de eventos corporativos só trabalha com a sua estratégia máxima (e garante um bom resultado) quando a empresa decide, assertivamente, qual será o formato do seu evento.

E se engana quem pensa que os eventos empresariais são apenas palestras e apresentações de métricas e produtos da empresa!

Existem diversas modalidades de eventos corporativos que melhor se encaixam em cada temática de evento; os principais tipos são:

  • feiras;
  • cursos;
  • palestras;
  • encontros;
  • simpósios;
  • seminários;
  • workshops;
  • congressos;
  • bootcamps;
  • roadshows;
  • convenções;
  • conferências;
  • treinamentos;
  • lançamentos;
  • e muito mais!

Ações de marketing em eventos: o que fazer no evento para que seja um sucesso?

Muitas pessoas com crachá num evento corporativo, simbolizando o sucesso de marketing de eventos corporativos

Foto: Unsplash

Os profissionais especializados em marketing de eventos corporativos direcionam ações de marketing com foco em oferecer a melhor experiência para o público nesses tipos de eventos – e garantir que a empresa tenha os melhores resultados.

Confira abaixo as melhores ações de marketing para o seu evento empresarial:

Divulgar ofertas

Promover a divulgação dos seus produtos e serviços é uma boa estratégia de marketing para garantir a atenção do seu público: se houverem ofertas, melhor ainda!

Isso atrai a visibilidade dos convidados, promove uma boa imagem nas transmissões e publicações nas redes sociais, e ainda impulsiona a sua empresa à frente da concorrência.

Networking e relacionamento interpessoal

O marketing de influência é um aliado poderoso no marketing de eventos corporativos.

Por meio dele, você garante um relacionamento humanizado com o seu público, tornando o seu produto ou serviço mais acessível, investindo no networking por meio do convite de influenciadores e embaixadores para o seu evento.

Promover premiações

Prêmios e brindes são soluções fáceis e de grande sucesso em eventos corporativos – e costumam até ser de baixo custo para a empresa.

As pessoas adoram receber mimos, principalmente se a sua empresa usar essa estratégia de forma criativa e original, garantindo uma boa experiência do público presente e consolidando a imagem da sua empresa.

Anunciar novidades sobre a empresa

Eventos corporativos são uma excelente oportunidade de divulgar as novidades da empresa: você pode anunciar em primeira mão novos produtos e serviços em apresentações assim.

A vantagem de usar um evento corporativo para essa finalidade é, justamente, poder contar com um grande alcance de público, trazendo maiores rendimentos em publicidade.

Distribuição de materiais personalizados

Para completar uma experiência do usuário completa no seu evento corporativo, a empresa pode oferecer materiais personalizados, com o logo e a identidade visual do seu negócio.

Isso pode ser feito por meio de materiais de papelaria, camisetas e tirantes, demais itens úteis e até os que são usados no próprio evento, como copos e demais embalagens.

Pensando em embalagens personalizadas? A Pixpel é referência em embalagens sustentáveis, e que podem ter a cara da sua empresa! Clique aqui para personalizar copos, potes, e muito mais com a nossa equipe.

Conclusão

E então, tudo certo sobre como fazer marketing para eventos corporativos?

As empresas podem se beneficiar imensamente das estratégias de marketing e do uso da internet para divulgar produtos e serviços, alavancando as vendas e parcerias e contribuindo para o crescimento do seu negócio.

Para mais dicas e informações de empreendedorismo, acesse o blog completo da Pixpel, clicando aqui.

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