A Pixpel tem destacado aqui no blog o quanto a pauta da sustentabilidade tem se tornado importante no ramo empresarial – e hoje queremos mostrar como isso é possível por meio de exemplos de práticas sustentáveis nas empresas!
Uma política de consumo, uso de materiais e até de processos dentro da empresa, tudo voltado para uma atenção especial ao meio ambiente, é uma forma muito efetiva de contribuir com a preservação do planeta.
Ainda, sabemos o quanto a postura sustentável das empresas, dos mais variados nichos, influencia o consumidor, sendo um fator decisivo na aquisição de produtos e serviços.
Pronto para saber como a sua empresa pode seguir políticas mais sustentáveis?
Confira abaixo nosso guia completo, tire suas dúvidas, e inspire-se com exemplos de práticas sustentáveis nas empresas.
Acompanhe até o final e boa leitura!
Leia também: Empresa B: O Que É, Como Funciona E Como Tornar-Se Uma!
O que é e quais são as vantagens da sustentabilidade empresarial?
Uma empresa sustentável recebe esse título quando suas políticas internas e seus processos de produção ou entrega de serviços não causam grandes danos ao meio ambiente.
Logo, a prática da sustentabilidade empresarial engloba uma série de ações que, além de promover a conservação da natureza, contribuem com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e da comunidade local.
Isso porque a sustentabilidade no meio corporativo trabalha com um tripé da sustentabilidade, envolvendo os segmentos social, ambiental e econômico.
Exemplos de práticas sustentáveis nas empresas
Se você veio até esse artigo, é porque tem interesse em saber como a sua empresa pode contribuir com a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, certo?
Hoje em dia, com o avanço tecnológico e a aplicação de diversas ações sustentáveis, já temos uma grande evolução no que diz respeito à redução do impacto empresarial na natureza e na sociedade.
Confira abaixo exemplos de práticas sustentáveis nas empresas (e como aderir a elas):
Uso racional e eficiente de água e papel
Recursos indispensáveis em qualquer segmento empresarial, o uso de água e papel em excesso pode causar grandes danos ao meio ambiente – e também ao bolso do empresário.
Por isso, é interessante investir em campanhas para conscientizar seus colaboradores do uso racional desses recursos, sugerindo práticas simples, que fazem muita diferença, como certificar-se de que as torneiras estão bem fechadas e evitar impressão de arquivos de maneira desnecessária.
Reciclagem
A reciclagem de materiais é uma medida muito eficiente e um dos mais importantes exemplos de práticas sustentáveis nas empresas.
Ainda mais nas empresas, onde a maior produção de resíduos é a de lixo seco, vale a pena posicionar lixeiras coletoras desses materiais e instruir seus colaboradores a separar o lixo, após aproveitar bem os materiais – após isso, só enviar para a coleta seletiva.
Gestão de resíduos sólidos/orgânicos
Além do uso consciente dos recursos, o descarte deles também deve ser pensado de forma responsável e seguindo uma gestão eficiente; e isso vale para resíduos sólidos e orgânicos!
A instalação de compostores na empresa é uma boa forma de fazer isso: eles são os responsáveis por produzir fertilizantes vegetais de alta qualidade, que podem ser aplicados em hortas e jardins.
Pode ser até o início de uma área verde dentro da sua empresa!
Treinamentos sobre sustentabilidade
Foto: Unsplash
Quando enxergamos a dimensão que essas atitudes podem assumir no meio ambiente, fica mais fácil colocá-las em prática.
A sua empresa pode destacar a importância dessa política por meio de treinamentos sobre sustentabilidade, que comprovam a efetividade desses hábitos e até incentivam os colaboradores a adotarem essas atitudes em casa.
Respeito às políticas e leis ambientais
Tamanha é a importância dessa conscientização que existem políticas públicas voltadas apenas para essa pauta – e esse é um dos exemplos de práticas sustentáveis nas empresas que não pode ficar de fora da nossa lista.
Busque saber qual a legislação vigente, na perspectiva ambiental, que se aplica ao seu nicho de mercado, até mesmo para estar sempre conforme o que determina a Lei e manter uma imagem íntegra da sua empresa perante o seu público.
Energia solar e outras fontes de energia renováveis
Atualmente, o uso de energia solar deixou de ser uma coisa futurista e impressionante e se tornou comum na estrutura das empresas, beneficiando o meio ambiente e trazendo grande economia financeira para os empresários.
Não apenas a energia solar, mas também outras fontes de energia que são consideradas renováveis podem se adequar ao seu modelo de negócio: como a energia eólica e outros modelos de energia limpa.
Projetos de preservação ambiental e redução de poluição
A sua empresa pode elevar o impacto positivo dentro do ambiente corporativo e até mesmo da comunidade, investindo em projetos de preservação ambiental que incentivam a redução de poluentes.
Destaque a importância da preservação de rios e reservas naturais, e adote essa postura no cotidiano do seu ambiente de trabalho.
Boas escolhas de fornecedores, parceiros e colaboradores
Uma conduta de sustentabilidade empresarial é uma espécie de reação em cadeia: boas práticas levam a outras, e isso vale até para a associação da empresa com seus parceiros de negócios, integrantes e fornecedores.
Busque conhecer o perfil sustentável de quem se relaciona diretamente com a sua empresa, sendo mais criterioso na escolha e evitando a associação da imagem do seu negócio com empresas e práticas que não preservam a natureza.
Atenção ao uso de descartáveis: prefira embalagens ecológicas
Foto: Unsplash
Sabemos que o uso de embalagens está sempre presente nas empresas, não importa o seu ramo de atuação: e um dos melhores exemplos de práticas sustentáveis nas empresas é justamente usar embalagens ecológicas.
Elas trazem inúmeros benefícios, desde a redução da poluição no meio ambiente, até grande economia financeira na compra de materiais para o seu negócio.
Conclusão
E aí, gostou dos nossos exemplos de práticas sustentáveis nas empresas?
Percebeu como não é difícil a adoção de medidas que geram menos danos ao meio ambiente dentro do seu negócio?
Elas ainda contribuem com a imagem da sua empresa e agradam o público consumidor, trazendo apenas vantagens para o seu empreendimento.
Para mais dicas de empreendedorismo sustentável, acesse o blog completo da Pixpel aqui.