No meio de toda essa pauta acerca de produções mais sustentáveis, que geram menos impacto ao meio ambiente, seja na fabricação ou no descarte, com as mais variadas opções de materiais disponíveis, muita gente fica com dúvidas sobre qual papel é biodegradável.
A substituição de outros materiais pelo uso do papel biodegradável apresenta uma série de vantagens, comprovadas e divulgadas, principalmente no que diz respeito à preservação do meio ambiente e na redução de lixo acumulado nas cidades e nos oceanos.
A aplicação desse tipo de papel vale para embalagens como copos e marmitas, utensílios como talheres e canudos, e muito mais!
No entanto, qual papel é biodegradável, de fato? Como reduzir o consumo de plástico tradicional e adotar uma postura mais sustentável no dia a dia?
Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema, a equipe da Pixpel, sua especialista em embalagens sustentáveis, preparou um guia completo sobre esse assunto!
Confira o artigo abaixo para saber qual papel é biodegradável e as principais opções disponíveis no mercado.
Boa leitura!
O que é papel biodegradável ou reciclável?
Na busca de ajudar a reduzir o consumo de embalagens feitas em plástico tradicional, a indústria, atualmente, trabalha em uma série de alternativas para a composição de itens do nosso dia a dia, mas na versão eco-friendly.
É aqui que nasce o papel biodegradável para embalagem, ou papel reciclável.
A verdade é que, no geral, o papel em seu estado natural como conhecemos seja naturalmente biodegradável, uma vez que este artigo é de origem natural e também vegetal.
Mas existem níveis de biodegradabilidade, o que explica os diferentes tipos de papel biodegradáveis existentes hoje no mercado.
Quais papéis são biodegradáveis?
A porcentagem de lignina, molécula presente na celulose e responsável pela rigidez e resistência do papel, é o que determina, em sua maioria, o nível de biodegradabilidade de um artigo feito com papel biodegradável.
Para que você saiba efetivamente qual papel é biodegradável, separamos aqui os principais papéis nessa categoria.
Confira a lista abaixo:
Papel kraft
Feito de polpa de madeira que não passa por procedimentos de lavagem, ou seja, não é branqueada, o papel kraft é um dos exemplos mais famosos de papéis biodegradáveis, amplamente utilizado no mercado, para as mais diversas aplicações.
As fibras de celulose presentes (e misturadas) nesse composto, tornam esse papel resistente e ideal para a produção de embalagens cartonadas diversas.
Por isso, é bem comum encontrar embalagens de papel kraft como pequenas caixas, copos, sacolas e afins.
Papel de semente
Sim, este é um papel que vira planta: o papel de semente é uma opção interessante, dentre os papéis biodegradáveis, que, quando descartado no solo, pode ter suas sementes germinadas.
Isso acontece quando o descarte se decompõe em um terreno propício, e adequadamente irrigado.
Nesse tipo de papel, a composição principal é a adição de sementes de plantas, ou de hortaliças, que podem ser escolhidas no momento em que o consumidor está adquirindo o papel.
Uma ideia original e cheia de consciência ambiental!
Papel reciclado
Com um processo semelhante à fabricação do papel virgem feito do zero, o papel reciclado é uma das opções de biodegradáveis que temos atualmente.
Os papéis que são coletados para esse fim costumam estar com outros compostos quando vão para a reciclagem — substâncias geralmente tóxicas e que devem ser separadas quando o papel vai ser reciclado.
Aqui, são retirados esses componentes da pasta de celulose e, por meio do tratamento adequado, esse papel fica pronto para virar revistas, jornais, papelão e embalagens, além de vários outros itens.
Papel vegetal
Sim, o papel vegetal é biodegradável, e é feito a partir de fibras vegetais, principalmente de árvores como o eucalipto.
Aqui, é utilizada a celulose com a água, que são misturadas, batidas e peneiradas, depois encaminhadas para o molde que, quando seca, vira o papel vegetal como conhecemos.
Este é o papel translúcido que é usado em demandas de desenhos ou, quando em perfil de papel manteiga, é utilizado na culinária.
Quais impactos um papel não reciclável traz ao meio ambiente?
Agora que você já sabe qual papel é biodegradável e quais opções temos no mercado, é essencial saber do impacto desse tipo de papel na natureza.
Isso porque, quando o papel não é reciclável, assim como outros artigos produzidos de materiais não-sustentáveis, podem causar danos ao meio ambiente, quando descartados de forma irresponsável.
Papéis que não são produzidos seguindo diretrizes ecológicas podem estar apoiando casos de:
- desmatamento;
- consumo de água excessivo na produção;
- poluição pelo descarte feito de forma incorreta;
- emissões de gases parte do efeito estufa (GEE).
O que é consumo consciente e por que ele é tão necessário?
O consumo feito de forma consciente é aquele em que o consumidor leva em consideração uma postura mais sustentável na hora de adquirir bens e produtos.
Esse é o tipo de consumo que faz uso do mínimo e visa sempre reduzir desperdícios, com foco na redução de danos ao meio ambiente, e até ao próprio bolso, uma vez que é um perfil de compra muito mais econômico.
Ainda, o consumo consciente:
- reutiliza produtos e embalagens;
- dá preferência para compras de tipo fair trade;
- prioriza a aquisição de itens orgânicos ou naturais;
- evita qualquer tipo de produto que faça testes em animais.
Veja como você pode contar com a Pixpel, fábrica de embalagens ecológicas
Quando o assunto é qual papel é biodegradável, Pixpel não só te explica tudo sobre o tema, como oferece opções para que você adquira produtos produzidos de forma ecologicamente responsável!
Somos especialistas em embalagens feitas de maneira sustentável, com diversas opções de copos e potes de papel, talheres de madeira, canudos biodegradáveis, e uma série de outros artigos que vão ajudar a sua empresa a oferecer uma melhor experiência ao cliente!
Ainda, nossas embalagens podem ser personalizadas: traga a sua arte que a gente deixa copos e potes com a logo do seu negócio.
Para melhor custo-benefício, você ainda compra no atacado e com a entrega mais rápida do Brasil!
Conclusão
No artigo de hoje, você conferiu qual papel é biodegradável e as principais opções de embalagens e artigos feitos nesse tipo de papel e que estão disponíveis no mercado.
Ainda, viu também vantagens de aderir a esse tipo de consumo, consciente e com menos danos ao meio ambiente!
Quer mais conteúdos assim? Confira o blog completo da Pixpel!