Faz parte de uma nova postura, quanto à consciência social e empresarial, diminuir a emissão de CO2 – e, nesse tema, um conceito importante é o carbono zero.
O Movimento Carbono Zero é mais uma das iniciativas presentes no mercado para nos ajudar no processo de preservação do meio ambiente, bem como no uso consciente de recursos naturais, e conservação do planeta para as futuras gerações.
O assunto é sério e cada vez mais cresce a importância acerca dele: a Forbes Agro destacou essa semana como empresas brasileiras estão contabilizando carbono de produtos feitos de madeira.
E essa é só uma das maneiras de aderir ao carbono zero, e ainda conhecer outras pautas no segmento, como o carbono neutro e o net zero.
Esses termos ainda são desconhecidos para você? Pois você veio ao lugar certo para saber tudo sobre esse assunto!
A Pixpel, sua empresa parceira e sustentável, preparou um conteúdo completo para te informar e tirar dúvidas.
Acompanhe até o final e boa leitura!
O que é carbono zero?
Vamos começar sabendo o que significa carbono zero?
Estamos falando do conjunto de práticas adotadas por uma empresa para neutralizar a geração de gases do efeito estufa – a sigla GEE, que você já deve ter visto por aí.
O principal gás presente no GEE é o dióxido de carbono, o CO2 (daí o nome do movimento), e um dos mais prejudiciais ao meio ambiente.
É graças ao excesso de carbono produzido pela indústria que se aceleraram as consequências do aquecimento global, impactando em graves mudanças climáticas como o aumento da temperatura do planeta.
E o que é ser carbono negativo?
Se o carbono zero consiste no controle da emissão de CO2 na natureza, o carbono negativo vai além: remover mais gases do que se emite.
Ou seja: a empresa com foco em ser carbono negativo, além de controlar sua produção e investir em processos que reduzem a emissão de gases poluentes, também trabalha para compensar os gases que emite, obtendo um saldo compensador positivo.
Isso por ser feito de diversas maneiras, como por meio da captura e armazenamento de CO2 para a produção de energia renovável, por exemplo.
A Amaro, indústria de moda brasileira, é uma das empresas que se destaca no mercado por suas ações sustentáveis – e, desde 2021, é uma empresa carbono negativo.
Qual é o objetivo do carbono zero?
Foto: Unsplash
A pauta gira em torno da sustentabilidade e da preservação do planeta e seus recursos: o carbono zero tem como foco reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa, e o principal vilão é o CO2, o gás carbônico.
Com essas práticas bem consolidadas, é possível que os impactos nocivos da poluição sejam reduzidos, ajudando a controlar as mudanças climáticas e reduzindo o avanço do aquecimento global.
Carbono zero: como funciona?
Até agora, vimos o conceito e a ideia por trás do Movimento Carbono Zero – mas, na prática, como reduzir a emissão de gases no planeta?
A participação de indústrias, organizações e demais setores, no Brasil, acontece de maneira independente, uma vez que não existe uma política governamental definida para concentrar esforços em práticas de carbono zero e fiscalização de emissão de GEE.
Uma dessas iniciativas é a Carbon Free Brasil, organização que ajuda empresas a implementar práticas, e seus processos, que visam a diminuição de CO2 na natureza.
No entanto, qualquer empresa pode adotar métodos que diminuam os impactos de suas produções no meio ambiente, sem precisar se aliar a outras organizações.
Carbono zero VS Carbono neutro: como surgiu e o que é carbono neutro?
Os jargões de pautas sustentáveis podem ser um pouco confusos; se você começou a pesquisar sobre carbono zero, provavelmente se deparou com o termo carbono neutro.
A neutralidade de carbono consiste em um trabalho paralelo ao do carbono zero: o objetivo é reduzir a emissão de CO2 e balancear o restante das emissões com práticas de compensação.
Essa é uma forma de a empresa não só adotar uma postura de cuidado, mas também de preservação e preocupação com o meio ambiente.
A compensação que define como funciona o carbono neutro pode ser feita de diversas maneiras, como na compra de créditos de carbono, ou na recuperação de florestas e outras áreas naturais e fonte de recursos essenciais para a vida humana e dos animais.
O que é ser net zero? (Neutralização de carbono)
Ainda na discussão ambiental, além do carbono zero, temos o termo net zero: uma proposta audaciosa que visa o total cessamento do aquecimento global, por meio da neutralização de carbono.
O compromisso net zero consiste em frear o efeito estufa e acertar as contas com a natureza, quando no século XVII, com a explosão da industrialização, começamos a emitir poluentes que agora comprometem a atmosfera e nosso clima.
Quem criou o net zero?
O movimento que deu início ao net zero começou em meados do século XIX, com a reunião de ambientalistas que, na época, já estavam cientes dos prejuízos causados pela emissão de GEE no planeta.
Bem mais tarde, em 2015, uma das ativistas da causa, Jennifer Morgan, convenceu Angela Merkel (na época, primeira-ministra da Alemanha) a levar a discussão ao G7, o grupo das maiores potências mundiais, e destaca a importância do net zero.
Foi aí que, dentro da COP26, a pauta do net zero começou a ser reconhecida, e hoje faz parte dos objetivos listados pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, com um cronograma a ser seguido até 2050.
Qual a diferença entre net zero e neutralidade de carbono?
Sabemos que o net zero consiste na total não emissão de CO2 na atmosfera, englobando, também, a completa eliminação de emissões indiretas desse gás – logo, não é uma tarefa só da sua empresa, mas também de fornecedores, parceiros e clientes.
Já a neutralização de carbono é quando a empresa não adiciona CO2 ou seus equivalentes na natureza, por meio da eliminação de processos de emissão, ou pela compensação de carbono, em outras iniciativas.
Ações para diminuir a emissão de CO2
Foto: Shutterstock
Existem uma série de práticas que empresas, em maior ou menor escala, podem adotar para diminuir a emissão de gás carbônico, e demais GEE, em seus processos.
Isso pode ser feito a nível de compensação, como a plantação de árvores ou medidas de reflorestamento, e também de forma direta, como o uso de materiais e tecnologias limpas.
Mensurar a emissão de gases que a sua empresa é responsável, ou seja, mapear a sua pegada de carbono, é o primeiro passo para entender de que forma o seu negócio impacta o meio ambiente, buscando a preservação da natureza.
Como ser uma empresa carbono zero no Brasil?
Como citamos, não existe uma iniciativa governamental estabelecida para incentivar o carbono zero entre empresas – é por meio da associação a iniciativas como a Carbon Free Brasil que a empresa consegue direcionamentos para aderir ao movimento.
Ainda, a Carbon Free concede às empresas o selo Carbon Free Brasil para indústrias e instituições que têm seu compromisso e ações comprovadas no processo de redução de GEE.
Conclusão
E então, tudo certo sobre carbono zero?
A ação humana impacta, todos os dias, o meio ambiente, que também é nossa casa – e, para mantê-lo saudável para as próximas gerações, movimentos como o carbono zero são essenciais e devem ser valorizados e incentivados.
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